sexta-feira, fevereiro 05, 2016

SEXO FAZ O TEMPO PARAR

Criminosos do Sexo, de Matt Farction e Chip Zdarsky, diverte com trama sobre orgasmos paralisantes

Não é incomum experimentar a sensação de que o tempo parou em um momento de grande comoção.

Pode acontecer ao se receber uma notícia muito importante (boa ou má), em um momento de perigo, ao ganhar na Mega-Sena ou... em um clímax sexual.

Na HQ Criminosos do Sexo, de Matt Fraction e Chip Zdarsky, a ideia é levada ao extremo.

Fraction, o escritor da HQ, é um dos nomes mais quentes dos quadrinhos norte-americanos da última década.

Indicado diversas vezes ao Eisner Awards (o Oscar das HQs), o roteirista já pintou e bordou na Marvel.

Ao lado do desenhista francês David Aja, reinventou o Gavião Arqueiro (dos Vingadores) como um defensor popular pé no chão e o Punho de Ferro como uma espécie de linhagem, no estilo do antigo Fantasma, de Lee Falk.

Teve ainda boas passagens por títulos-chave da editora, como Thor, Homem de Ferro (onde assinou o ótimo arco Stark Resiliente), Homem-Aranha e Quarteto Fantástico.

Fora da Marvel, teve uma bem-sucedida parceria na Image com os gêmeos brasileiros Gabriel Bá e Fábio Moon em Casanova, uma extravagante HQ de espiões e fantasia.

Criminosos do Sexo, que também saiu nos EUA pela Image, é mais um sólido sucesso em sua carreira.

Congelados como estátuas

Bem-humorada e cheia de citações de cultura pop, Criminosos pode ser definida como uma espécie de Bonnie & Clyde para o século 21.

Há um simpático e fogoso casal de ladrões de banco e pessoas querendo dete-los.

Só que, tanto os ladrões quanto seus perseguidores compartilham uma estranha habilidade: eles são capazes de parar o tempo quando atingem o orgasmo.

Suzie e Jon, o casal de protagonistas, entram em banheiros de bancos, transam e então aproveitam para roubar, enquanto todos ao seu redor estão congelados como estátuas.


Suzie, que narra a HQ em primeira pessoa, é filha de um funcionário de uma grande corporação bancária, assassinado por um investidor enlouquecido e viciado em cocaína que perdeu tudo no estouro da crise econômica de 2008.

Ainda criança, ela descobriu seu poder ao se masturbar na banheira. Como sua mãe, uma viúva alcóolatra, nunca conversava com ela sobre sexo, Suzie achou que isso era normal.

Quando abordou as “vadias” de sua escola e elas não entenderam nada, a menina percebeu que era, de fato, especial.

Quando conheceu Jon, um ator desempregado, em uma festa e transou com ele, finalmente encontrou alguém com quem pudesse compartilhar seu segredo.

Eventualmente, claro, pessoas com habilidades similares surgem em seu caminho para acabar com a festa e adicionar  adrenalina à trama.

No encadernado capa dura da Devir estão os primeiros cinco números da HQ, deixando muitas questões em aberto: como Suzie e Jon adquiriram suas habilidades? O que é a Polícia do Sexo, que vai ao encalço do casal? Há mais pessoas como eles?

Leve (pelo menos até agora), divertida e irônica, Criminosos soa as vezes como uma metáfora para o despertar sexual feminino através da personagem Suzie, que parece ficar mais empoderada (para usar o termo da moda), à medida que a trama avança.

Merece menção também a arte do canadense Chip Zdarski, que valoriza com muitos efeitos especiais coloridos os momentos de clímax da HQ.

Criminosos do Sexo – Volume 1 / Matt Fraction e Chip Zdarsky / Devir / 136 páginas / R$ 65

8 comentários:

Franchico disse...

RIP Maurice White

http://omelete.uol.com.br/musica/noticia/maurice-white-fundador-do-earth-wind-fire-morre-aos-74-anos/

Fundador da maravilhosa big band de soul funk disco Earth, Wind & Fire.

Nunca vou esquecer o impacto de Let's Groove na minha mente infantil de nove anos. Eu ficava ligado na TV e no radio só esperando essa música, que amo até hoje, passar de novo.

Groove master!

Franchico disse...

Droga por droga....

http://www.brasilpost.com.br/2016/02/03/maconha-cheetos-doritos_n_9151898.html?utm_hp_ref=brazil

Rodrigo Sputter disse...

hj vc liga a tv e vê o q?
melhor ficar calado...vão te chamar de preconceituoso...elitista...e até racista...de qq coisa pq vc num curte certas coisas que é in gostar...mesmo sendo uma bosta...olha que sou um cara BEM tranquilo, cada um tem direito de ouvir o que quer...eu ouço cada tosqueira, mas tem umas coisas aí que eu vejo e penso "fudeu véi, que é isso?? as pessoas sempre foram retardadas, mas tão foda", eu sou um retardado, mas no mau sentido, do outsider...rocker...

Rodrigo Sputter disse...

certamente uma BOA maconha, natural, deve fazer mais bem do que cheetos e doritos...e olha quem tá falando é um cara que nunca fumou e gosta dessas merdas de salgadinho, mas raramente como...mas se botarem todo dia em minha frente-ehheehehhe
ainda bem que num botam e eu num compro...

Franchico disse...

Música nova da Teenage Buzz!

https://www.youtube.com/watch?v=qD_S_s-xFu4&feature=youtu.be

Cool, as ever!

Rodrigo Sputter disse...

nova????
2014...eu preferia quando eles tinham uma pegada mais garage, esse lance oasis e tame impala num é a minha, me bati dia desses com o vocalista/guitarra...foi legal conversar com ele, afinal, quem falou da banda pra vc fui eu, quem deu o nome do 1o EP e etc...ser esquecido é chato, ainda mais quando os caras eram amigos e tavam sempre conosco...mas enfim...gratidão não é uma coisa que se deve esperar de todo mundo...

Franchico disse...

De fato, vacilo meu, a música não é nova, foi postada em 2014.

Deixa de bobagem, Sputter! Vc queria o que também, uma medalha?

Não se chateie comigo não, tô falando pro seu bem: a gente nunca deve esperar nada dos outros, meu velho. NADA.

Assim, raramente nos decepcionamos. E o que vier é sempre lucro.

Pelo menos, essa é a minha filosofia.

(E olha que eu mesmo já andei me decepcionando por aí....)

Rodrigo Sputter disse...

não era medalha man, nem a pau...vc num sabe da missa metade...mas enfim...os caras eram meus amigos, eu apoiava mais a banda do que muita gente que entrou depois...dava mais força...e quem tem cabeça fraca vai pela cabeça do outros que quer tomar conta e direcionar a sonoridade ao seu bel prazer, tirando membro e colocando outros...enfim...num quero me expor aqui...embora a gente não saiba...mas MUITA gente lê isso...
num me decepciono mais, pq num espero nada...mas só fico daqui observando...até rolou aquele stress que vc sabe...e nem tou querendo ser bonzinho ou o melhor...sou humano...mas deixa lá...tou querendo é adiantar o meu lado e os meus não querem e infelizmente não dependo só de mim....