terça-feira, fevereiro 05, 2019

PASSAPORTE PARA A CIDADANIA

Programa NEOJIBA abre inscrições para ocupar 300 vagas. Com 12 anos, a iniciativa forma orquestras mas não só: cidadãos conscientes e transformadores

Orquestra Juvenil da Bahia no Phillarmonie de Paris. Fotos Lenon Reis
Perto de completar 12 anos (agora em 2019), o programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) segue como um oásis de desenvolvimento social na Bahia.

Tanto segue que está abrindo hoje inscrições para crianças e jovens que queiram ingressar nas unidades de prática musical do programa.

São 300 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos núcleos sediados em Salvador e no interior: Pirajá, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Federação e Nazaré. No interior do estado, as vagas são para Vitória da Conquista, Jequié e Simões Filho.

Os responsáveis precisam levar os seguintes documentos no ato da inscrição: cópia da identidade e CPF do(a) ingressante; cópia da identidade e CPF do(a) responsável, comprovante de residência, comprovante de matrícula ou boletim escolar do ingressante, número do NIS/CadÚnico, cartão do SUS e duas fotos 3x4.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3117-4844, de segunda a sexta, no horário comercial.

Informação importante a quem pensa  se inscrever – seja a si mesmo ou o(a) filho(a), ou parente: não é necessário demonstrar aptidão musical.

“Toda criança a partir de seis anos pode participar do Programa NEOJIBA, desde que esteja matriculada na escola regular e que haja vaga disponível”, conta José Henrique de Campos, Gerente Pedagógico.

Aula de oboé com a professora Erica Smetak
“Todo ano os Núcleos de Prática Musical de Salvador e também do interior abrem vagas para novos integrantes, de acordo com a disponibilidade de vagas para os instrumentos musicais praticados nestes espaços. Não é necessário ter aptidão”, acrescenta.

Inscrita a criança (entre seis e oito anos), ela passa por um processo de iniciação musical: “Isto as ajuda a conhecer e escolher qual instrumento querem praticar. A maioria do Núcleos tem um recorte específico de atividades oferecidas, como por exemplo o Núcleo de Cordas Dedilhadas com grupos de violões, cavaquinhos, bandolins, etc. Ou o Núcleo do Bairro da Paz, com banda sinfônica e canto coral”, detalha José Henrique.

Já crianças em idade mais avançada ou adolescentes podem ingressar diretamente no instrumento de sua escolha.

“Mesmo assim, a equipe pedagógica direciona e orienta sobre novas possibilidades, dando ao integrante a oportunidade de experimentar outros instrumentos durante as semanas iniciais de prática”, conta José Henrique.

“Após a definição do instrumento, durante seu trajeto, o integrante pode mudar de instrumento 2 vezes, desde que haja vaga disponível”, diz.

Esforço e dedicação

Jovem musicista com o maestro fundador Ricardo Castro
Ao longo de pouco mais de uma década, o NEOJIBA já mudou a vida de mais de 10 mil crianças e jovens.

A “elite” dos jovens músicos formados pelo programa integra a Orquestra Juvenil da Bahia, que já realizou inúmeros concertos na Bahia, no Brasil e no mundo ao lado de solistas de renome.

Mas há outros grupos dentro do programa, como a  Orquestra Castro Alves (OCA), o Coro Juvenil do NEOJIBA, o Coro Sinfônico e grupos de câmara (formações menores).

“Ao longo destes 11 anos, o Programa NEOJIBA realizou mais de 1,3 mil apresentações públicas, para um público de mais de 700 mil espectadores. Mais de 10 mil crianças e jovens tiveram oportunidade de praticar um instrumento de forma regular”, conta.

Mas mesmo que nem todos os inscritos sigam carreira, foi no NEOJIBA que puderam transformar sua realidade, muitas  vezes  difícil, em algo positivo: “São jovens que hoje estudam, trabalham e praticam seus instrumentos musicais em diversos cenários da cidade, e que entenderam que o ‘sucesso’ e o ‘fracasso’ das suas vidas depende do seu esforço e dedicação em atingir seus objetivos”, conclui José.

Informações: www.neojiba.org

Nenhum comentário: