quinta-feira, fevereiro 11, 2016

CAPITÃO ZOEIRA

Estreia: Zoando tudo e todos, o super-herói Deadpool estreia nos cinemas em adaptação fiel ao estilo anárquico das HQs

Own, que blog fofo, gente!
Mesmo quem gosta, deve admitir: filmes de super-heróis são duros de “engolir” – de se levar a sério, enfim.

Para estes, e até para quem insiste em levar a sério homens de roupa colante se estapeando, Deadpool é a solução.

O personagem, surgido nos quadrinhos da linha X-Men da Marvel em 1991, chega agora aos cinemas em uma comédia de ação estrelada e co-produzida por Ryan Reynolds.

O ator, que até faz filmes sérios como A Dama Dourada nas horas vagas, buscou em Deadpool a redenção por uma série de fracassos em adaptações de super-heróis, como Lanterna Verde (2011) e X-Men Origens: Wolverine (2009).

Neste último, Reynolds encarnou uma versão totalmente deturpada do próprio Deadpool: sem uniforme e com a boca costurada – uma óbvia sacanagem com o personagem, que é justamente conhecido como Merc with a mouth (o mercenário tagarela).

Após muita batalha com o estúdio, investidores e campanhas junto aos fãs, Reynolds finalmente conseguiu bancar uma adaptação 100% fiel ao espírito de Deadpool: anárquica, violenta, politicamente incorreta e neurótica.

HQ da fase Kelly / McGuinness: paródias
Não a toa, o filme ganhou classificação proibida para menores de 18 anos nos Estados Unidos, graças ao “excesso de violência, linguagem inapropriada, conteúdo sexual e nudez gráfica”, segundo o  MPAA (Motion Pictures Association of America), órgão censor norte-americano.

No Brasil, o Ministério da Justiça liberou Deadpool com classificação de 16 anos, em cópia sem cortes.

Origem nas HQs

Criado pelos quadrinistas Fabian Nicieza (roteiro) e Rob Liefeld (desenhos), Deadpool surgiu em meio à febre mutante do início dos anos 1990, quando a linha X-Men se expandiu em dezenas de revistas.

Mas o personagem só vingou mesmo quando foi reinventado em 1997 por outra dupla, o escritor Joe Kelly e o desenhista Ed McGuinness em sua primeira revista mensal solo.

Cômica, a HQ parodiava as outras revistas  da própria Marvel e deu ao Deadpool dois ajudantes: Fuinha (Weasel), o hacker nerd, e Al, uma senhora cega que fazia as vezes de mordomo e tinha que aguentar as chicanas do patrão.

Inicialmente cult, o título foi ganhando popularidade com os anos, tornando Deadpool um dos personagens mais queridos dos fãs de quadrinhos desde então.

Mais risos do que tiros

A maravilhosa Morena Baccarin
Fiel, o filme conta a história de Wade Wilson (Reynolds), um veterano de guerra que é diagnosticado com câncer terminal justamente quando encontra o amor com a prostituta Vanessa (a atriz brasileira-norte-americana Morena Baccarin).

Desesperado, Wilson se oferece como cobaia para um tratamento experimental comandado por Ajax (Ed Skrein).

Torturante, o tratamento consiste em provocar uma mutação nos genes do paciente, gerando o chamado fator de cura, que neutraliza qualquer dano ou doença, seja tiro, facada, câncer ou gripe.

O tratamento dá certo, mas Wilson sai dele desfigurado – e louco de pedra. Irado, passa a atuar como mercenário e a caçar Ajax, para se vingar.

Tudo isso é contado de forma não-linear, com idas e vindas, enquanto Deadpool, que não para de falar diretamente com os espectadores, decapita capangas de Ajax no trânsito e aporrinha os X-Men Colossus (Andre Tricoteux, hilário com o sotaque russo adequado ao personagem) e Míssil (ou Negasonic Teenage Warhead, a mutante com nome de música da banda Monster Magnet, interpretada por Briana Hildebrand).

Escrito por  Rhett Reese e Paul Wernick (a dupla de Zumbilândia), Deadpool, na verdade, dispara mais piadas do que balas, com gracejos sobrando até para o fracassado filme do Lanterna Verde e a versão sem boca anterior do personagem, além de inúmeras piadas bobas com bunda e pinto.

Acrescente-se a isso as cenas de ação perfeitamente coreografadas e executadas e temos aqui o filme de super-herói mais engraçado da Marvel desde Guardiões da Galáxia.

Míssil, Deadpool e Colossus. A produção não teve grana pra pagar mais X-Men
Diferente deste último, porém, Deadpool consegue ser ainda mais  atípico: proibido para menores, com cenas ousadas de sexo, violência explícita e a  quarta parede demolida pela insistência do personagem-título em se dirigir ao público o tempo todo.

Conclusão: se o leitor mal pode esperar pela dramaticidade ostensiva e carregada de Batman vs. Superman (estreia em 24 de março), passe longe deste filme, ele não é para você. Se estiver a fim de adrenalina e risadas, embarque.

Deadpool (idem) / Dir.: Tim Miller / Com Ryan Reynolds, T.J. Miller, Ed Skrein, Morena Baccarin, Gina Carano, Andre Tricoteux, Briana Hildebrand, Leslie Uggams / Cinemark, Cinépolis Bela Vista, Cinépolis Shopping Salvador Norte, Espaço Itaú Glauber Rocha de Cinema, UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela / 16 anos

22 comentários:

Franchico disse...

Essa é incrível. Um cara chamado Will Kaufman, Professor de Literatura Americana e Cultura na University of Central Lancashire descobriu que Fred Trump, pai do Donald, é citado nominalmente em uma canção de Woody Guthrie como o senhorio racista afiliado à KKK:

http://boingboing.net/2016/01/22/donald-trumps-dad-was-woody.html

CHRIST WHAT AN ASSHOLE

Franchico disse...

O filme novo do Michel Moore, Where to Invade Next, parece bem legal:

http://boingboing.net/2016/02/10/review-of-michael-moores-w.html

No filme, ele viaja por vários países desenvolvidos da Europa (e até da África, como a Tunísia), mostrando que "o sonho americano está bem vivo em todo canto, menos na América".

TRECHINHO DA RESENHA:

"By the end of Where to Invade Next — after seeing working-class Italians with two months paid vacation, Finnish schools with no homework and the world’s best test scores, Slovenians going to college for free, and women seizing unprecedented power in Tunisia and Iceland — you may realize that the entire movie is about how other countries have dismantled the prisons in which Americans live: prison-like schools and workplaces, debtor’s prisons in order to pay for college, prisons of social roles for women, and the mental prison of refusing to face our own history".

Franchico disse...

A fantástica Ivan Motosserra Surf&Trash divulgou Cine Trash Tupy, mais uma faixa do seu aguardado primeiro EP:

http://ivanmotosserrasurftrash.bandcamp.com/track/cine-trash-tupy

Bravo!

Franchico disse...

Os caras do Stone Temple Pilot estão procurando um novo vocalista, após a morte do Scott Weiland, que já estava fora da banda há um tempão. E ainda tem gente achando ruim.

http://www.spin.com/2016/02/stone-temple-pilots-keeping-name-scott-weiland/

"Cara, se essa fosse a banda do Scott Weiland, ela já estaria acabada desde 1998".

Ora, eles até mesmo chegaram a gravar e excursionar com aquele bostinha lá do Linkin Park! Qualé a novidade agora? Deixa eles continuarem com a porra da banda deles!

rodrigo sputter disse...

"OPA!!! vou levar meu sobrinho pra ver na glauber pq lá pago meia pq sou cliente do itaú, massa, vamos ver a sessão....hummm...dublado, dublado, dublado,...A-HA, legendado!!!! mas pera...20:50...hhhummm...como volto pra casa??", vou ver se vou de bike com ele...só assim!!
foda vú!

e Ivan é foda, os caras me enviaram antes de lançar, quem tem moral é outra cousa...Chico, em breve vai sair um single de uma banda FODA da cidade-baixa, ams né minha não, aguarde!!

dia 15!!

e Woody, sempre foi foda!

Franchico disse...

Lana Del Rey, a indie diva nascida pronta por encomenda, faz mais um vídeo para causar tremeliques na patuscada hipster nascida ontem.

http://www.spin.com/2016/02/lana-del-rey-father-john-misty-freak-video-new/

Ela é fantástica, linda, até canta bem etc e tal. Só falta fazer música boa.

Desculpem, mas essa mulherzinha nunca me convenceu.

Sou mais Courtney Barnett, que é um canhão, mas pelo menos faz rock mermo, num fica tirando ondinha de "artista sensível":

https://youtu.be/o-nr1nNC3ds

andre L.R. mendes disse...

Eu não sou muito fã do personagem...mas depois desse texto eu vou pagar o ingresso. :D

Franchico disse...

Ai ai ai, o Howard vai ser papai!

http://omelete.uol.com.br/series-tv/noticia/the-big-bang-theory-tera-grande-surpresa-nesta-temporada/

"Quem vai ser papai?"

https://youtu.be/AxkbcN0x73s

Franchico disse...

...Então, Juliana Paes é a nova peguete do Tony Stark.

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/homem-de-ferro-mike-deodato-desenha-juliana-paes-como-par-romantico-de-tony-stark/

Hein?!?!

Franchico disse...

O macaco tá certo!

https://br.noticias.yahoo.com/armado-com-uma-peixeira-macaco-b%C3%AAbado-amea%C3%A7a-121014375.html?linkId=21213559

Bebe cachaça, ameaça os home, gosta de mulher, afia a peixeira e ainda se cama Chico!

Todo Chico é foda.

Rodrigo Sputter disse...

https://gameoverriverside.bandcamp.com/track/deep-waters

Saiu o Single novo da banda Game Over Riverside...e esse que vos escreve é o modelo da capa do single...cliquem e confiram...imperdível!!!

Rodrigo Sputter disse...

Achou o q do som e da capa Chicón??
Eu achei q minha cara na capa poderia ser mió... Mas os caras gostaram...e a Tiazinha do batera achou q eu era um bêbo que entrou na casa, caiu na piscina e tava se afogando....trancou a casa e ia ligar pra polícia. Depois foi q viu q era uma sessão de fotos.

Franchico disse...

Vis, Sputter! Irada, a foto!

A cor vermelha na água foi adicionada depois ou vcs jogaram tinta na piscina mesmo?

Franchico disse...

Não sou paga-pau de gringo (ou pelo menos, tento não ser).

Mas é impossível não concordar com cada linha que esse americano escreveu aqui sobre / para o Brasil.

http://markmanson.net/brazil_pt

O cara entendeu o Brasil melhor que muito sociólogo por aí!

Na mosca TOTAL.

E quem está reclamando é por que é parte do problema.

Porra, eu que concordo e não estou reclamando sou parte do problema - imagine os babaquinhas mimados quem estão esperneando no Facebook, só por que ele esfregou nossa mentalidade vagabunda em nosso focinho.

Franchico disse...

Todo castigo pra corno de Maomé é pouco:

https://br.noticias.yahoo.com/ex-escravas-sexuais-do-isis-formam-unidade-militar-080916648.html

Espero que sejam todos capados e tenham os devidos pintos enfiados na boca até sufocar.

Franchico disse...

O dia em que os americanos descobriram que Beyoncé é... NEGRA?

http://www.brasilpost.com.br/2016/02/14/snl-formation-beyonce_n_9232346.html?utm_hp_ref=brazil

SNL still rocks, baby!

Franchico disse...

O que uma pessoa baixa assim vai fazer num show de Jorge Ben Jor? Procurar confusão, "causar"?

http://www.brasilpost.com.br/2016/02/15/jorge-ben-racismo_n_9236272.html?utm_hp_ref=brazil

Tinha que ser almoçado ali mesmo, porra! No ato, para não haver dúvidas do por que.

Franchico disse...

Depois das mulheres nuas, a Playboy americana agora abre mão dos cartuns.

http://www.bleedingcool.com/2016/02/14/playboy-now-does-away-with-cartoons/

Cabou, né? Fecha a conta e passa a régua!

Franchico disse...

"Deadpool has changed the game".

http://www.bleedingcool.com/2016/02/15/the-deadpool-effect-greenlights-for-lobo-harley-quinn-and-venom/

É um mundo todo novo, babe. Aperte os cintos.

Franchico disse...

Assino embaixo dessa crítica. Walking Dead ontem QUEBROU TUDO!

http://omelete.uol.com.br/series-tv/artigo/the-walking-dead-se-inspira-em-hq-e-volta-em-alto-nivel/341900/

Rodrigo Sputter disse...

não man, que $$ o rock baiano tem pra isso-ehheheheh
e o som??
curtiu??
sou fan dos caras e espero essa gravação há 11 anos!

Anônimo disse...

Olá, Franchico! Aqui é o Leo Cima, tudo certo?

A cor vermelha na água da piscina foi adicionada depois.

Essa é a primeira de seis músicas que iremos lançar até abril, é a minha antiga banda que retornou depois de 8 anos.

Grande abraço para ti, meu caro!