terça-feira, setembro 26, 2017

HOJE: A PSICODELIA LATINA SUAVE DA ANDALUZ LANÇA PRIMEIRO ÁLBUM NO SESI

Andaluz, foto Geovana Cortes
Baterista da banda de hard rock setentista Lo Han, Thiago Brandão desenvolve em paralelo um trabalho totalmente diferente, com sua banda Andaluz.

Hoje, no Teatro do Sesi, o quarteto lança seu primeiro álbum, Perdido em Contos e Sonhos. Pelo título já dá pra pegar um pouco o clima.

No belo álbum produzido por Jorge Solovera, a Andaluz pratica uma curiosa mistura de música latina, psicodelia e a vibração Beatle filtrada pelo Clube da Esquina.

Se você procura um som que seja ao mesmo tempo suave, viajante e bem trabalhado, a Andaluz é uma boa dica.

“Na maioria das vezes o compositor transborda a realidade que vive e ouve. Sempre estive rodeado por pessoas talentosas com grandes corações. Eu como uma esponja absorvi e aprendi muito com os artistas que acompanho. Essa identidade latina-rock-brasileira-psicodélica do disco é fruto das amizades com Fábio Lima (ex-guitarra da Andaluz), Danilo Figueiredo (baixo) e tantos outros músicos queridos. Lembro das noites perdidas ouvindo Clube da Esquina com saudade. Toda a construção da harmonia desse disco mudou muito minha cabeça. Expandiu meus horizontes”, relata Thiago.

Como não poderia deixar de ser, a parceria com o chileno baiano Solovera foi fundamental na construção da sonoridade do CD: “Solovera, além de ser um ótimo produtor e multi-instrumentista, compartilha também do carinho que tenho pela música de Milton Nascimento. Desde o início eu já tinha na cabeça que ia dividir a produção com ele. Toda a estética beatle-psicodélica do Teclas Pretas (parceria com Glauber Guimarães) me deixou com essa certeza. A sonoridade latina que flerta com o rock psicodélico não seria tão rica se não fosse por Jorge Solovera”, confirma Thiago.

"Esse disco da Andaluz tem um pé muito forte nos anos 60 e 70. Muita coisa me inspirou desde O Terno, Giovani Cidreira até Pink Floyd. O surf music dos Retrofoguetes abriu várias portas também. Desde a mistura com a música latina até as partes instrumentais com intensões narrativas. Algumas histórias desse disco são contadas com coros e arranjos do clássico teclado mellotron, marcas que não escondem a forte influência dos Beatles. É muita coisa", acrescenta.

"A canção O Amanhã conta com participação de Gabriela Ferreira cantando. Filipe Castro toca castanhola em Crisálida e Andaluz. Danilo Figueiredo toca baixo em quase todas as faixas. Eu toco violão, bateria e canto em todas. Eu toco guitarra também em Crisálida. O resto foi Solovera", relata.

Sonho e realidade

O clima de sonho que permeia o disco, porém, não delimita os temas das letras.

“A música pra mim sempre foi uma maneira de viajar pela imaginação e me desligar um pouco da realidade. Em Perdido em Contos e Sonhos temos esses dois lados: o sonho e a realidade crua”, conta.

“São canções de descoberta (Andaluz, Cavaleiro Azul) e também de enfrentamento dos problemas que vivenciamos na correria automatizada do cotidiano (Jornada Disfarçada, O Amanhã). Andaluz pra mim é uma ferramenta para permanecer forte, entender melhor o mundo e expandir isso para as pessoas que estão ao meu redor”, acrescenta.

Fica ligado que em breve tem mais show da Andaluz.

"Já estou finalizando um clipe de "Sonho Bom" filmado por Victor Jimmy e Geovana Côrtes que em breve estará nas redes. As pessoas podem esperar por alguns shows de lançamento até o fim do ano. Estamos com muita vontade de mostrar esse trabalho", conclui.

Andaluz - Lançamento: Perdido em Contos e Sonhos / Hoje, 20 horas /  Teatro Sesi (Rio Vermelho) / R$ 20 / www.andaluz.mus.br



NUETAS

Exoesqueleto Hotel

Exoesqueleto e Hotel Mambembe tocam o Quanto Vale o Show? de hoje. Dubliner’ s, 20 horas, pague quanto quiser.

Inimigo Motim Rosa

O Inimigo, Motim 13 e Rosa Idiota fazem o Warm-up Bigbands 2017 nesta sexta. Dubliner’s, 21 horas, R$ 15.

Fridha, Jato, Exo

Fridha, Jato Invisível e Exoesqueleto fecham a edição 2017 do festival Soterorock sábado, na Casa Preta (2 de Julho). 20 horas, R$ 10.

Barulho e Sound

Barulho S/A e Sound Mano animam o VII Moto Passeio do Águia. Domingo, 11 horas, R$ 25, no Wet ‘n’ Wild.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Rapaziada, aproveitar a postagem sobre o belo trabalho da Andaluz para extender em um papo com o vocalista Thiago Brandão sobre a canção "O Amanhã" no blog Single do Dia: http://singledodia.blogspot.com.br/2017/09/o-amanha-thiago-brandao.html