terça-feira, maio 02, 2017

INTERESSADOS EM OUVIR AS NOVAS DA MARIA BACANA, FAVOR COMPARECER AO CATARSE

Macello, André e Lelê. Foto Cíntia M.
Destacada representante da gloriosa geração anos 90 do rock baiano, a banda Maria Bacana anunciou sua volta há alguns meses.

Agora, o power trio formado por André Mendes (voz, guitarra), Lelê Marins (vocal, baixo) e Macello Medeiros (bateria) segue em plena campanha de crowdfunding para gravar seu segundo álbum de  inéditas – o sucessor do histórico Maria Bacana (1997), produzido por Tom Capone e Dado Villa-Lobos e lançado pelo selo deste último, o Rock It!.

Em carreira solo há alguns anos, André garante que as novas canções não vão decepcionar os velhos fãs: “O disco só tem músicas 100% inéditas. Compus especificamente pra Maria Bacana, pensando na nossa fórmula: energia, tons altos e refrões. Música pra cantar junto”, afirma o autor de clássicos power pop como Caroline e Repeat Please!.

A ideia de retornar surgiu após um reencontro despretensioso há dois anos.

“A reunião tem origem num som que fizemos no feriado da páscoa de 2015. Só nós três no estúdio e foi aquela coisa: 1, 2, 3, 4 e a química tava ali intacta. Não esquecemos nossas músicas, os covers que fazíamos”, diz.

“Decidimos fazer um show comemorativo no ano que nosso disco faz aniversário. Chegamos ao ano do aniversário com planos maiores: gravar um disco de inéditas, um álbum novo 20 anos depois”, acrescenta André.



Não deixe para depois

Para chegar no estúdio tinindo, o trio estabeleceu uma rotina de ensaios semanais. “Exatamente como fizemos pra o disco de 97. Assim chegamos no estúdio com o disco pronto, com o estúdio servindo como registro do trabalho desenvolvido ao longo de meses de arranjos e experimentações dos ensaios. As gravações serão em agosto no Estúdios WR, produzido por Apu Tude, que abriu as portas do WR pra gente na maior amizade e boa vontade”, conta André.

"Acho que permanecemos com a mesma energia como banda, inclusive negar a Maria Bacana dos anos 90 seria uma imensa burrice com a gente mesmo. Mas as músicas novas são um passo à frente, mais amplas e mais modernas, as letras estão há anos luz... Também, né... aquele disco eu compus com 16 anos, esse tô compondo com 40! O crescimento é natural e esperado! Mas sem deixar de ser música de um power trio de rock/power pop", afirma André.

Lançada em fevereiro, a campanha de financiamento anda meio lenta, mas quem ainda quiser colaborar a hora é essa. “Como sempre, brasileiro vai deixando pra ultima hora! A galera chega pra mim e pergunta se ainda falta muito tempo.  Queria pedir pra quem gosta da gente participar logo”, convida o vocalista.

Em breve, a banda anuncia um show para ajudar a financiar as gravações. “Parece que vamos fazer um único show nesse período. Ainda vamos confirmar data e local”, diz.

E depois desse disco, o que será da Maria Bacana? "Não existem planos! Mas a Maria Bacana não vai parar depois desse disco. Descobrimos que essa banda faz muito bem pra nós três. Uma catarse, uma terapia, uma válvula pra nossa energia criativa. E hoje, com um bom diálogo que a maturidade traz. Essa volta nos trouxe a clareza do quanto amamos tocar juntos", declara.

Em tempo: e Dado, já colaborou? "Hahahaha! Não colaborou ainda! Mas ele já nos ajudou muito por uma encarnação!". conclui André.

www.catarse.me/mariabacana2017



NUETAS

Motricia e Jack

Motricia e Jack Doido são as atrações do Quanto Vale o Show? de hoje. Dubliner’s, 19 horas, colaborativo.

Bia, Os Informais...

A cantora Bia Táui e as bandas  Os Informais e Rocket se apresentam no III Festival Pop Rock do Beach Stop, na Praia de Ipitanga. Sábado, a partir das 15 horas, R$ 20.

Mystifier cá e lá

As bandas Mystifier, The Cross e Martyrdom tocam no Soteropolis Beasts of Damnation domingo, 17 horas, no Dubliner’s. A Mystifier, aliás, está podendo: a veterana banda local de black metal foi selecionada para participar do Red Bull Music Academy Festival em São Paulo, acompanhada pelo artista experimental norte-americano Prurient. Legal!

8 comentários:

Adelvan disse...

grande show da Mystifier no Abril pro rock.

Franchico disse...

Sputter, mandou bem na resposta a Giovani Cidreira lá no el Cabong.

http://www.elcabong.com.br/entrevista-giovani-cidreira-e-seu-universo-particular/#comments

Com todo respeito, mas acho triste um menino talentoso como Giovani falar esse tipo de coisa.

Mas enfim, parece quer o rock é (novamente) o cocô do cavalo do bandido para quem quer aparecer cool e na crista da onda.

Mais uma vez, quem aposta na morte do rock quebrará a cara, como tantas outras vezes já aconteceu.

Se babacas conservadores estão aparecendo mais no rock, é porque isso está acontecendo na sociedade como um todo, por que se tem uma coisa que o rock não é nem NUNCA FOI é conservador.

Se tem babacas ultradireitistas desfilando por aí de guitarras em punho e camisetas do Iron Maiden, isso é um problema sexual dessas pessoas.

O rock como gênero, como música, como arte e como atitude é, foi e sempre será progressista e antifascista.

Para esses imbecis desorientados que desonram nosso glorioso rock 'n' roll deixo apenas um recado.

OU VOCÊ ACREDITA EM JOE STRUMMER OU VOCÊ ACREDITA EM OLAVO DE CARVALHO.

Decidam-se, otários.

Rodrigo Sputter disse...

imagine no sertanejo quantos não tem??
ou na própria mpb??
ou na música pop então...tem roqueiro careta??
tem...mas se for contabilizar em comparação ao rock...serão minoria...até pq o rock é minoria, desde que eu comecei a ouvir em 1993...muitas vezes o roqueiro era "preconceituoso" porque era ridicularizado por tudo e por tod@s...então se "fechava" no seu mundo...mas não eram tod@s...

ser anti-rock já tão demodê...o pior de tudo é dizer que igor kannário é rock...antes a galera da velotroz dizia que ouvia chiclete com banana e tal...e nem lembro se era fase anos 80, como se fosse a coisa mais contestadora do universo...em pleno anos 2008...queria ver era falar isso nos anos 80/90...aí sim era ter coragem...

e o som (muito bom por sinal), que ele faz, é calcado PACAS no rock...tirando muita coisa ali que não seja rock, não sobra muita coisa que não tenha influência do rock...gosto dele. adoro ele...mas tb a galera tem que ouvir...como diz minha mãe "quem fala o que quer, ouve o que não quer", a galera fica bebendo da fonte do rock e depois diz que nunca ouviu...eu ouvia samba, na época em q ouvir rock e samba era coisa endemonizada...como o próprio rock...cansei de ouvir, eu com 14 anos de idade...a galera me perguntando se eu era drogado ou satânico...achava massa isso, porque dizia que não...isso sim era postura...vc ter um penteado ou roupa de rock nos anos 90 pra baixo (até mesmo comecinho e 2000), era atitude...um dia indo pra um show dos honkers, indo pegar o buzão pro calypso, fui paquerado por um frentista de um posto de gasolina no caminho de arei, porque coloquei um visual meio glam...de batom e tudo...dei risada...e tava andando sozinho na rua...lá por 2001 mais ou menos...

hoje em dia meter o pau no rock como uma atitude cool é engraçado..."ser rock" sempre foi ter uma atitude ...até mesmo os babacasa de direita, tem a "atitude" de assumirem o que são e não se esconderem...pelo menos esses roqueiros conservadores que não me representam, mostram a cara deles...odiados ou amados...mostram suas facetas fachistas...

eu tinha comentado mais coisas, mas deu pau aqui e perdi...a galera quer caetanizar, mas não e caetano...

enfim...focar na maria bacana que é mais legal...e necessária.

Franchico disse...

É como dizia um grande baiano: "Vai ouvir Brasileirinho"!

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=7RBRJVUsI48

https://www.youtube.com/watch?v=QU6xeLAgxJs&spfreload=5


https://www.youtube.com/watch?v=66edboZWeqg

https://www.youtube.com/watch?v=JSxz_4voRzQ

ouço uma banda dessa, Suburban Lawns, e penso...como o rock morreu??
a galera num saca nada de rock e fica arrotando merda...uma banda dessa surgindo hoje seria vanguarda...imagine na época...a guria com cara de menina amarela, "Su Tissue" McLan, , mais rock e faz um som mais experimental e moderno que a maioria dos pseudo-modernos da cena...

aqui uns sons solos dela:

https://www.youtube.com/watch?v=GpExU--YDnY
https://www.youtube.com/watch?v=Uf0yOqSRRhc

aí a galera acha q slipknot, foo fighters, qotsa é rock...e num conhece a porra do estilo...acabou pq virou subestilos???
pqp...isso que é a riqueza da parada...

Rodrigo Sputter disse...

aliás uma banda como a suburbab lawns na época nem chocava...pq acho que musicalmente muita gente devia ser menos careta do que hoje em dia...o barco segue...e com essa chuva então. salvador vira o caos...

andre L.R. mendes disse...

aí...já convidei vcs dois pro ensaio da maria bacana e não rolou pros dois...ainda! então podemos arranjar pra irem os dois no mesmo dia! galera rockloco live!
pode ser nessa segunda.
topem! ;)

Rodrigo Sputter disse...

quero ir André!!
quando será o próximo???