quinta-feira, janeiro 06, 2005

Plagio do Libertines

Fuçando coleções antigas(Nuggets 2) deu de cara ou melhor de ouvidos com uma musica de uma obscura banda australiana dos anos 60 chamada The Masters Apprentices, cujo single "War or The Hands of Time" chegou a ser Top 10 na Australia em 1967. A musica em questão , um libelo anti-belico, tem a melodia dos seus versos, alem da divisão das frases destes versos descaradamente surrupiados pelos hypados Libertines no seu(lá deles!) hit "Last Post in The Bugle". O coro e os lyrics são diferentes, mas o resto é igual, eu disse igual , descontando as obvias diferenças de andamento e produção entre uma banda das 60 e outra dos 00(he he, vi isso em algum lugar). Botei Bigs pra ouvir no Rock Loco de ontem e ele balançando a cabeça disse "é igual é igual". Não me lembro de ter lido sobre isto na imprensa musical, de nenhum lugar, mas a coisa é tão obvia que alguem já deve ter notado. Se alguem souber de algo que diga.

4 comentários:

Anônimo disse...

Rob (champvinyl.blogger.com.br):

Cara, eu não havia notado isso não, mas se você for prestar atenção nas músicas de cada uma dessas caixas Nuggets (eu tenho as duas) vai encontrar uma infinidade de coisas que foram chupadas por bandas das décadas posteriores. Inclusive até na mesma década. Na Nuggets 2, uma música chamada Garden of My Mind do Mickey Finn é parecidíssima com Purple Haze, só pra citar um exemplo. Só não lembro de que ano é esse single do Mickey Finn.

cebola disse...

verdade, a nugget é uma mina de ouro de canções prontinhas para serem temperadas e disfarçadas para o público. Tenho só a primeira e imploro para, ao menos copiarem a segunda prá mim. Alguém?

osvaldo disse...

A Nuggets Original foi compiladad em 72 por Lenny Kake, depois guitarrista de Patti Smith, e Jac Holzman, presidente da Elektra Records, gravadora dos Doors e dos Stooges, reunindo bandas de garagem americanas de 65 a 68, na ressaca da British Invasion e suas consequencias em jovens bandas americanas.A compilação é tida como a maior influencia no que veio a ser o Punk Rock dos 70/80 , com bandas como os Ramones sendo certamente influenciados pelo disco para forjar sua musica.O Nuggets 2 foi compilado em 2001, e cobre o mesmo periodo(65-68), só que com bandas Britanicas e do resto do mundo, incluindo o Brasil, com Mutantes(Bat-Macumba).Varias bandas se basearam no Nuggets ,só que esta chupada(epa!) do Libertines é demais da conta sô.

osvaldo disse...

Leia-se Lenny Kaye e não Kake.