sábado, agosto 13, 2016

SPACE OPERA PREMIADA

HQ: Saga, a aclamada epopeia espacial de Brian K. Vaughan e Fiona Staples, lança segundo volume e segunda edição do primeiro. Entenda o sucesso da obra, que mistura FC, política, temas familiares, sexo e violência

Um dos segredos para o sucesso de uma ficção popular, seja cinema, HQ ou literatura, é saber embalar bem o seu produto com uma aura de novidade, mesmo que, por baixo dela, exista toda uma estrutura familiar, tornando esta ficção nova e antiga ao mesmo tempo. Reconhecível, porém excitante. Saga, a premiada HQ de Brian K. Vaughan e Fiona Staples, é um exemplo bem claro do êxito dessa estratégia, quando bem aplicada.

Com o segundo volume em capa dura chegando às livrarias, a Devir aproveita e lança uma segunda edição do primeiro, atendendo a demanda dos leitores que o perderam na ocasião do lançamento, em 2015. Lendo os dois volumes juntos, fica fácil entender por que a HQ se tornou um dos destaques da indústria desde 2012, quando saiu pela primeira vez nos EUA e ganhou uma montanha de prêmios Eisner, Harvey e Hugo, em diversas categorias.

Saga é um bem preparado cozidão, feito com um monte de ingredientes saborosos e largamente apreciados da cultura pop ocidental, que vai de Romeu & Julieta a Star Wars, passando por Flash Gordon, Bonnie & Clyde, Guerra dos Tronos, Senhor dos Aneis, ficção pulp, sitcoms e desenhos animados da Hanna-Barbera.

Na trama, acompanhamos a epopeia vivida pelo casal Marko e Alana. Quando os encontramos pela primeira vez, Alana está dando à luz o bebê dos dois, Hazel, que aliás, é a narradora da história.

Até aí tudo bem, não fossem Alana e Marko soldados de lados opostos em uma guerra entre Aterro, o planeta de Alana, e Grinalda, lua de Aterro e lar de Marko.

Logo após o parto clandestino de Hazel em uma oficina mecânica do planeta Fenda, um dos muitos que acabaram envolvidos na guerra, a família é atacada por agentes de Aterro em busca da desertora Alana, mas consegue fugir.

A partir daí, a HQ se desenvolve basicamente em duas frentes: a fuga alucinada de Marko, Alana e Hazel, e a busca dos seus perseguidores, a mando dos manda-chuvas de Aterro, que querem botar as mãos na criança de qualquer jeito, por razões ainda não bem explicadas.

Do lado da estranha família – Alana tem asas de inseto, Marko tem chifres e Hazel, ambas as características – o leitor acompanhará todos os monstros, seres estranhos, lugares esquisitos e eventos misteriosos que eles encontrarão pelo caminho.

Do lado dos seus algozes, acompanhamos personagens muito interessantes como o Príncipe Robô IV, que usa trajes militares do século XIX e tem uma televisão no lugar da cabeça – e os mercenários que ele contratra para perseguir o casal fugitivo.

Um deles se chama O Querer, e ele é rápido, mortal, silencioso e meio amargurado. Ah, O Querer anda acompanhado de uma gata Sphynx (aquela raça sem pelos) do tamanho de um tigre, que detecta mentiras. Toda vez que alguém mente perto dela, ela mia "Mentira" – a versão em inglês, "Lying", soa mais como um miado.

Há uma outra mercenária, chamada A Espreita, que é basicamente uma aranha humana com direito a oito olhos e igual número de braços – cada um segurando uma arma diferente. Ela e O Querer tiveram um relacionamento que não deu muito certo para ele – o que explica um pouco o estilo meio depressivo do rapaz.

Tudo isso seria apenas mais do mesmo para fãs de fantasia e ficção científica se não viesse embalado pela característica comum à dos melhores trabalhos de Brian K. Vaughan, como Y: O Último Homem, Ex-Machina ou Os Fugitivos: apesar de toda a bizarrice, Saga é uma HQ extremamente humana, calorosa e bem-humorada.

Descontados os detalhes caros à trama, os diálogos de Alana e Marko poderiam ser travados por qualquer jovem casal terráqueo com uma filha recém-nascida. Ele reclama das fraldas sujas de Hazel. Ela tem ciúmes de uma antiga namorada dele e por aí vai. Esses diálogos, tanto entre o casal protagonista quanto entre os seus perseguidores, em nada devem aos de uma boa série de TV moderna, com direito a chistes, tiradas e reflexões.

Por falar em moderno, Alana é com certeza uma personagem feminina adequada ao nosso tempo: forte e desbocada, a morena de cabelo verde e asas não leva desaforo pra casa e bota Marko na linha o tempo todo. Alana diz a que veio já na sua primeira fala, durante o parto: "Eu estou cagando? É a sensação que eu tenho", dispara, entre dentes cerrados e pingando suor.

Conjugando temas como família, guerra, política e sexo, Saga é uma HQ adulta como poucas: tanto no texto, quanto na arte de Fiona Staples, que apesar de deslumbrante, limpa e muito criativa, não se furta a mostrar de forma explícita decapitações, desmembramentos e sexo.

Por fim, que ninguém espere ver Saga adaptada em um filme blockbuster ou série badalada de TV: Brian K. Vaughan já avisou que a criou especificamente para os quadrinhos e as possibilidades épicas (e ultrajantes) que só essa mídia pode proporcionar.

De fato, Saga é forte demais – e "família" de menos – para Hollywood. Ainda bem.

Saga Volume 1 / Brian K. Vaughan (roteiro) e Fiona Staples (desenhos) / Devir / 168 páginas / R$ 65

Saga Volume 2 / Brian K. Vaughan e Fiona Staples / Devir / 152 páginas / R$ 65

13 comentários:

Franchico disse...

Povo brasileiro, sempre atingindo novos patamares de baixeza e imbecilidade.

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/12/brasileira-recusa-ajudar-gringo-rio-meme_n_11471930.html?utm_hp_ref=brazil

A gente se esforça, né?

Mas é engraçado. Brasileiro é do tipo que engole um elefante, mas se engasga com uma mosca.

Nada justifica o que essa menina fez, além de falta de educação e do nosso bom e velho complexo de inferioridade.

Já estive em cinco países da Europa, em suas cinco capitais e várias cidades menores. Fui bem tratado e ajudado TODAS AS VEZES que precisei de informação, falando em inglês (menos em Portugal, claro).

Inclusive em Paris e Praga, onde os babaquinhas "cidadãos do mundo de facebook" dizem que o povo é mal-educado. Isso é mito. Mal educado é o brasileiro. Ponto.

Meu país só me dá vergonha.

Franchico disse...

Com as coisas que realmente deveria se indignar, o brasileiro faz de conta que não é com ele.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/249339/FHC-pediu-a-Em%C3%ADlio-Odebrecht-blindagem-para-Serra-e-A%C3%A9cio.htm

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/para-haddad-uma-lista-de-coisas-que-sao-verdadeiramente-muito-fortes-por-paulo-nogueira/

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2016/08/1801493-discussao-entre-lava-jato-e-odebrecht-leva-a-impasse.shtml

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/12/richthofen-dias-dos-pais_n_11481046.html?utm_hp_ref=brazil

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/assessor-de-feliciano-admite-ter-dado-dinheiro-a-jovem-para-silencia-la/

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/09/joanna-maranhao-criticas-_n_11407484.html

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/12/claudia-cruz-intimacao-moro_n_11473836.html?utm_hp_ref=brazil

Tá bom ou quer mais? Por que essa lista pode ser interminável.

Franchico disse...

A podrona IstoÉ publica NA CAPA que houve crime contra Dilma:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/na-capa-istoe-admite-que-houve-crimes-contra-dilma/

Cabeças devem ter rolado na redação...

Franchico disse...

Breve, mais fruta podre caindo do pé.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/249465/Planalto-j%C3%A1-prev%C3%AA-a-queda-de-Serra-e-Geddel.htm

Franchico disse...

A classe médica foi uma das mais empenhadas em derrubar Dilma, esperneando como meninos mimados contra o Mais Médicos.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-governo-interino-esta-dando-aos-medicos-o-tratamento-que-os-medicos-deram-a-dilma-por-kiko-nogueira/

Agora, eles tem o "agradecimento" do governo interino que ajudaram a botar no poder.

Eu acho é pouco.

Franchico disse...

Não acredito! Esses são homens de Deus! Impossível estarem envolvidos em maracutaias! Isso é conspiração gayzista comunista!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ex-bispo-da-universal-acusa-igreja-de-ter-mantido-esquema-de-milhoes-de-dolares-no-exterior/

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/emails-indicam-repasse-nao-declarado-de-r-100-mil-ao-senador-magno-malta/

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cunha-manda-emissario-a-temer-para-fazer-ameaca-diz-jornal/

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/assessor-de-feliciano-admite-ter-dado-dinheiro-a-jovem-para-silencia-la/

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-medo-de-cunha-o-que-leva-moro-a-nao-mexer-em-claudia-cruz-por-paulo-nogueira/

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-cinismo-do-psc-de-feliciano-e-bolsonaro-contra-jean-wyllys-por-leo-mendes/

rodrigo sputter disse...

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/13/ivete-sangalo-opiniao-pol_n_11479090.html

na cidade-baixa isso se chama aputar...pq será q ela num fala??
chapa-branca!
e o brasil post ainda defende...tenho um pé atrás com essa galera...defendem essas "divas" demais...acho o som delas um saco...bem feito, produzido, cantado, mas sem consistência...

não consegui achar a desculpa pra "brincadeira" até agora:

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/13/barbara-post-racista_n_11498920.html

toda vez que me sinto um lixo humano, que erra pacas, e penso nisso todo dia, mais de uma vez, eu vejo notícias como essa, que me faz sentir "melhor", pq vejo q meus erros são humanos e tento melhorá-los...aí o cara fala q é casado com uma preta, coloca isso no face e a mulé dele num vai dar um piau no cara?
imbecilidade tem limites...e burrice tb...provavelmente a mulé dele nem deve ter direito a fala em casa...

rodrigo sputter disse...

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/10/donald-trump-hillary_n_11424514.html

se fosse esse machão conservador mesmo ia dizer "mandei atirar nessa vadia mesmo e foda-se", mas nem pra isso serve...ser honesto em sua feladaputice.

Franchico disse...

Sputter, deixa a mulher quieta. Se é pra não falar besteira, é melhor ficar calada, mesmo. Eu prefiro ela só cantando as parada lá dela, sem se manifestar. Vai que ela abre a boca pra puxar saco de Grampinho e cia? Deixa a mulher quieta.

Franchico disse...

Políticos em geral não tem caráter, Sputter. Republicano conservador fascista então... Vai esperar o que? Que ele assuma a responsabilidade sobre as merdas que diz e faz? Viajou. Isso NUNCA vai acontecer. Ele fala as merdas que quer, aí quando pega mals, é o mesmo papo: "não, não foi bem isso que eu disse, fui mal interpretado" etc. COVARDE. Só fala grosso com mexicano e muçulmano.

Franchico disse...

O menino "Duduvier" lacrou muito hoje. MUITO.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/duvivier-sobre-o-escola-sem-partido-nazismo-e-uma-questao-polemica-melhor-nao-opinar/

Rodrigo Sputter disse...

Chico, por mim ela fica calada em tudo...embora cante super bem e no q faça bote pra quebrar, agora um site como esse, que faz críticas interessantes, na maioria dos casos, puxar o saco dela...é demais...seja fan da música dela, mas achar q ela BROCOU na resposta é demais...aí é medo de perder a ponta dela...pelo menos nesse cacife lobão e roger por mais merda que falem...assumem...coisa q nem o babaca do trump faz...

sobre o zé ninguém q falamos no outro post...com o tanto de inscritos no canal dele man...é de se temer...sério...pior q o cara tira onda de fodão e apoia o Caiado...deve ser dono de alguma terrinha aí...deixar merdas como esse falando o q quer pode ser prejudicial e tarde demais...

escola sem partido desde q num seja partido de esquerda...óbvio.

Adelvan disse...

"Saga" é sensacional.