terça-feira, janeiro 29, 2019

CAIA NO DIGITÁLIA

Com shows no Pelô, Mercadão CC e Concha Acústica, Digitália é a pedida da semana

Com Ultrassom nas listas de melhores do ano, o rapper Edgar. Ft Pedro Ladeira
Tranquilamente um dos principais  eventos deste verão – quiçá deste ano – em Salvador, o Digitália só poderia mesmo ter saído da mente febril e repleta de ideias de Messias Guimarães Bandeira.

Diretor do IHAC (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos) da Ufba, pioneiro do indie rock E da cultura digital, Messias une no Digitália seu interesse pelos ambientes virtuais com produção acadêmica com música.

Enfim: é um cruzamento de simpósio com festival de música. Ou uma conferência festiva. Talvez seja melhor deixar o próprio Messias explicar.

Fala, professor: “O Digitália é um ecossistema de circulação de ideias sobre cultura digital, assentada em três eixos: a) uma rede de estudos interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital; b) um festival / congresso / observatório de música e cultura digital; c) um ambiente de articulação para pesquisadores, artistas e sociedade civil. Instalado no IHAC/UFBA, o grupo se espraia em diversas iniciativas, a exemplo do festival e debates ao longo do ano”, detalha.

"Creio que isto seja uma das principais virtudes do evento: um mix de festival e produção acadêmica, mas sempre com uma conexão plena com a sociedade, por entender que produzimos conhecimento de diversas formas, orientados pelas demandas culturais e políticas da sociedade. Neste sentido, é bem provável que você encontre, numa mesma sessão de apresentações, pesquisadores, artistas, estudantes e produtores, amparados por temas transversais que conformam interesses comuns, sem os muros entre academia e sociedade", acrescenta.

Como aqui na coluna o espaço é curto e o assunto é música, recomendamos atenção à programação de shows do Digitália, que está supimpa.

De quarta a domingo

A banda sensação Afrocidade, foto Rafael Kent
Abre amanhã, com Bayo (projeto novo do ex-Scambo Graco), no Pátio do Goethe Institut. Na quinta-feira todos os caminhos levam ao Largo Pedro Archanjo, com shows de Nancyta (oi, sumida!), Livia Nery, Radiomundi, Ronei Jorge e DJs.

Sexta, no mesmo bat-local, mais uma maratona de responsa com Versu2, Luê, Rebeca Matta, Giovani Cidreira, Duo B.A.V.I e DJ Riffs.

Sábado é Iemanjá no Mercadão CC (casa do próprio Messias), com Dj AnderBio & UBart Suadera, Grupo Underismo, Roça Sound, Visioonárias, Lurdez Da Luz, Búfalos Vermelhos & A Orquestra de Elefantes, Tom Trujillo e Mendiguz Du Bruklin.

Domingão fecha com chave de ouro na Concha Acústica, com Sonora Amaralina, Afrocidade e o rapper Edgar.

Messias explica como as atrações são selecionadas: "Fazemos uma chamada pública para o envio de propostas, considerando a singularidade de cada artista, seu contexto de atuação e seu papel irradiador. Isto vale para artistas emergentes e aqueles já consagrados, independentemente de gênero musical ou estatura da carreira. Por isso há gente muito nova e uma turma cujo percurso se mostra consolidado. Uma curadoria faz a seleção das propostas, e também temos alguns artistas e conferencistas convidados. Neste sentido, somos muito gratos pela generosidade dos artistas e todos que participam do Digitalia, especialmente pela compreensão da lógica do festival e de suas condições de realização".

“O Digitalia se junta a outras importantes iniciativas na cidade que projetam a nova cena baiana, conjugada a um olhar mais prospectivo do papel da cultura, da música e da tecnologia como agentes transformadores”, afirma.

“Pode soar pretensioso, mas  ficaria feliz se alguma coisa mobilizasse as pessoas para acelerar nossa rota de colisão com este país em transe. Daí a capilaridade dos artistas e pesquisadores que participam do festival e a diversidade da programação”, acrescenta.

Dono de belo trabalho próprio (solo e na brincando de deus), o próprio Messias é a única falta na programação: “Não sou lá grande coisa. Nunca vão me chamar. A  curadoria do evento armou um complô contra mim. Não tenho chance de passar na seleção”, ri.

Programação: www.digitalia.com.br

NUETAS

2 de feverei-rock

Seu 2 de fevereiro é mais rocker na Lavagem da Casa da Trinca (Bardos Bardos). O negócio começa na sexta-feira, 18 horas, com Gigito, Jato Invisível e Stereopolitanos. E segue a partir das 14 horas de sábado com V-Road, Antiporcos, Pastel de Miolos, The Doc’s, Búfalos Vermelhos & A Orquestra de Elefantes e Professor Doidão & Os Aloprados. Os shows são free. A feijoada doidona sai a R$ 18.

Toco Y Me Voy indo

Enquanto o bicho pega no Rio Vermelho, a banda local Toco Y Me Voy segue seu giro baiano, desta vez passando por Itacaré (sexta-feira, 20 horas, na Praça São Miguel), Serra Grande (sábado, 20 horas, na Praça de Serra Grande) e Ilhéus (domingo, 17 horas, na Sapetinga. O grupo completa 10 cidades percorridas de van, com apoio do Edital Setorial de Música da Funceb.

Nenhum comentário: