terça-feira, outubro 19, 2004

TUDO O QUE É BOM ACABA UM DIA, MENOS OS ROLLING STONES

Buá, buá, buá. O Luna, uma das bandas alternativas novaiorquinas (o que é diferente de dizer "americanas"), mais legais de todos os tempos, vai acabar. Olha só a notícia que catei lá do www.labpop.com.br:

Luna se aposenta
Formada em 1991, a banda de rock alternativo Luna anunciou que vai se separar no ano que vem. No site oficial da banda, o guitarrista e vocalista Dean Wareham dá uma série de motivos para o fim do grupo, sendo um deles: ?Isso é o que bandas fazem (com poucas exceções, como R.E.M., Metallica e os Rolling Stones). Essas bandas, entretanto, são corporações multibilionárias. Você não se separa a não ser que o Governo lhe force.? O Luna se apresenta nos Estados Unidos até o final do ano.


QUE MERDA! Fui lá no site da banda e o Dean W. ainda enumerou 10 razões para o fim da banda (sem tradução):

1. Rock and Roll is killing my life. 2. The Universe is Expanding. 3. There are too many bands out there, travelling around, singing their songs etc. 4. Too much time spent in 15-passenger vans. According to 20/20, these things flip over. 5. Too many hands to shake, that means germs. 6. Too many dinners at Wendy's. 7. People are dying in Iraq. 8. This is what bands do (with a few exceptions, like R.E.M. and Metallica, and the Rolling Stones). Those bands, however, are multibillion dollar corporations. You don?t break that up unless the government forces you to. 9. Hotel Electravision. 10. Time to Quit.

QUE BOSTA! Bom, paciência: a banda acaba, mas a obra persiste e sobrevive. Para quem não conhece, o Luna, foi certamente, uma das grandes bandas do cenário alternativo (ou indie, tanto faz) nos anos 90. Ela surgiu após o fim de outra banda indie lendária, Galaxie 500, que era um trio, com o Dean na guitarra, Naomi Yang no baixo e Damon Krukowski na batera. Quando a Galaxie acabou, Damon e Naomi formaram uma dupla, chamada... Damon & Naomi (duh!) e Dean fundou o Luna. Dos cds que ouvi, o Penthouse, de 1995, é certamente o melhorzão e contém a cover da banda para o clássico francês Bonnie and Clyde, de Serge Gainsbourg, com a participação especialíssima de Letitia Sadier, do Stereolab, fazendo as vezes de Brigitte Bardot na versão original da década de 60. Esse é TODO BOM. Baixe, copie, pirateie, dê seu jeito, que o disco é uma viagem. O Days of our nights, de 1999, lançado no Brasil pela Trama (com direito às faixas bônus com covers do Guns n Roses e Kraftwerk), também é ótimo. Os outros cds do Luna lançados aqui foram o Live (2000, Trama) e o Romantica (2002, Sum), ambos bem legais.
Na verdade, se se for pensar direito, o Luna era meio que um corpo estranho no cenário do rock americano atual: não fazia clips com mulheres gostosas em roupas ínfimas, não flertava com o nu-metal nem com o rap, não fazia parte da galerinha do novo rock NY (Strokes, Interpol, Rapture), não se vestia de acordo com a moda fashion (deixa eu meter o dedo na garganta q só de escrever essa palavra, já me vêm ânsias de vômito), não é amiga do Bono Vox nem do Justin Timberlake, não puxava saco nem tampouco protestava contra o Bush Jr., entre outras coisas q não lembro agora.

Integridade, teu nome é Luna.

O site do Luna é o www.fuzzywuzzy.com.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ae Chico! Que pessima noticia...
Eu tenho um disco branco deles, acho que é o primeirão de 94, Muito foda! Depois te empresto.
Bola

Franchico disse...

ooo-hooo! tô colado, malandro! e massa te ver por aqui, Bolets. apareça sempre. aquele abraço, meu irmão.

osvaldo disse...

Inclua nesta lista de bandas legais que encerraram as a atividades a antologica Guided By Voices. Robert Pollard & Cia lançaram o ultimo "Half Smiles of the Decomposed" e fecharam a fabrica.

Anônimo disse...

Barry (www.champvinyl.blogger.com.br)

A música que eu mais gostava do Luna era 'Season Of The Witch', do Donovan, que eles regravaram para a trilha sonora de 'Um Tiro Para Andy Warhol'. Apesar da atitude simpática, eu nunca curti muito o som do grupo, assim como nunca caí de amores pelo Galaxie 500. É, eles se foram - mas, pelo menos para mim, não vão deixar um vazio no meu coração.

Anônimo disse...

Barry (www.champvinyl.blogger.com.br)

Ainda assim, Chico, os seus comentários entusiasmados a respeito de 'Penthouse' (hmmm..., estranha essa frase, não acha?) me deixaram curioso. Vou procurar ouvir esse trabalho, depois digo o que achei. Um abraço, velhinho.

Franchico disse...

também não morro de amores pelo Galaxie, não. acho q até gosto mais do Damon & Naomi q do Galaxie. e o Guided by Voices é outra q vai fazer falta, né? se bem q essas bandas acabam , mas os caras sempre lançam bons discos solo, vide o caso Pavement / Stephen Malkmus. e Barry, é sempre um prazer ver a galera da loja Championship Vinyl por aqui. visitem, que essa galera saca muito (além de terem um ótimo senso de humor).