terça-feira, outubro 26, 2004

RÁDIOS ROCK DE LUTO: MORRE JOHN PEEL

O homem que botou o Reino Unido (e por tabela, o mundo) para ouvir Sex Pistols, Clash, Smiths, Fall, Jesus and Mary Chain, Pulp, Blur e praticamente tudo o que importa no rock britânico faleceu na cidade de Cuzco, no Peru, onde curtia férias com a esposa. Peel ficou conhecido por ser um DJ q acreditava e dava a maior força às novas bandas e movimentos. Em meados da década de 70, era criticado por seus colegas por dar espaço em sua programação às bandas punk, então consideradas uma moda passageira. Outro grande feito seu foram as famosas Peel Sessions, concertos no estúdio da rádio que acabaram por batizar vários discos de inúmeras bandas que por lá passaram. Peel ainda foi um dos responsáveis pela popularização do reggae e do funk. Bom: ninguém melhor para dar a ficha do homem senão sua própria casa: leiam aqui, no site da BBC em português, o obituário do segundo mais importante radialista do rock. O primeiro, claro, foi o Alan Freed, o homem que na década de 50, batizou a música (e o estilo de vida) que tanto amamos, de rock n roll.
ATUALIZAÇÃO: Conheçam também o site oficial do cara, que é bem recheado de informações. Aproveite e deixe sua própria mensagem de condolências à família, ao povo britânico e ao rock, enfim. Eu, o Jarvis Cocker (Pulp) e o Damon Albarn (Blur) já deixamos as nossas.

2 comentários:

osvaldo disse...

Estamos de luto, depois de Alan Freed, Peel foi o mais importante dj( no sentido classico da palavra) da historia. Um dia triste para a musica como um todo. Agora no Peru? Sei não...

Franchico disse...

Lição do mestre para um bom programa de rock no rádio:
"A balance between things that you know people will like and things that you think people will like." Ou seja: "Um equilíbrio entre as coisas que vc sabe que as pessoas vão gostar e as coisas que vc acha que as pessoas vão gostar". Bom, hein?