segunda-feira, novembro 19, 2018

DO SERTÃO PARA AS SALAS DE CONCERTO EUROPEIAS

Os músicos João Omar e João Liberato levam recital Sertão na Lapa do Mundo, de Elomar, à Austria, Bahia e Sergipe

João Liberato, Doutor em Música pela Ufba
A música ancestral que vem do sertão baiano ganha nesta semana as nobres salas de concerto austríacas.

É o recital Sertão na Lapa do Mundo, com os músicos João Omar (violão) e João Liberato (flauta).

Ontem, o duo se apresentou no Weltmuseum Wien, em Viena, durante a sexta edição do Brasilianisches Kulturfestival Wien (Festival Cultural do Brasil), realizado pela Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura (Papagaio), organização sem fins lucrativos sediada em Viena.

As outras cidades visitadas pelo duo são Graz e Salzburgo (no dia 22, quinta-feira).

De volta ao Brasil, há apresentações previstas em Aracaju e  em Vitória da Conquista, já no dia 2 de dezembro próximo.

O giro dos dois Joões se viabilizou quando o duo foi selecionado pelo Edital de Mobilidade Artística 2018 (SecultBA, do governo estadual).

Infelizmente, ainda não há previsão para um recital na  capital baiana.

“Em Salvador ainda não. A ideia desse edital é levar produtos culturais da Bahia para outras plagas, do sertão de Conquista pra lugares distantes”, conta João Liberato, em brevíssima conversa via aplicativo de troca de mensagens.

Regional universal

João Omar, Maestro (Ufba), compositor e filho de você sabe quem
Sertão na Lapa do Mundo se compõe de peças escritas por Elomar e seu filho, João Omar, justamente para a formação que apresenta a obra na Europa: flauta e violão.

Naturalmente, as peças trazem em sua linguagem as cores e levadas típicas do sertão baiano, o grande tema da vida de Elomar – e também de seu igualmente talentoso filho.

Imerso no sertão de onde não costuma sair muito, Elomar – e João Omar – se valem da convivência com a cultura popular, com o falar do povo, os aboios e cantorias e até mesmo da própria natureza da caatinga e traduzem tudo isso em música.

O resultado é um mergulho sensorial que é ao mesmo tempo regional e universal, música que soa familiar para ouvidos de qualquer canto, seja Vitória da Conquista ou Viena, Salzburgo ou Aracaju.

No site Soundcloud de João Omar é possível ouvir on line seis peças de Sertão na Lapa do Mundo: Joana Vai Chiquerá Minhas Cabra, São João Xaxado (ambas para violão solo), Ciclo Retirante, Nordestilhas, Kalimbaião e Cavalaria (as três para violão e flauta).

Essas três últimas já haviam sido gravadas no álbum Corda Bamba (2007), de João Omar, com as flautas gravadas pelo próprio Liberato. Vale ouvir e se deleitar.

Ouça cinco peças do recital Sertão na Lapa do Mundo: www.soundcloud.com/jo-o-omar-cm

Um comentário:

Franchico disse...

História sensacional:

https://sabotagem.net/o-estado-livre-de-fiume-25ea228f66c7