sexta-feira, agosto 27, 2004

Califórnia nos seventies, skates, hard rock clássico, revolução jovem. Quer mais o quê de um filme?

Segue uma cult-dica bacana q postei no www.unyahna.br/frenteverso.
Dogtown and Z-Boys ? Onde tudo começou EUA, 2002. Documentário, 91 min. Direção: Stacy Peralta. Elenco: Sean Penn (narrador), Jay Adams, Tony Alva, Stacy Peralta.
Califórnia, anos 1970. Jovens surfistas ligeiramente desajustados de uma vizinhança pobre (a Dogtown do título) sofrem com a pior seca de todos os tempos, ocorrida no verão de ?74. Com o mar fraco, os surfistas pegam seus velhos skates, então esquecidos e fora de moda, e começam a aplicar suas manobras de surf sobre as pranchas com rodinhas nas calçadas inclinadas de escolas abandonadas. Paralelo a isso, o sol inclemente, quase um cúmplice, começa a secar as piscinas da vizinhança. Ousados, os skatistas invadem as casas com bomba e tudo para terminar de esvazia-las e cair dentro com o skate antes que a polícia chegasse. Nascia aí, de forma completamente despretensiosa e clandestina, um ramo da cultura jovem que hoje, completamente globalizada, enche de dinheiro o bolso de muita gente e movimenta campeonatos, revistas especializadas e muitas, mas muitas bandas de rock que se especializaram no som que faz a trilha sonora dessa rapaziada, o skate punk / hardcore contemporâneo de bandas como Fugazi, Offspring etc. Essa história, aqui resumida em suas linhas gerais, é apresentada neste excelente documentário com muitos depoimentos de pioneiros do skate radical como Jay Adams, Tony Alva e Stacy Peralta, também diretor do filme. Esses aí, e mais alguns outros, foram os primeiros skatistas da história a conseguirem patrocínio formal, no caso da loja Zephyr, daí o Z-Boys do título. Muitas imagens da época enriquecem e tornam ainda mais interessante o documentário, que na trilha sonora só apresenta bandas clássicas do hard rock da época, como Led Zeppelin, ZZ Top, Thin Lizzy, Alice Cooper, Black Sabbath, T-Rex e outros potentados do gênero. Califórnia, anos 70, skates, manobras radicais, rock pesado. O que mais um adolescente poderia querer? Só para terminar: a narração é do oscarizado Sean Penn, e a película ganhou prêmio de melhor filme no Spirit Awards (o Oscar do cinema independente) em Sundance, onde seu diretor (Stacy Peralta) foi também laureado. Disponível nas melhores locadoras da cidade.

Um comentário:

osvaldo disse...

Grande dica chicão, a estoria eu conhecia de ter lido em alguma revista, agora o filme com esta trilha me deixou afins.Rock Loco tambem indica filmes espertos.