terça-feira, setembro 05, 2017

NOVOS MÚSICOS, NOVOS REPERTÓRIOS, MUITOS PLANOS: OSBA DE FÔLEGO RENOVADO

Em processo de reconstrução após quase acabar, a Orquestra Sinfônica da Bahia apresentou novidades durante evento para convidados no Teatro castro Alves


Maestro Carlos Prazeres detalha planos da Osba
Finalmente, a Orquestra Sinfônica da Bahia está voltando a fazer jus ao título de orquestra sinfônica.

Ontem, uma apresentação do maestro Carlos Prazeres para a imprensa e convidados  acendeu nova esperança: ate o fim do ano, a Osba contará com 72 músicos contratados próprios.

Patrimônio cultural, a Osba vinha amargando, ao longo de décadas, perdas de músicos que não eram repostos, chegando quase à extinção.

Com o processo de publicização da Osba, ou seja, sua administração passa a ser feita por uma associação civil privada, ela vem conseguindo repor músicos e agilizar processos.

Presidente da OS (Organização Social) Associação de Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), que assumiu a Osba, João Américo se disse “em estado de graça” com as perspectivas para a Orquestra.

“Em 2016, a  Osba quase acabou, foi seu pior momento. Agora, depois de audições aqui em São Paulo para arregimentar novos músicos, a Osba tem 53 membros. Mas o recrutamento continua e, até o fim de 2017 teremos 72”, conta.

Bach com MC Fióti

Visivelmente entusiasmado, o maestro Carlos Prazeres apresentou as novidades da Osba para a próxima temporada, englobando os últimos meses de 2017 e o início de 2018.

O pontapé inicial do que está sendo chamado de Nova Osba é a apresentação do dia 14 próximo, reinaugurando sua principal série de concertos.

“Essa reestreia é simbólica deste renascimento. É o primeiro concerto da Série Jorge Amado desde 2014, suspensa desde então justamente por falta de pessoal”, conta Prazeres.

No programa, a Sinfonia Fausto, de  Franz Liszt, baseada no famoso livro clássico de  Johann Wolfgang von Goethe.

O blogueiro péssimo fotógrafo ataca de novo!
“É uma sinfonia cheia de nuances, desafiadora, que apresenta dificuldades imensas para os músicos”, afirma o maestro.

Mas muitas outras novidades estão por vir. A mais surpreendente virá no concerto do dia 29 próximo, Bach Eterno.

“Vamos provar que Bach é absolutamente atemporal, passaremos por (Anton) Webern e chegamos no MC Fióti, que usa um sampler de Partita em Lá Menor (flauta solo de Bach) em Bumbum Tam Tam”, conta.

”Esta é a história desta orquestra, que não quer ficar encastelada. A Osba dialoga com as elites, mas também vai ao encontro do povo”, afirma.

No dia 5 de outubro haverá o concerto de aniversário de 35 anos, uma reedição fiel do concerto de inauguração da Orquestra em 1982, com o mesmo maestro, Erick Vasconcellos, e o mesmo programa: a icônica 5ª de Beethoven.

Mais adiante haverá Ciclo Brahms, Tchaikovsky (Concerto da Diversidade), Messiaen, Joaquín Rodrigo, turnê pelo interior da Bahia, novos Cineconcertos com repertório escolhido pelo público e muito mais.

Bem-vinda, Nova Osba.

Concerto Inaugural Nova Osba / Dia 14, 20 horas / Sala Principal do TCA  / Preços a divulgar

2 comentários:

rodrigo sputter disse...

teoricamente esse ano seria o centésimo aniversário de john lee hooker...e não lembro de nada na mídia marrom...

Franchico disse...

RIP Len Wein

https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/len-wein-co-criador-do-wolverine-e-do-monstro-do-pantano-faleceu-aos-69-anos/

Master!