![]() |
João Liberato, Doutor em Música pela Ufba |
É o recital Sertão na Lapa do Mundo, com os músicos João Omar (violão) e João Liberato (flauta).
Ontem, o duo se apresentou no Weltmuseum Wien, em Viena, durante a sexta edição do Brasilianisches Kulturfestival Wien (Festival Cultural do Brasil), realizado pela Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura (Papagaio), organização sem fins lucrativos sediada em Viena.
As outras cidades visitadas pelo duo são Graz e Salzburgo (no dia 22, quinta-feira).
De volta ao Brasil, há apresentações previstas em Aracaju e em Vitória da Conquista, já no dia 2 de dezembro próximo.
O giro dos dois Joões se viabilizou quando o duo foi selecionado pelo Edital de Mobilidade Artística 2018 (SecultBA, do governo estadual).
Infelizmente, ainda não há previsão para um recital na capital baiana.
“Em Salvador ainda não. A ideia desse edital é levar produtos culturais da Bahia para outras plagas, do sertão de Conquista pra lugares distantes”, conta João Liberato, em brevíssima conversa via aplicativo de troca de mensagens.
Regional universal
![]() |
João Omar, Maestro (Ufba), compositor e filho de você sabe quem |
Naturalmente, as peças trazem em sua linguagem as cores e levadas típicas do sertão baiano, o grande tema da vida de Elomar – e também de seu igualmente talentoso filho.
Imerso no sertão de onde não costuma sair muito, Elomar – e João Omar – se valem da convivência com a cultura popular, com o falar do povo, os aboios e cantorias e até mesmo da própria natureza da caatinga e traduzem tudo isso em música.
O resultado é um mergulho sensorial que é ao mesmo tempo regional e universal, música que soa familiar para ouvidos de qualquer canto, seja Vitória da Conquista ou Viena, Salzburgo ou Aracaju.
No site Soundcloud de João Omar é possível ouvir on line seis peças de Sertão na Lapa do Mundo: Joana Vai Chiquerá Minhas Cabra, São João Xaxado (ambas para violão solo), Ciclo Retirante, Nordestilhas, Kalimbaião e Cavalaria (as três para violão e flauta).
Essas três últimas já haviam sido gravadas no álbum Corda Bamba (2007), de João Omar, com as flautas gravadas pelo próprio Liberato. Vale ouvir e se deleitar.
Ouça cinco peças do recital Sertão na Lapa do Mundo: www.soundcloud.com/jo-o-omar-cm
Um comentário:
História sensacional:
https://sabotagem.net/o-estado-livre-de-fiume-25ea228f66c7
Postar um comentário