sexta-feira, março 13, 2009

RETRORESSACA ENQUANTO O CD NOVO NÃO SAI

2009 promete ser um ano decisivo para o trio instrumental baiano Retrofoguetes.

Na verdade, já começou bem paca, com a banda lotando diversos shows desde janeiro, sendo cada vez mais reconhecida e convidada para tocar em cima de um trio independente no Carnaval.

Hoje, a Boomerangue – certamente abarrotada mais uma vez – testemunhará o fim de um ciclo e o início de outro, com o show Retroressaca.

Como de costume, o trio contará com diversos convidados, como Aroldo Macedo, Ronei Jorge, Fábio Cascadura, Kaverna, Paquito, Jackson Dantas, Roberto Barreto e Júlio Moreno.

Há outros dois bem famosos que, segundo o baterista Rex, "são uma incógnita, então a gente mesmo só vai saber na hora se vão aparecer", conta. Dica: um deles apareceu de surpresa na Retrofolia (um mês atrás, em 13 de fevereiro) e quase que não desce mais do palco, de tanto que curtiu a farra.

O CD NOVO - Depois disso, os Retros entram na expectativa para a chegada do CD novo da fábrica – em tempo para o show no festival Abril Pro Rock, no dia 18, além de uma pequena temporada no sul do País em maio, "entre 20 e 30 dias, onde vamos tocar em um festival de música instrumental no Sesc Pompéia e aí vamos aproveitar para divulgar o CD e emendar outros shows", acrescenta Rex.

Sobre o longo período entre o lançamento do primeiro álbum, Ativar Retrofoguetes! (2004, Mostro Discos) e o que está prestes a sair, Rex reflete: "Somos verdadeiramente independentes. Não temos compromisso com ninguém: indústria, mercado, publico, nada. Então, isso nos permite fazer as coisas no nosso tempo certo. Para conseguir fazer um CD como queríamos, era necessário fazer com calma, então o processso de composição foi bem criterioso, cuidadosos mesmo".

Para quem espera mais do mesmo no disquinho, ele alerta: "Desencanamos da surf music. Aquele referência muito forte era necessária naquele momento, mas hoje, como já te disse, não temos compromisso mais com isso. Então o CD tem mambo, tango, tarantella, polca... é bem diversificado. Nosso trabalho hoje é música de uma forma muito mais abrangente".

A própria escalação dos músicos convidados para atuar no CD com o trio Rex-Morotó-CH reflete isso. Vejam só: músicos de sopros da Orkestra Rumpilezz, com arranjos de Letieres Leite em Maldito Mambo! (premiada no Festival da Educadora com Melhor Arranjo); Rudson Daniel (percussionsta), em Mambo e Venus Cassino; Humberto Monteiro (músico da Osba), toca marimbas evibrafone em O Falso Turco e Bikini 1958; Saulo Gama toca acordeon em Constelacion (tango) e Santa Cecilia (tarantella inspirada em Nino Rota), Joe Tromondo toca ukulele em B1958 e Glauber Guimarães (ex-Moskabilly) grita em Maldito Mambo!

"Demos um jeito de botar os Dead Billies todos nesse disco", ri Rex.

Com o título em segredo, o 2º CD foi produzido por andré t. e Nancy Viegas. "Nossa condição para este CD era essa: ele tem que ser melhor do que primeiro. Banda independente tem que aproveitar ao máximo esse tipo de oportunidade. Não sabemos quando teremos outra", conclui Rex, sábio.

Retroressaca
Retrofoguetes, com participação especial de Paquito, Ronei Jorge, Aroldo Macêdo, Gabriel Macêdo, Fábio Cascadura, Júlio Moreno, Roberto Barreto e Nancyta + DJ El Cabong e DJ Bigbross.
13/03/2009 (sexta-feira), às 22 horas
Boomerangue (Rua da Paciência, 307 – Rio Vermelho. Tel.: 3334-6640)
Censura: 18 anos
Ingresso: R$ 15 (até a meia-noite) / R$ 20 (após a meia-noite)

VEJA! ASSISTA!

Fotos do Trio do Rock (por Jera Cravo): www.flickr.com/jeracravo
Retrofolia 2009: www.youtube.com/retrocanal
Retrofoguetes no Festival de Verão 2009: www.youtube.com/watch?v=5BM-VfkrgVc

8 comentários:

Franchico disse...

Depois do desfile do Foguetão no Carnaval, perguntei pra Apú, que fez o som do trio elétrico: "E aí, man, é totalmente diferente fazer som em casa noturna e em um trio, né?"

Resposta: "Né".

http://www.flickr.com/photos/jeracravo/3309025245/sizes/o/

Franchico disse...

Robô Gigante avistado em Tóquio!

http://www.omelete.com.br/game/100018565/Gundam.aspx

Ou melhor: será avistado...

Anônimo disse...

O disco novo realmente está muito melhor que o primeiro, que terminei com a sensação de não ter representado bem o que significa aquelas três figuras... Acho que esse disco novo, apesar de ter uma certa palidez comparado ao show dos caras (aliás, o que não é pálido?), finalmente mostra um pouco do que significa a banda.
Sou fã incondicional dos Retrofoguetes. Acho uma das melhores bandas do mundo, sem bairrismo algum.
andré t

Marcos Rodrigues disse...

O novo Pete(r) Doherty no http://clashcityrockers.blogspot.com/

Marcos Rodrigues disse...

E pra quem quer saber o que é festa de verdade: http://www.aquariumdrunkard.com/2009/03/11/stevie-wonder-rainbow-london-013174 . Apenas Stevie Wonder ao vivo em Londres, em 1974. Apos o album Innervisions (Motown, 1973).

De nada.

Marcos Rodrigues disse...

Ah, sim. Right click -> saves as e o resto vcs sabem ;)

Marcos Rodrigues disse...

Do forno: Bat for Lashes no http://clashcityrockers.blogspot.com/

Franchico disse...

Morreu José González, o grande desenhista de Vampirella

http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/n17032009_08.cfm

Confiram lá a galeria de encher os olhos de imagens de Vampirella por esse grande artista.