sexta-feira, agosto 19, 2016

BEN-HUR SÉCULO 21

Estreia: O novo Ben-Hur faz jogada inteligente ao fugir de comparações com o clássico de William Wyler, constituindo peça de entretenimento bem acabada 

Messala (Kebbell) e Ben-Hur (Huston) na corrida de bigas
Antes de qualquer coisa, é bom deixar claro: esta nova versão de Ben-Hur não deve ser comparada de forma alguma ao clássico vencedor de doze Oscars dirigido por William Wyler em 1959.

É outro século, outra tecnologia, outro roteiro, outras intenções, outro estilo de interpretação, enfim: a comparação não faz sentido.

Não a toa, os atores tem declarado à exaustão que não se trata de um remake, e sim, de um filme baseado no livro Ben-Hur: Uma História dos Tempos de Cristo (1880), de Lew Wallace.

Este Ben-Hur se inscreve na categoria de outros filmes de época mais recentes, como Êxodo: Deuses e Reis (2014, de Ridley Scott), Noé (2014, de Darren Aronofsky), ou Pompeia (2014, de Paul W.S. Anderson).

Dirigido por Timur Bekmambetov, um russo de origem cazaque especializado em filmes de ação altamente adrenalizados, como Procurado (2008) e Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012), o Ben-Hur do século 21 tem duas características marcantes: demarca razoavelmente bem a questão política da ocupação romana em Jerusalém na época de Jesus Cristo e, ao contrário do clássico de 1959, faz uma opção  filosófica pelo perdão, ao invés da vingança.

Briga de irmãos

Jesus (Santoro) dá água para Ben-Hur
Na trama, acompanhamos a saga de Judah Ben-Hur (Jack Huston), membro de uma família da nobreza judaica de Jerusalém.

Ele cresceu ao lado do seu irmão adotivo, Messala Severo (Toby Kebbell), de origem romana, povo que invadiu e tomou o poder da cidade.

Crescido, Messala se torna oficial do exército romano. Em campos opostos, Messala condena a família que o criou à escravidão.

Após muito penar, Ben-Hur consegue se libertar e volta à cidade para desafiar o irmão traidor para uma corrida de bigas.

Em suas muitas idas e vindas, Ben-Hur cruza algumas vezes com um certo cabeludo cheio de ideias que provavelmente seria dispensado como “esquerdopata” nas redes sociais de hoje: Jesus Cristo (Rodrigo Santoro, em atuação serena).

Como se pode imaginar, Ben-Hur 2016 é um bom filme de entretenimento, com orçamento de blockbuster – aposta arriscada para o estúdio Paramount, que tem que enfrentar nas bilheterias os filmes de super-herói.

A favor, uma direção equilibrada do russo, que guardou as câmeras alucinadas para duas cenas: a icônica corrida de bigas e a sequência do protagonista escravizado na galera. Toda vista da perspectiva do escravo, ou seja, do porão do navio, esta ficou tão boa que ofuscou as bigas.

O pior do filme é o final. Sem entregar spoiler, a opção pelo perdão poderia ser melhor explorada. Do jeito que ficou, lembra novela global.

Ben-Hur / Dir.: Timur Bekmambetov / Com Jack Huston, Toby Kebbell, Rodrigo Santoro, Morgan Freeman, Nazanin Boniadi / Cinemark, Cinépolis Bela Vista, Cinépolis Shopping Salvador Norte, Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela / 14 anos

10 comentários:

Franchico disse...

A que ponto chegamos: a promessa de campanha que agrada ao eleitorado agora não é ampliar os direitos das minorias, é corta-los.

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/18/doria-secretarias-mulhereres_n_11597818.html?utm_hp_ref=brazil

Também, vai esperar o que desse verme rastejante e do eleitorado "de bem" paulistano?

Franchico disse...

No Brasil é assim: a estuprada é culpada pelo estupro, o agredido é culpado pela agressão, o roubado é culpado pelo roubo, o eleitor é culpado por votar, o trabalhador é culpado por trabalhar, o empreendedor por empreender, o humano por viver.

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/18/fotografo-culpado-violencia-pm_n_11596878.html?utm_hp_ref=brazil

Só quem não tem culpa é quem está no poder. Só quem não tem culpa é quem pode mandar. E foda-se eu, você, a estuprada, o agredido etc etc etc.

Vai Brasil! Adooooro.

Franchico disse...

Os caras usam roupas curiosamente parecidas com uniformes nazistas no show e o vocalista manda expulsar fãs que o desagradam - sabe lá por que.

https://omelete.uol.com.br/musica/noticia/vocalista-do-slipknot-corey-taylor-expulsa-fa-de-show-veja/

Sempre achei essa banda um lixo mesmo.

Franchico disse...

Me encanta enormemente o nível da nossa classe médica:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/dopasmina-o-machismo-no-nome-da-turma-de-medicina-da-ufpb-por-luisa-gadelha/

Não que (por outras razões) o nível da classe jornalística seja muito mais alto, claro.

Franchico disse...

Texto de correspondente veterano do NY Times no Brasil, que traz algum consolo:

http://www.nytimes.com/2016/08/16/opinion/brazils-uplifting-olympics.html?_r=2

Sim, talvez o Brasil não seja tão ruim.

A gente tem é que tomar vergonha na cara e varrer os fascistas de volta pra as trevas de onde nunca deveriam ter saído.

Rodrigo Sputter disse...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/lider-do-mbl-e-preso-depois-de-dar-baixaria-na-camara-municipal-de-sp/

oxe, o cara é contra a corrupção e é filiado ao DEM?
pelo pouco q eu sei o partido tem um monte de corrupto...reclama de ditador, mas tem atitude autoritária e chega no meio de uma sessão na câmera de sp e faz isso??

vão dizer q se fosse hitler ninguém ia reclamar...e etc...imagine quando for vereador pelo "incorruptível" DEM...vai fazer q nem o vô de grampinho...violar votos...

tudo em q google num pode ser tudo isso de verdade, mas uma googleada rápida:

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=politicos%20do%20dem%20corruptos

pq não montou um partido com pessoas q não foram acusadas de corrupção...num era apartidário??

o psdb vai cortar essas secretarias pras minorias?? mas eles são de esquerda man...comunistas...isso aí é tramóia bicho...eles qeurem dar golpe comunista.

o dotô depois recrama dus médico di cuba:

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/07/medico-debocha-de-paciente-na-internet-nao-existe-peleumonia.html

nessas horas que num se tem pena de um mecânico cobrar um absurdo num conserto do carro de um safado desse...q nem sei se sabe escrever direito...mauricinhos de merda...o + "legal' é que tem gente nos comentários do site defendendo...fora q várias meninas comentam o post do "gatinho" pagando pau pra ele...depois é maltratada e acha normal...usada somente como objeto e sem carinho nenhum...carinho pra q...num consegue atender uma pessoa de maneira humana...imagine amar ou dar prazer pra alguém...

viva os policiais cibernéticos:

http://www.brasilpost.com.br/2016/08/17/foto-contexto-mae-bebe-_n_11570456.html

Rodrigo Sputter disse...

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/29/pessoas-nuas-historia-da-_n_11263276.html

a piada seria engraçada se a pessoa entendesse realmente de artes plásticas...

Franchico disse...

Pelo jeito, não fui só eu que curti as narrações dos jogos de vôlei pelo Rômulo Mendonça na ESPN...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-ouro-do-volei-nao-seria-o-mesmo-sem-a-voz-do-anti-galvao-da-espn-por-kiko-nogueira/

MACHO ALFA!

Adelvan disse...

Fui ver ontem - me surpreendi com a cena da corrida de bigas, maravilhosa. Não fez vergonha. A cena da batalha naval também é foda. Dito isto, todo o resto é um lixo. Que filme ruim! Já imaginava, esse russo aí - o diretor - é bem ruinzinho. Fui só por absoluta abstinência cinematografica mesmo. Tá osso ir ao cinema aqui em Aracaju, praticamente só blockbusters idiotas dublados. Isso e os preços exorbitantes estão acabando com um hábito - ir ao cinema - que eu cultivo desde 1977, quando fui ver Guerra nas Estrelas no cinema santo antonio em itabaiana, onde morava. Tinha 6 anos, não sabia nem ler ainda, fiquei enchendo o saco de minha irmã mais velha pra me explicar o que estasva acontecendo ...

Vai no show do Lee Ranaldo?

Tô querendo ...

Franchico disse...

Pra mim, A Cena do filme é a da batalha naval, aliás, toda aquela sequência da galera ficou muito boa. A cena da corrida também é massa, claro. de resto, realmente pouco se salva nesse filme. Mas enfim, é só mais uma mera desculpa para vender pipocas ao azeite trufado pra coxinha...

Mas Adelvan, não é só aí em Aracaju que tá ruim de ir no cinema, não. Aqui também é assim. Desisti de assistir Esquadrão Suicida por que simplesmente não há sessões legendadas em horário decente, só a partir das 21 horas.

Sim, pretendo ir no show do Ranaldo, claro!