quarta-feira, agosto 10, 2016

DOIS EM UM SAI DE CENA EM ALTO ESTILO

Duo baiano faz quatro shows na CAIXA Cultural para lançar DVD gravado pela Natura Musical e se despedir do público

O Dois Em Um ao cair da tarde no Museu WP. Foto Mayra Lins
Gravado à beira da Baía de Todos os Santos em uma tarde mágica de setembro do ano passado, o DVD Dois Em Um Ao Vivo no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Natura Musical) tem shows de lançamento em Salvador em quatro sessões, de amanhã até domingo, na CAIXA Cultural.

No palco, o duo formado por Luisão Pereira (guitarra, voz e programações) e Fernanda Monteiro (voz e violoncelo) atuará em formato reduzido, sem contar com a numerosa banda que a acompanhou nas gravações – exceção feita ao  pernambucano Zé Manoel.

“Pois é, só tem fera (no DVD). Felipe (Dieder, bateria), Tadeu (Mascarenhas, baixo) e Livia (Nery, teclados) fizeram todos os shows da turnê do DVD da Natura. Fizemos São Paulo, Belo Horizonte e Rio de janeiro , que foi o último e foi incrível”, conta Luisão.

“Mas, neste show da CAIXA Cultural, a gente resolveu fazer um formato e conceito diferentes. Seremos eu e Fernanda, como no início da banda, mais Zé Manoel junto com a gente quase que o show inteiro. Tá muito especial”, diz.

Na CAIXA, Luisão, Fernanda e Zé desfiarão o repertório do DVD, todo de autoria do Dois Em Um: “Todas as canções são dos dois discos que lançamos: Dois Em Um (2009) e Agora (2013). Foi bem difícil (selecionar o repertório), pois queríamos fazer um DVD enxuto, mas que representasse bem a essência da banda”, afirma.

Fim de um ciclo

Com o convidado no DVD e nos shows Zé Manoel (último à dir.)
A má notícia é que este shows, muito provavelmente, serão os últimos da Dois Em Um, um dos projetos musicais mais bonitos surgidos na Bahia nos últimos dez anos.

“Eu e Fernanda temos conversado bastante sobre isto. Nossas vidas fecharam um ciclo e a gente acha que o Dois Em Um também fechou o dele”, afirma Luisão.

“Mas sempre entramos em estúdio, como nestes dias em que estamos ensaiando, sentimos que as músicas tomaram vida própria, como um filho que cresceu, aprendeu a andar e a gente não tem mais tanto controle dos seus passos, caminhos e escolhas. Apenas um orgulho danado daquilo que criamos”, observa.

Ainda assim, até segunda ordem, o  show de domingo é mesmo o último do duo: “Realmente, neste momento, não sabemos responder se ainda faremos mais shows”, diz.

A boa notícia é que o legado deixado pela banda é mais do que positivo: dois álbuns e um DVD bonitos de doer, de dar orgulho a todos que ainda valorizam a beleza na Bahia.

O DVD é, desde já, um dos mais originais lançados no Brasil: gravado em um cenário deslumbrante, aproveitando a luz natural do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho.

“A direção de arte de Mayra Lins é uma coisa primorosa. Ela sempre entendeu a vibe do dois em um (é dela a capa do segundo disco) e dai quando ela nos mostrou a foto do local, parecia que ela tinha lido o nosso imaginário. ​O local é incrível. Deu muito trabalho, pois tivemos que levar caminhão de equipamentos e também gerador de energia, pois o lugar estava deserto. Mas o cenário é todo de lá, as conchas que ambientam, as folhas, tudo”, conta.

Luisão e Fernanda: fim de um ciclo na vida e na música
“A equipe toda foi maravilhosa e a captação tanto das imagens quanto do som ficou incrível. conseguimos captar ate os grilos, pássaros e toda fauna daquele lugar. Foi realmente mágico. Todos estavam trabalhando encantados. ​(A locação) É a cara do Dois Em Um e Mayra sabia disto. (O artista plástico) Joãozito levou ela e Gilberto (Monte, produtor executivo) lá, daí eles ficaram encantados, tiraram fotos e foram nos mostrar. A mata atlântica, uma casa e o mar. Era o dois em um em forma de lugar.​ E ter ganho o edital do Natura Musical proporcionou pra gente toda estrutura e condição pra gravar lá naquele lugar mágico. Foi realmente incrível”, observa.

Concluída esta fase do Dois Em Um, o músico parte para tocar seus projetos pessoais.

"​Estou sempre produzindo, compondo e gravando... Tenho reunido um monte de parceiros novos e experimentado coisas. Me arrisquei até como baixista, fiz shows com Zé Manuel e até gravei o MultiShow com ele. Neste mês, estou envolvido com a direção musical do projeto de Acervo e Memória do meu tio Ederaldo Gentil, finalizando o primeiro disco aos sessenta anos do meu irmão mais velho, Tatau Pereira, que é um compositor e cantor genial, fazendo uma trilha pra um diretor na Inglaterra e ainda tem rolado um tempinho pr'eu compor coisas pra um disco solo que estou pensando gravar em 2017", conclui Luisão.

Circuito Música Bahia: Dois em Um / De amanhã a domingo, às  20h e  19 horas (domingo) / CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57) / R$ 10 e R$ 5 / Informações: (71) 3421-4200 / Estacionamento gratuito ao lado

Dois Em Um Ao Vivo no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho / Dois em Um / Natura Musical / Preço não informado

10 comentários:

Franchico disse...

O Tucanistão é mesmo um lugar engraçado.

Liberam o salafrário ficha-suja do Russomano pra concorrer a prefeitura

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/09/stf-russomanno-prefeitura_n_11408364.html?utm_hp_ref=brazil

Mas a CPI da merenda não avança por... falta de quórum

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/08/sessao-da-cpi-da-merenda-em-sp-e-encerrada-por-falta-de-quorum.html

Confesso que adoro falar mal da minha Bahia - sou nascido e criado aqui, no seio de nossa patética classe-média há 44 anos. Tenho conhecimento para detonar isso aqui - e quem não gostar que se lasque.

Mas São Paulo.... Cara, São Paulo.... Ó, deixa pra lá.

Franchico disse...

Que grande estadista!

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/09/donald-trump-armas-eua_n_11410288.html?utm_hp_ref=brazil

SQN

Franchico disse...

Venho dizendo isso há anos: o Brasil é um país de psicopatas.

http://olimpiadas.uol.com.br/colunas/roberto-salim/2016/08/09/mae-de-joanna-fica-indignada-com-ataques-a-filha-um-pais-de-psicopatas.htm?cmpid=tw-uolnot

Franchico disse...

Psicopatas e cínicos:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/juiz-que-sustou-posse-de-lula-e-tinha-fora-pt-no-facebook-da-palestra-sobre-imparcialidade/

Franchico disse...

LEE. RANALDO. EM. SALVADOR.

https://www.facebook.com/events/1137146949662441/

Franchico disse...

O cinismo Republicano não conhece limites.

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/10/donald-trump-hillary_n_11424514.html?utm_hp_ref=brazil

Eles acham que todo mundo é otário, que vai acreditar que ele não disse o que disse, quando disse exatamente aquilo que disse: que "o pessoal da 2ª emenda (aquela que garante a todo cidadão portar armas) deveria cuidar de Hillary". Ou seja: ATIRAR NELA.

O pior é que ainda tem otário conservador - sem contar os mal-intencionados que sabem muito bem o que Trumpete disse (e aprovam tudo) - que acreditam que ele não disse o que disse. Que a culpa é da mídia, que distorce tudo.

Para, para que eu quero descer.

Isso, ignorantes, votem nesse palhaço, coloquem-no na Casa Branca. Ele é tão engraçado, né? Diz na lata tudo o que vcs gostariam, né? Vocês vão ver quem vai rir por último. Uma coisa eu garanto: NÃO SERÃO VOCÊS - NEM SEUS FILHOS.

Franchico disse...

Ainda sobre o babacão engravatado do Trumpete:

https://www.facebook.com/editoraveneta/photos/a.274650125971601.43544.274641875972426/738405066262769/?type=3&theater

Franchico disse...

Essa HQ do Visão precisa sair logo no Brasil:

http://www.bleedingcool.com/2016/08/10/the-vision-by-tom-king-and-gabriel-is-ripping-my-heart-out-each-month/

rodrigo sputter disse...

russumano o defensor dos oprimidos?
https://www.youtube.com/watch?v=l7I70RMUARY

o q rolou com a mina?
achei isso aqui:

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/rio-2016/noticia/2016/08/10/joanna-maranhao-pede-desculpas-por-comentarios-discriminatorios-nas-redes-sociais-248175.php

quero ir pro lee, foda q tou sem grana, tive um "acidente" em casa, com meu dedo, e meu pai me ajudou com 200 contos pra consulta + procedimentos, torcendo pra num rolar cirurgia.

Franchico disse...

A menina andou falando bobagem mesmo no tuíter. Mas até aí, quem nunca, né?

Só que, como ela se posicionou fortemente pró-minorias e esculhambou o Bolsolixo, os babaquinhas punheteiros, criados a leite com pêra, se acharam no direito de esculhambar, agindo como juízes, juri e executor, justiceiros de smart phone pra cima da criatura.

Só que, como ela já contou antes, ela foi estuprada quando criança, daí a luta dela contra a pedofilia.

Aí neguinho foi lá dizer que ela merecia ser estuprada novamente, dizer que ela deveria morre afogada, que a mãe dela morresse e tal.

Sabe como é, essas coisas que a "gente de bem" do Brasil adora fazer.

Ainda bem que são gente "de bem".

Já pensou se fossem "do mal", como eu?