quarta-feira, janeiro 26, 2005

O Exilio Europeu dos Walkabouts

Uma banda de Seattle, contratada da Sub-Pop no final dos 80-inicio dos 90, faz que tipo de som, grunge, né? No caso dos Walkabouts(Andarilhos) a resposta é um redondo não. O som da banda é de dificil qualificação,uma "pallete" musical de Folk, Country, Rock, fortemente imersa no conceito de "Americana"(mitos da "America Profunda"), com tons e sonoridades soturnas e sombrias(quase gotico), mas vez por outra capazes de nos alegrar. Mas isso é apenas o inicio das idiossincrasias que conferem aos Walkabouts uma trajetoria peculiar. A banda foi formada em 1984, pelos irmãos Chris, Curt, e Grant Eckman que juntamente com a veterana da cena folk de Seattle, Carla Torgerson, gravaram uma fita k-7(auto-intitulado), um ep (22 Disasters de 85) até serem contratados pelo emergente selo local Sub-Pop, que relança(tinha sido lançado por conta propria), o fraco "See Beautiful Rattlesnake Garden" em 1988 . A banda passa com o tempo a girar em torno do nucleo Chris Eckman(compositor e cantor de voz grave) e Carla Torgerson(simplesmente uma das maiores cantoras do cenario), com musicos diversos variando de projeto a projeto, com alguma estabilidade em meados dos 90.Lançam mais 3 discos pela Sub-Pop-- Cataract(89), Rag & Bone(90), Scavenger(91) e são dispensados pela Sub-Pop. Aí o Sobrenatural de Almeida entra em campo, ao mesmo tempo que não fazem sucesso nos U.S.A. , o braço associado da Sub-Pop na Europa, o fantastico selo alemão Glitterhouse contrata os caras para suprir um crescente culto ao grupo na Europa como um todo, em particular na Alemanha, Tcheco-Eslovaquia e Polonia!!!?!!
A partir de 1993 os Walkabouts lançam, na Europa, uma sucessão de 5 discos antologicos, com poucos paralelos artisticos: o climatico New Motel West(1993) , o só covers (para muitos uma obra-prima) Satisfied Mind(1993), Setting the Woods on Fire(1994), o cultuado Devil's Road, e a obra-prima(para mim) Nighttown(1997). Pequeno grande detalhe, os titulos foram lançados só na Europa, e até hoje só são disponiveis nos U.S. como importados, com os Andarilhos cumprindo de forma torta e inesperada a promessa contida em seu nome . O mais estranho é que o culto a banda na Europa, principalmente na Alemanha, torna-se em adoração por seus produtores e fãs e depois do pico artistico de Satisfied Mind, uma seleção de covers tortos puxados pro country de artistas como Charlie Rich, Patti Smith, John Cale, Nick Cave e Carter Family, e do country-rock consistente do Setting the Woods..., a Virgin Schallplatten(Virgin alemã) contrata os caras e grava em Berlim o luxuoso Devil´s Road com a participação de nada mais nada menos que da Orquestra Filarmonica de Varsovia. O disco dá aos Walkabouts um hit alemão(quarto maior mercado do mundo), a belissima "The Lights Will Stay On", uma das canções mais belas já gravadas, do nivel de "Killing Moon". O resto do disco apesar do altissimo padrão artistico, ainda não é o disco dos caras.Isto aconteceria com Nighttown, gravado em Seattle, com a Nightown Orchestra, com musicos americanos, e uma obra-prima pela emoção das interpretações, apuro tecnico, letras entre o soturno e esperançoso(ali no "twilight"), e um equilibrio e dinamica que deixa o disco com o clima menos pesado que Devil´s Road.
Pra não alongar muito, são lançados ainda : Trail of Stars (2000), Train Leaves at Eight(2001),
Ended up a Stranger(2002), e a fantastica coletanea Drunken Soundtracks(2002). Tambem disponivel a coletanea Death Valley Days(19996), mais não me pergunte a gravadora.E tambem alguns projetos paralelos lançados por Eckman e Torgerson, com tiragens limitadas pelas gravadoras Cargo e Glitterhouse.Ano passado Eckman lançou o solo "The Black Field" pela ...Glitterhouse , e Carla(Great Dame) Torgerson o solo "Saint Stranger" pela.....Glitterhouse!!!! Mais info no site não oficial da banda-The Stopping-Off Place(www.thewalkabouts.com), que inclusive linka com a fundamental Glitterhouse.



3 comentários:

Anônimo disse...

Miguel Cordeiro
Sempre tive interesse em ouvir o Walkabouts mas nunca tive a chance. Marcelo Nova elogia muito o Walkabouts e isto é garantia de ser um bom som.

osvaldo disse...

Pois é Miguel, Walkabouts é bandinha do coração,o acesso a discografia da banda é complicado por causa deste lance estranho de não lançarem os discos deles no país natal dos caras, alem do incrivel e inusitado culto existente à banda na Europa.Com alguma paciencia rola no Kazaa e no SoulSeek, e no Rock Loco é claro. Tarciso(ex-são roque) tambem tem uns canais, mas em breve deve rolar umas copias na mão da galera.

jb disse...

O que dizer dos The Walkabouts? São EXCELENTES mesmo, já os vi ao vivo aqui em Lisboa três vezes (e duas vezes o projecto paralelo Chris and Carla), Chris Eckman viveu mesmo em Lisboa alguns anos atrás e era frequente encontrá-lo na noite em diversos bares "indie" (no Bairro Alto) bem como a assistir a concertos de bandas internacionais que passavam por Lisboa...