segunda-feira, agosto 30, 2004

Jimmy Page, o melhor guitarrista inglês?

A edição de agosto da revista inglesa Mojo, traz na sua capa o nosso Jaiminho Pagina, e encartada na sensacional entrevista realizada pela revista com Page e Jeff Beck(que são amigos desde a adolecencia)vem uma lista com os maiores guitarristas ingleses da historia,que reproduzo no final.Na entrevista,repito sensacional, os dois fazem um historico de como os branquelos rapazes ingleses,Beck, Page e Clapton, oriundos do "Lace Curtain Land", que são cidades industriais ao redor de Londres(algo como o ABC paulista),de origem operaria, foram influenciados pelo blues e pela marginalizada cultura negra norte-americana, e se transformaram,com excessão do genio Hendrix, nos mais influentes musicos do pós-guerra.Agora que tudo já foi dito e feito, fica parecendo que a jornada foi fácil e que o caminho para o mega estrelato já estava pavimentado.Muito pelo contrario, a Historia que esse caras protagonizaram é uma das coisas mais improvaveis que poderiam acontecer, coisa de um mundo experimentando profundas transformações sociais depois dos horrores da II Grande Guerra.O relato de Page e Beck,que na entrevista ficam medindo quem era mais pobre, é pungente e emocionante, alem de contar o impressionante trabalho de inovação e invenção sonora realizado por eles. Esses são os caras que realmente criaram e forjaram as tecnicas de guitarra moderna,que todos,fora Hendrix,copiaram, só isso.No final os dois prometem um inedito trabalho conjunto.Segue a lista da Mojo:

1-)Jimmy Page,segundo a Mojo "o maior mestre das cordas de todos os tempos"
2-)Jeff Beck
3-)Eric Clapton
4-)Keith Richards
5-)Hank Marvin, dos Shadows
6-)Peter Green,do Fleetwood Mac original
7-)Bert Jansch, musico folk
8-)Pete Townsend
9-)George Harrison
10-)Roobert Fripp
11-)David Gilmour
12-)The Edge
13-)John McLaughlin
14-)Mick Jones, do Clash
15-)Richard Thompson, do Fairport Covention
ainda Johnny Marr,Brian May,Kevin Shields,Tommy Iommi e Jonny Greenwood

7 comentários:

Franchico disse...

deve ser meio emcionante para esses senhores verem q hoje em dia, praticamente tudo o q foi / é feito de bom em termos de guitarra rock partiu de suas próprias seis cordinhas, com o devido crédito para o deus Hendrix tb, é claro. na lista, só achei q George Harrison, Toni Iommi e Pete Townshend mereciam melhores colocações. pô! o homem do the who abaixo do guitarista do Fleetwood Mac é forçar um pouco a barra, né? fica a sugestão para debates acirrados durante a semana do rock loco.

Franchico disse...

David Gilmour ficou muito abaixo do merecido tb. poucos (além de Clapton) souberam fazer uma guitarra chorar de forma tão bonita e melodiosa qto esse rapaz do Pink Floyd.

osvaldo disse...

Pois é Chicão, a discussão é interminavel, na propria revista tem uma lista complementar com mais 30 nomes,, como Blackmore,Alvin Lee, Will Sergeant, Mick Ronson, Bernard Butler ect.Dois nomes me chamam atenção, Steve Howe do Yes, que nos anos 70 era literalmente endeusado, foi 37 da lista, o que é bom demais pra mala, e para o meu gosto pessoal a maior injustiça que é a colocação de Rory Gallagher, foi n-o 29, pra mim um dos melhores de qualquer epoca.Quanto a Peter Green, se ligue é da fase original do Fleetwood(anos 60), quando a banda era de Londres e bluseira ortodoxa, nada tendo a ver com a banda que renasceu em L.A. nos 70, mas em todo caso não o colocaria entre os 20 melhores.

Anônimo disse...

marr merecia melhor colocação, e, sem dúvida, jaiminho merece o primeiro lugar. Mick Jones? me faça uma garapa de abará. Harrison? Sei não... na frente de Fripp? Keith Richards em quarto? E Mick Taylor?

Ronei Jorge

Anônimo disse...

pô e eric bell do Thin Lizzy

khrizz_fontaine disse...

Keith Richards...

Devia ta bem atrás do Gilmour, do Iommi e do Blackmore...

Eu acho que o Beck devia fikr atrás do Clapton(minha opiniao)...

o Gilmour devia tá pelo menos em 5, e o iommi, puxa vida, eu acho q ele influenciou muito mais que o Fripp,...

O blackmore então...

mas pelo menos naum se esqueceram deles...

Ernesto Ribeiro disse...

OK. Hora de separar os meninos dos HOMENS:

THE BEST BRITISH ROCK N ROLL GUITAR PLAYERS EVER:

1 - Mick Jones

2 - Tony Iommi

3 - Pete Towshend

4 - Steve Jones

5 - Keith Richards

6 - Ritchie Blackmore

7 - Bill Murray

8 - Adrian Smith

9 - Janick Gers

10 - Mick Ronson


... e o resto é pose pra turista.