terça-feira, agosto 30, 2016

JOGOS DE GUERRA IMAGINÁRIOS

Lançamento: Enigmascope Volume 1, novo álbum dos Retrofoguetes após sete anos, reafirma busca sonora sofisticada do quarteto e supera obras anteriores

Morotas, Julio, Rex e Fábio: filme de espião na cabeça. Foto Uanderson Brittes
Imagine o filme de espião mais charmoso e ensandecido de todos os tempos, com direito a sequência de abertura, perseguições, lutas e sedução.

Cenas ambientadas em locações exóticas como Istambul, Moscou, Hong Kong, Rio de Janeiro, Roma e Havana.

Imagine agora a trilha sonora.

Ou melhor: não imagine. Os Retrofoguetes já fizeram isto por você.

Em Enigmascope - Volume 1, o grupo instrumental baiano partiu de um roteiro imaginário para um filme de espionagem ambientado nos anos 1960, para criar seu novo álbum – o primeiro desde Chá Chá Chá (2009).

E valeu a pena esperar, pois os Retrofoguetes se superaram, fazendo do 3º álbum sua melhor obra desde o CD demo Protótipo de Demonstração 1 (2002).

“Toda vez que a gente entra (em estúdio) pra fazer um trabalho novo, ele só faz sentido se for para ser melhor que o anterior. Se não for assim, pra que?”, afirma o baterista e membro fundador Rex.

"E essa relação com o cinema sempre esteve na essência da banda, desde o início. Vemos esse disco como um aprimoramento das experiências dos anteriores. Nos dois primeiros o conceito tinha essa ligação com o cinema, mas era mais como um viés. Tinha isso em Maldito Mambo, aí vinha um tango, uma polca, uma música de circo. Era mais uma investigação, sem uma ideia central. Desta vez, assumimos essa relação com o cinema e a ideia foi trilhar como se estivéssemos mesmo trilhando um filme de gênero. Escolhemos um filme de espionagem, por que esse estilo sempre foi muito forte no nosso trabalho, esses climas", relata Rex.

"Rolou um boom de filmes de espionagem na Guerra Fria, especialmente na Europa, foi o chamado eurospy. Foram produzidos centenas de filmes em um período de poucos anos. De 1963 a 66 o eurospy bombou muito. E os compositores nessa época, como os filmes tinha quem ser pop, eles partiam do que tocava no rádio: era surf music, bossa nova, música latina, rock. Pegavam isso e traziam para essa música os climas que o filme pedia: suspense, tensão, perseguição. Eram trilhas instrumentais, claro, e era perfeito para nós, pois já existia nos nossos trabalhos anteriores. Nunca fomos um banda de surf musico só. Então casou perfeitamente", avalia Rex.

"No nosso 'filme' não existe uma história, mas dentro dos filmes de espionagem, sempre tem essas sequências todas: o momento de tensão, a ação, o suspense, o romance. Aí quando sentamos para compor, essa era a direção, como se tiverssem encomendado essa trilha pra gente, como se o filme fosse real. Então criamos esse esqueleto do roteirto e partimos para as músicas. Aí foi tranquilo, pois as referências sao as mesmas, esse disco é quase um triubuto a esses compositores geniais, como Lalo Schifrin, Jerry Goldsmith, os italianos. Sempre ouvimos muito tudo isso. O que talvez mudou agora foi que aprofundamos a pesquisa", diz Rex.

Produzido pelo “Retrofoguete honorário” andré t., responsável por pilotar a mesa de gravação  do grupo desde 2002, Enigmascope  é também o primeiro registro após uma série de mudanças na formação, hoje estabilizada com os originais Rex e Morotó Slim (guitarra), mais Julio Moreno  (guitarra) e Fábio Rocha (baixo).

No disco, o quarteto ainda recebe um pequeno pelotão de músicos convidados de alto gabarito, enriquecendo um absurdo a sonoridade do álbum.

Nos metais, há Joatan Nascimento e João Teoria (trompetes), André Becker, Kiko Souza e Ito Bispo (saxofones), Mathias Traut e Gilmar Santos (trombones) – todos coordenados pelos arranjos de Jorge Solovera.

Pilotando teclados Hammond B3 e Wurlitzer está o gaúcho Luciano Leães, da banda Acústicos & Valvulados.

O produtor andré t. comparece com um Farfisa, e Rudson Daniel (percussão) repete a parceria que vem do Chá Chá Chá.

“Cara, se tivéssemos grana, iríamos além, com mais sopros, cordas, o escambau. Se pudéssemos,  gente teria a Osba (Orquestra Sinfônica da Bahia) no disco todo.  Talvez a gente consiga isso um dia, quem sabe?”, afirma Rex.

Missão quase impossível ao vivo

"Porra, Morotas já conquistou Ottawa e Moscou"! Ft Uanderson Brittes
A referência à Osba não é por acaso.

Pesquisadores do chamado spy jazz, subgênero surgido nos anos 1960 nas muitas trilhas sonoras de filmes e séries de espionagem da época da Guerra Fria, os Retrofoguetes sabem que o estilo é intrinsecamente ligado às formações orquestrais.

“Como a ideia para o disco era uma trilha, queríamos nos aproximar ao máximo de nossas referências, que são os maestros compositores que gravavam com orquestras”, diz Rex.

“Acho que esse disco foi o mais bem-sucedido nessa busca por esse som específico. Conseguimos andar mais, ousar mais. Quando gravamos, não economizamos no trabalho. Não nos satisfizemos com o segundo melhor resultado, sempre buscamos o melhor. No final, gravamos 17 músicas, mas só 13 entraram no disco”, afirma andré t.

"Em todos os sentidos, os caras trabalharam muito: nas composições, nos arranjos, tudo. As músicas que ficaram de fora são tão boas quanto. Rex comprou uma bateria original de 1960 para gravar. Tinha que ter cuidado, por que se batia muito forte, ela desmontava. Fomos buscando essas coisas mesmo. Fabinho foi fantástico, comprou um baixo acústico e saiu tocando, foi incrível. Julio e Morotó buscaram timbres exaustivamente. Não economizamos tempo", conta andré.

Uma pena é que esta sofisticação toda que o quarteto imprimiu ao álbum dificilmente será vista ao vivo: “Para o disco, não fizemos qualquer tipo de economia. Obviamente, para os palcos, é outro formato. Na maioria das vezes, será só o quarteto mesmo”, admite Rex.

Por esta e outras razões, o show de lançamento ainda não tem previsão de data. “Esta é a pergunta mais difícil. A gente gostaria de fazer com todos que gravaram, como fizemos no show do Chá Chá Chá, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.  Seria realizar o mesmo sonho duas vezes”, diz Rex.

“Foi super bonito e obviamente desejamos repetir a façanha, mas não é fácil. Estamos trabalhando para isso. Inevitavelmente, (o show de lançamento do Enigmascope) vai ser em um teatro, mas ainda não sabemos qual, nem quando”, diz.

Continuação direta dos lendários The Dead Billies, os Retrofoguetes, apesar de todos os percalços e dificuldades, demonstram fôlego criativo de sobra para continuar produzindo por muitos anos ainda.

E como o “Volume 1” no título indica, os Retrofoguetes voltarão em breve.

“É como se fosse um franquia cinematográfica. A gente já partiu para esse disco pensando em dois ou três volumes. É que a gente passou por um hiato grande, foram sete anos entre o Chá Chá Chá e este, os últimos anos foram improdutivos por uma série de problemas. Nossa ideia agora é ter uma produção mais constante e não ficar mais cinco ou sete anos sem gravar”, conclui Rex.

O CD Enigmascope - Volume 1 está à venda nas lojas MídiaLouca, Pérola Negra, PHNX, Alvaro Tattoo, Companhia da Pizza e Portela Café.

Os Retrofoguetes retornarão.

Ouça Enigmascope.

8 comentários:

Franchico disse...

A propósito, segue informação pescada do Facebook dos Retros:

"Hoje, às 18h, na Rádio Educadora FM 107.1, o Especial das Seis apresenta em primeira mão o álbum Enigmascope Vol.1 dos Retrofoguetes. O programa pode ser ouvido também online no site da rádio: www.educadora.ba.gov.br"

Márcio A Martinez disse...

Capa seeensacional! Acho que Morotó Slim deveria mudar o nome para Fat Morotó!
Parabéns aos espiões que saíram duma fria!

rodrigo sputter disse...

tem o disco no canal dos caras do youtube...recém criado...

a globo é foda...mandou fátima bernades e william bonner se separarem para tira o foco do impeachment...

Franchico disse...

Então, quem viu Capitão América - Guerra Civil provavelmente notou que Thor e o Hulk não apareceram no filme. Agora a Marvel soltou um vídeo mostrando o que Thor andou fazendo esse tempo todo:

https://youtu.be/m8ZqC5XN3q8

Franchico disse...

Green Day, o idiota americano, o idiota brasileiro e o impeachment:

http://www.brasilpost.com.br/francisco-toledo/corrupcao-brasileiro_b_11793672.html?utm_hp_ref=brazil

Franchico disse...

Poxa, brigadão aí a todos os políticos e cidadãos de bem que votaram e apoiaram nas ruas o impeachment de Dilma! Foi mesmo um grande serviço patriótico prestado a nação! Tiraram os ladrões de PT para colocar os ladrões do PMDB, PSDB, PSC e demais legendas de aluguel no lugar! Me sinto muito melhor e mais seguro agora com um governo que pretende aplicar uma série de medidas conservadoras e autoritárias que ninguém aprovou nas urnas! Brigadão aí a todos os envolvidos! Pra frente Brasil! Adoooooro!

Franchico disse...

É muito cretino. "Perderam em 1964. Perderam em 2016", diz o bobinho canalha do Eduardo BolsoLIXO.

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/31/eduardo-bolsonaro-viva-ustra-impeachment_n_11798650.html?utm_hp_ref=brazil

POIS VOCÊS PERDERAM EM 2002, 2006, 2010 E 2014. E VÃO PERDER EM 2018 DE NOVO, OTÁRIO! COVARDES, CANALHAS QUE SÓ GANHAM SEM LEGITIMIDADE, NO GOLPE, NA FORÇA BRUTA! FODAM-SE MILICOS! FODAM-SE! AGUARDEM 2018!

Adelvan disse...

http://pdrock-sergipe.blogspot.com.br/2009/05/retrofoguetes-no-capitao-cook.html - MELHOR SHOW DO RETROFOGUETES QUE FUI. Só acabou pq Rex pulou a janela e fugiu.