segunda-feira, janeiro 28, 2019

O ADVERSÁRIO INTERNO

Apesar de falho, Creed II mantém viva a chama da franquia Rocky no cinema, ao confrontar o dilema da vingança versus redenção em filme que fala alto aos fãs da mitologia da série

"Este seu olhar, quando encontra o meu, fala de coisas quem nem posso acreditar"
Tinha tudo para ser uma simples história de vingança.

Creed II, porém, acertou ao evitar o caminho mais fácil, optando por transformar o embate entre os filhos de Apollo Doutrinador Creed e Ivan Drago em uma jornada de autoconhecimento e superação do ódio.

Continuação de Creed (2015), que vem a ser uma continuação da franquia Rocky, de Sylvester Stallone, Creed II se conecta mais diretamente à Rocky IV (1985).

Neste filme, Apollo (Carl Weathers) é morto em pleno ringue por Ivan Drago (Dolph Lundgren), o super lutador soviético, então símbolo do regime “inimigo”, na época da Guerra Fria.

Stallone, com seu olhar de peixe morto e uma peruca invocada
Apollo é então vingado pelo seu melhor amigo: Rocky Balboa, que viaja a Moscou e, depois de muito apanhar, claro, derruba Drago.

30 e poucos anos depois, Ivan  Drago ressurge na Filadélfia (onde vive Rocky), acompanhado pelo filho, Viktor (o lutador romeno Florian Munteanu), para desafiar o herdeiro de Rocky e Apollo: Adonis Creed (a estrela em ascenção Michael B. Jordan).

O jovem lutador, claro, aceita o desafio. Como poderia recusar? É o filho do homem que matou seu pai ao vivo, diante das câmeras, dando a cara para bater (literalmente).

Conflito estabelecido, Creed busca Rocky, já aposentado, para treiná-lo. Rocky recusa e aconselha o jovem lutador a evitar a luta, já que há tanto sentimento envolvido.

Em meio a tudo isso, Bianca (Tessa Thompson), esposa de Adonis, aceita seu pedido de casamento e revela estar grávida. E quem quiser saber mais, que vá ao cinema.

Viktor e Ivan Drago: personagens de potencial, mas mal aproveitados 
Olhar de peixe morto

Dirigido por Steven Caple Jr., Creed II está longe de ser um filme perfeito.

Para começar, a história da ruína de Ivan Drago e filho após a derrota para Rocky poderia ser bem melhor detalhada – daria um outro filme, praticamente.

Ivan, aliás, é tranquilamente o personagem mais subestimado e mal aproveitado pelo filme.

Quando o filme começa, Ivan e Viktor estão na Ucrânia dos dias de hoje. À medida que Viktor vai ganhando lutas, a elite russa volta a cortejar o velho lutador e seu filho.

Este, porém, demonstra imensa mágoa pela forma como seu pai foi escorraçado por esta mesma elite  nos anos 1980.

Tessa Thompson, a Valquíria de Thor Ragnarok, é a esposa grávida e surda
Mas tudo fica por isso mesmo. O roteiro também não aprofunda o que aconteceu ou por que Ludmilla Drago (Brigitte Nielsen) abandonou pai e filho, entrando muda e saindo calada em duas cenas.

O drama da gravidez de Bianca, que é deficiente auditiva e teme que sua filha também seja, é apenas arranhado pela superfície.

A própria luta definitiva entre Adonis e Viktor, enfim, apesar de belamente filmada, é também resolvida de forma brusca e convencional.

Tudo isto leva a conclusão de que, na verdade, o maior adversário de Adonis em Creed II não é Viktor: é ele mesmo.

Ao encarar de frente o trauma da morte trágica do pai, Adonis  – beneficiado pela boa atuação de Jordan, que não tem aquele eterno olhar de peixe morto de Stallone – cresce na tela, tornando-se um personagem de grande empatia junto ao público.

Creed dando marretada no deserto durante a inevitável "training montage"
Como não poderia deixar de ser, a redenção de Adonis é precedida por uma fantástica sequência de treinamento sob trilha sonora tonitruante – filme da franquia Rocky sem a motivadora training montage não é filme de Rocky, certo?

De alguma forma, porém, mesmo com todos os defeitos, Creed II acaba conquistando os espectadores, especialmente os que já são fãs da franquia, dada sua profunda conexão com a mitologia original: Apollo Creed, Viktor Drago, Rocky (e seu olhar bovino).

Mais do que mais uma vitória (banal) no ringue, o que vale é a jornada até ela.

Creed II / (Idem, 2019) / Dir.: Steven Caple Jr. / Com Michael B. Jordan, Tessa Thompson, Sylvester Stallone,   , Dolph Lundgren,   Phylicia Rashad,   Florian Munteanu / Cinemark, Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, Mobi Cine Salvador, UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela

Nenhum comentário: