quinta-feira, agosto 09, 2018

AMOR, PIANO E VOZ

De hoje até domingo: Alice Caymmi traz à Caixa Cultural o show tributo  Para Minha Tia Nana

Alice Caymmi na foto de Daryan Dornelles
Representante da terceira geração de uma das mais nobres famílias da MPB, Alice Caymmi traz a Salvador o show em que homenageia justamente sua tia, Nana – irmã do seu pai, Danilo Caymmi.

Em formato piano e voz, Alice vem acompanhada apenas do tecladista de sua banda,  Itamar Assiere, para quatro sessões na Caixa Cultural a partir de hoje até domingo.

“Este é um show em homenagem a minha tia Nana que tem a ver com minhas referências encontrando  as referências dela. Nele, eu busco o que  nós duas temos em comum e também de diferente”, conta Alice, por telefone.

No repertório, as canções que notabilizaram a grande Nana, mas não só: a sobrinha inclui também algumas de suas preferidas, além de outras de seu próprio repertório, promovendo um diálogo entre seus imaginários.

Assim, quem for à Caixa esses dias poderá ouvir Alice pondo seu vozeirão a serviço de canções como Derradeira Primavera e Chora Coração  (Tom Jobim), Soneto da Separação  (Tom e Vinicius), Gloomy Sunday e I’m a Fool to Love You (Billie Holiday), Volver (Carlos Gardel), Nunca Mais (Dorival Caymmi), Out of My Mind Just in Time (Erykah Badu), Love is a Losing Game (Amy Winehouse), Mi Niña Lola (Concha Buika), Meu Recado, Como Vês e Agora (da própria Alice).

“São músicas muito complexas, baladas, na maioria. Levo comigo um instrumentista maravilhoso e impressionante que já tocou muito com minha família, que conhece muito minha tia e nosso jeito de cantar, que é o Itamar Assiere”, diz.

“Então escolhi essas canções, que são músicas que unem influências. São as influencias dela (Nana) e as minhas. Onde elas se encontram, nos compositores, nos intérpretes e nos repertórios”, acrescenta.

Imerso na temática

Naturalmente, Alice tem se esforçado para lidar com o peso do sobrenome famoso em seu trabalho solo.

Neste show específico, porém, o esforço é suavizado por razões óbvias.

“Um show como esse, já imerso na temática de minha família, me deixa mais confortável. Nele, não faço nada mais do que cresci fazendo em casa, então não tem muita dificuldade”, conclui.

Alice Caymmi: Para Minha Tia Nana / de Hoje  até domingo / 20 horas (Hoje, sexta e sábado) e 19 horas (Domingo) /  Caixa Cultural (R. Carlos Gomes, Centro) / R$ 10 e R$ 5

Nenhum comentário: