segunda-feira, setembro 25, 2017

MORCEGOS-CÉREBRO NÃO FORAM PÁREO PARA A INQUISIÇÃO McCARTHISTA

Publicadas no pós-guerra, HQs de ficção científica e terror de mestres do gênero  são recuperadas em álbum  capa dura


Comparações entre as versões original (cores) e restaurada (P&B)
Na clima da onda retrô ora em voga – ameaça de guerra nuclear, ameaça de golpe militar, moralismo de padaria, mccarthismo delirante – pelo menos uma luz surgiu em meio à tormenta: as fabulosas HQs dos tempos do ronca recuperadas no álbum Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias (Editora Mino).

Produzidas no período inicial da Guerra Fria, entre 1939 e 1954, essas HQs capturam toda a paranoia e pavor reinantes na época em que ainda se achava que comunistas comiam criancinhas –  ops, peraí...

Voltando ao álbum: esquecidas no tempo e perdidas em revistas empoeiradas, publicadas há mais de 60 anos, as histórias já estavam em domínio público, mas são objeto de culto – e estudo – para inúmeros fãs e pesquisadores ao redor do mundo.

Dois desses alucinados (isto é um elogio) são os brasileiros Carlos Junqueira e Lauro Larsen, fãs de HQs da chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, que começa justamente em 1938 e termina em 1956.

Depois de  ver algumas coletâneas recentes com republicações de histórias dessa época, a dupla achou que poderia fazer melhor.

“(A coletânea norte-americana) Pareciam páginas simplesmente retiradas da internet e impressas em papel. Por trabalhar com artes gráficas, pensei comigo mesmo, ‘acho que consigo fazer algo melhor que isto’”, escreve Carlos na apresentação.

Após fazer contato com colecionadores, ele teve à sua disposição mais de 30 mil HQs para selecionar e depois restaurar.

Recrutados o editor Lauro Larsen e o tradutor Diego Gerlach, o trabalho correu e eventualmente acharam na Mino a editora disposta a publicar o material

E que material: basta dizer que entre os artistas apresentados estão alguns  dos mais lendários criadores dos quadrinhos em todos os tempos, gente da estatura de Jack Kirby (criador de quase tudo da Marvel, ao lado de Stan Lee), Steve Ditko (cocriador do Homem-Aranha), Alex Toth (designer de todos os personagens Hanna-Barbera), Wally Wood (super influente com seus trabalhos para a Mad e a editora EC Comics), Joe Kubert (outro monstro sagrado via HQs de Tarzan, Sargento Rock e Gavião Negro) e outros.

Picaretagem moralista

Publicadas em revistas  antologia como Strange Worlds, Tomb of Terror e Space Adventures, estas são as HQs que tiraram as Senhoras de  Santana do sério, fizeram educadores arrancarem seus cabelos e demais moralistas de plantão suarem em seus paletós – não a toa, muitos exemplares da época viraram cinzas nas fogueiras da inquisição promovida pela (cof cof) gente de bem.

De fato, HQs como estas – e muitas outras, publicadas em revistas como Mad, Crime SuspenStories,  The Vault of Horror etc – acabaram levando o ilustre senador do Partido Republicano Joseph McCarthy  a convocar editores de HQs a prestar depoimento no Congresso.

A publicação, naquele mesmo ano de 1954, do livro A Sedução do Inocente (do psicólogo picareta Fredric Wertham) concedeu o verniz “científico” que o histérico movimento  anticomunista precisava, levando à criação do Comics Code Authority, uma série de rígidas regras que as editoras deveriam seguir, se quisessem continuar publicando.

Resultado: HQs de terror, crime, ficção científica e paródia foram literalmente varridas do mapa. Voltam à cena os coloridos e inocentes e bidimensionais super-heróis.

Foi o fim da Era de Ouro e o início da Era de Prata dos Quadrinhos, mas aí já são outras histórias em quadrinhos...

Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias / Vários autores / Mino / 208 páginas / R$ 79,90

4 comentários:

rodrigo sputter disse...

vc postou algo deles (luna) tem uns dois anos não, coleta?
vou baixar ao chegar em casa.

chico, as hqs serão em P&B?
gostei + delas coloridas...

Franchico disse...

Lembro não, Sputter. A banda parou tem mais de dez anos!

Sim, as HQs restauradas no álbum estão todas em P&B...

Franchico disse...

Aqui no Brasil não vai faltar paciente!

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI339436-17770,00-FUNDAMENTALISMO+RELIGIOSO+PODE+SER+TRATADO+COMO+DOENCA+MENTAL+DIZ+NEUROCIEN.html

Que comecem logo esse tratamento, que as pessoas normais já estão de saco cheio!

Rodrigo Sputter disse...

ataque bubuteano/sputteriano no blog, já sou chato, agora-heheehhe
me empolguei...mas serve pra eu me ligar...pois MUITA banda bacana viva aí...e eu pensando que nem existiam mais...ou não lançavam material...ou tavam paradas...se for contar todas ali, claro que é a minoria...mas é legal acompanhar o site, pra saber dos lançamentos do rock...ver como a cena mundial está...vou acompanhar mais o site agora...porra, vai do udigrudi ao popzão ali...quer dizer...udigrudi mundial claro...