terça-feira, outubro 30, 2018

MANDINGA CURATIVA HIPNÓTICA

Baterista Jorge Dubman, o Dr. Drumah, lança álbum solo sem contra-indicações

O Doutor Batera na foto de Glauco Neves
Frequentadores dos shows da IFÁ e de boa parte das bandas  de reggae que se apresentavam   na comunidade da Rocinha (Pelourinho) certamente são familiarizados com a batida precisa e sofisticada do baterista Jorge Dubman.

"Além da IFÁ, faço parte atualmente de um projeto chamado Coquetel Banda Larga, com integrantes da extinta Navio Negreiro. Na cena soteropolitana já acompanhei inúmeras bandas de reggae, praticamente todas as bandas que se apresentavam na Rocinha, dentre estas a Red Meditation, Moa Anbesa e Semente da Paz. Fui fundador do coletivo Dubstereo, já toquei com Radiomundi, Lucas Santtana, Kalu, Luiz Natureza, Dionorina, entre outros", enumera Jorge.

O que talvez muitos não saibam é que Jorge vem desenvolvendo, em paralelo, uma interessantíssima carreira solo sob o pseudônimo Dr. Drumah (“Doutor Batera”, mal traduzido da fala jamaicana).

Esses dias Jorge / Dr. Drumah anunciou seu terceiro trabalho: Creation & Foundation, lançado pelo selo californiano 77 Rise  em fita cassete e digital.

Com quinze faixas, o disco é uma mandinga curativa hipnótica instrumental digna de tracks históricas do dub jamaicano safra  1970’s.

“Defino (meu trabalho) como hip hop instrumental, mas com várias ramificações. Dialoga com  jazz, soul, nu-jazz, neo soul e música brasileira. No Creation & Foundation, o dialogo é com a música jamaicana, com foco no dub e  sound system”, conta Jorge.

Mais do que um baterista, Jorge pode hoje ser considerado um beatmaker (fazedor de batidas), alguém que utiliza diversos recursos (analógicos e digitais) para criar beats e tracks.

E foi através de outro beatmaker que ele teve seu trabalho conhecido por um selo undeground lá na Califórnia.

“Conversando com um amigo de São Paulo, também beatmaker, o Sono TWS, sobre o desejo em lançar meu trabalho em cassete, ele me disse que conhecia o pessoal do 77 Rise Recordings, que é  especializado em cassete”, conta.

 “Na época ele apresentou o (meu álbum) 90’s Mindz ao 77 Rise, que acabou lançando-o e, para minha surpresa, foi uma das tapes mais vendidas do selo em 2017. Depois disso veio o álbum Drumahmental, que saiu em CD e vinil pelo selo inglês IBMCs, relata.

Pesquisar para começar

Jorge, o Dubman, foto Heder Novaes
Ouvidos leigos nas químicas dos estúdios de gravação (como os deste colunista) podem ficar com a impressão errônea de que um trabalho como o do Dr. Drumah é pura colagem de sons e batidas sem muito critério. Nada mais longe da realidade.

"Esse trabalho tem todo um processo. Sempre começo pelos discos. Escuto muita coisa antes de produzir e fico sempre com os ouvidos atentos pra um loop perfeito. Quando acho esse recorte já começo a fazer o beat pra dá um ritmo e achar o caminho na composição. Daí vem os outros instrumentos adicionais como baixo, teclados, synths e efxs pra somar com o sample. Sempre começo pelo sample, é o que me chama mais atenção nesse processo de produção", descreve.

“No meu caso, utilizo o sample (amostra ou trecho de alguma música). Esse é o meu ponto de partida e é como começo a desenvolver meu som. Vamos dizer que isso é a única coisa que seja uma ‘colagem’ no meu trabalho”, afirma.

“Fora isso, tem toda uma pesquisa e tudo é elaborado de forma original, desde o beat que faço na MPC (bateria eletrônica) aos sons dos outros instrumentos, tocados através de um software ou gravados organicamente. No álbum Creation & Foundation convidei amigos músicos para participarem de tracks, como Bruno Buarque (Karina Buhr), que gravou vários instrumentos (piano rhodes, clavinett, OP-1 e percussão) na faixa Jungle Station. Átila Santtana (IFÁ) e Danilo Japa (Dubfree) gravaram guitarra e órgão na faixa título Creation & Foundation. Sanzyo da banda pernambucana Bom Sucesso Samba Clube gravou escaleta na track Invazion. Sempre mesclo sample com instrumentos tocados nos meus álbuns”, detalha.

Em breve, o Dr. Drumah atenderá seus pacientes ao vivo, com banda.

"Estou me organizando pra isso, mas pretendo mostrar ao vivo no formato mais orgânico (banda), misturando também com os elementos eletrônicos como samplers. Estou estudando a melhor maneira de mostrar esse trabalho. Já recebi algumas propostas de apresentação dentro e fora do Brasil e isso acaba me motivando mais para realizar essas apresentações", conta Jorge.

Aguardemos.



NUETAS

Gamboa, só de boa

O violonista George Christian e convidados apresentam nesta quinta-feira o show Secretos Universos, uma experiência sonora e visual no Teatro Gamboa Nova. 19 horas,  R$ 20. E sábado tem Afrika Jump, com os  nigerianos  Okwei Odili (cantora) e Teekay Tha Newbornno (rapper). Classe.

Circo de Marvin, bye

De mudança para São Paulo, a promissora Circo de Marvin faz show de despedida de Salvador nesta sexta-feira. Portela Café, 18 horas, R$ 22.

Rivera & Rivermann

Madame Rivera faz show no  Bardos Bardos Casa da Trinca sexta-feira, 18 horas, pague quanto quiser. E no dia seguinte, nos mesmos bat-local e horário, tem a ótima Rivermann, de pegada pós-punk.

7 comentários:

Franchico disse...

Pense num otário. Agora multiplique por 500 bilhões.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/bolsomion-que-posou-com-arma-no-facebook-grava-video-com-sua-mae-pra-explicar-que-era-de-brinquedo/

Franchico disse...

Agora pense em outro otário. Multiplique por 500 trilhões.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-video-que-bolsonarista-gravou-antes-de-exibir-arma-na-comemoracao-e-morrer-baleado-por-um-pm/

O que eu acho?

Cala-te boca.

rodrigo sputter disse...

alguém nos comentários do 1o link disse_

A Lei 9.437/97 em seu art. 10, § 1º, inc. II, traz o seguinte tipo incriminador: “Nas mesmas penas [detenção de um a dois anos e multa] incorre quem: (...)

II - utilizar arma de brinquedo, simulacro de arma capaz de atemorizar outrem, para o fim de cometer crimes.

'''''''''''''''''''''''''

mas é menino amarelo branco...com $$...não vai dar em nada...agora se fosse um de esquerda fazendo o mesmo...é comunista ditador...saudades de meninos meninos - e meninas - nerds, ou desajustados, que descobriam o rock para transceder as suas "frustações" por ser alguém diferente das maioria...ou sei lá, que lia livros, hqs, filmes...agora é ficar "mitando" na net com lixo...fosse um garoto de esquerda com um visual diferente, vai dizer que a mãe num criou direito ou qq coisa...pelo q saquei do vídeo, é um menino que foi cirado sem pai, só com a mãe, coisa que o general dele, o mitinho, disse que num dá coisa q preste...ou o pai teve vergonha alheia e não apareceu no video...ou botou só a mãe no esparro...q tá de amaleru tb...deve ser outra bolsominia...

o país tá perdido man...soube até de pequeno traficante que votou em bolsonaro...é mole???


ps.: cuidado chico, quando o pseudo-mito entrar no comando (literalmente) vai ter puxa-saco procurando quem fala mal dele pela net...aí via sobrar pra noix...pena que num vai ser amarelões como esse do link q vai tirar pergunta pra noix...vão ser vários, na covardia..."ah sputter, isso não vai acontecer", espero que não...mas num duvido de nada...

rodrigo sputter disse...

sobre o 2o link, li nesse site abaixo o seguinte "argumento" de um bolsominion

https://www.portalodia.com/noticias/policia/eleitor-do-bolsonaro-desafia-pm-e-e-morto-com-dois-tiros-em-piracuruca-339447.html

"Duguay Trouin
Lamento muito o ocorrido! mais ninguém tem o direito de portar armas em público! aliás nem em casa! e ficar ameaçando as pessoas! queremos um Brasil mais seguro e menos violento! a conciencia é de cada um! O respeito é primordial!"

mostra um bolsozito desinformado, bolsopai num quer liberar o porte de armaas??

seria esse bolsoboy q morreu um bolso "anarquista"?? pq num tem medo de PM...deveria respeitar todo e qualquer milicu...esse nem viveu pra se arrepender do voto...

no link abaixo dá pra ver o cara portando sua arma, num "carrão" e ouvindo um som alto...a cara do brasil bolsonarista, eleitor branco, com grana, ouvindo merda, se "amostrando" e fazendo merda:

https://cidadeverde.com/piracuruca/94580/pm-suspeito-de-matar-jovem-em-comemoracao-da-eleicao-se-entrega

agora, uma pergunta...o pm tava fardado ou sem farda, se tava fardado, "ok", se não, pode estar portando arma?? aí o bolsonaro dá tilt...se fosse bandido, o pm podia tá nu e com arma....niuma...mas é um bolsominion (e com $$) o q fazer???

nos comentários dizem q abaixo são estudantes da usp e entraram armados na universidade:

http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2018/10/usp-719x440.jpeg

dei uma rápida googlada na imagem, só saiu um link do pt:

http://www.pt.org.br/estudantes-da-fea-usp-entram-armados-na-faculdade/

pior q conheço gente "inteligente" que votou nele...não consigo entender...se olavo de carvalho cagar, o olavete come...aliás, ele sempre defeca pela boca...tem até colega seu de facom, na verdade mais novo q vc, mas estudou contigo, que eu vi panfletando na rua...detalhe...o cara é gay...aliás, diz q não é gay, mas homem que gosta de homem...ou pode ter se curado, com a cura gay...ehheheehhe...olhe...só rindo...

nesse link aqui fala que o cara foi atrás do pm, no quartel, sem nem conhecer o cara?
é isso?

https://www.gp1.com.br/noticias/policial-mata-homem-em-piracuruca-apos-receber-ameacas-no-whatsapp-442663.html

pq nem tou conseguindo raciocinar mais direito com tanta burrice...chega dá dor de cabeça, por isso que não tou em mais rede social niuma...pq...pqp...não quero ser contagiado com a burrice alheia...e me "impressiono" fácil e começo a reparar com as burrices...se vc ler os comentários...aí vc fica com vontade de vomitar...como esse:

"Leonel Neto Leo
Kkkk ele ta é certo, vagabundo tem que morrer mesmo, se tu quer vagabunda matando gente sai desse pais , pq agora é bolsonaro, agora é justiça!!!!

Leonel Neto Leo
Kraisto Karataidis Mas fácil eu rir de ti, se acostumou com as mortes de pessoas inocentes, e eu quero ver muito mais disso mesmo, tou gostando muito, vagabundo, ladrão, tem que morrer mesmo!!!!.
Se vagabundo não morrer o país não se concerta, burrinho."

bom, se eles nem sabem quem é "gente de bem" ou não...imagina...num vai sobrar um brasileiro vivo pra contar história...

rodrigo sputter disse...


pra fechar:

https://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/10/grupo-organiza-manifestacao-a-favor-de-donald-trump-em-sao-paulo.html

nunca tive tanta vergonha das cores azul, vermelho e branca...mas na verdade as cores da(o) Bahia vem da revolução francesa...embora tb tenha influência na dos eua tb...e não sei a dos eua tem influência na da França....mas foda-se...tupiniquim é vergonha alheia...vamos fazer algo melho essa tarde e esquecer o imbecialismo alheio...porque do jeito que tá...vamos perder 4 anos inteirinhos visitando a net...e não vai dar tempo de tanta asneira....

"bem vindo" a falência brasileira..."o brasil nao é um país serio", disse o embaixador brasileiro na França, o Carlos Alves de Souza...nunca esteve mais certo.


Depressa meu irmão,
E sai da pista,
Que o Brasil é um trem
Sem maquinista!".

— Millôr Fernandes

bom meu caro Millôr, vc viveu um Brasil com maquinistas sanguinários...mas eu sou a 1a vez que vejo um, embora nasci ainda na ditadura, e com passageiros BEM sinistros apoiando o novo maquinista que temo passar por cabeças em cima dos trilhos...

Rodrigo Sputter disse...

https://g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2018/10/31/estudante-que-ameacou-matar-negraiada-em-video-e-indiciado-por-crime-racial-em-sp.ghtml

E esse aqui Chicón??

Rapaz...pqp...o povo et burro demais...faz merda e ainda bota prova contra si mesmo...nunca vi isso...ou é a certeza da impunidade...e é advogado uma desgeade dessa...como confiar? Q tipo de pessoa é essa? Queria ver numa cela ele falar isso...sem arma... infelizmente no Brasil a grande maioria na cadeia e de negros...muitos "julgados" de forma errônea...o carinha q ficou preso por anos por portar uma garrafa de vinagres num protesto, acho q Rafael o nome dele...qual o crime do cara? Esse desse babaca racista e pior...depois vem com o rabo entre as pernas pedir desculpas... é o brasil mostrando o que é o Brasileiro.

Quando vejo uma bosta dessa, fico pensando se tá todo mundo certo e eu louco:
https://youtu.be/Os7oDT4B2Mc
Prefiro continuar maluco...Roger e Lobão ficaram caquéticos...nao sei quem inventou que o uktrage a rigor era tao foda assim pro "nos vamos invadir sua praia" ser considerado o melhor disco de rock brazuca...ta ateas de muito disco baiano... Quanto mais do Brasil...alias o rock baiano é acima do brazuca.

rodrigo sputter disse...

Teaser do Novo Clipe dos Honkers + Chamada pro show de 20 anos da banda!!

Pra dar água na boca da galera, vai o Teaser do clipe novo dos Honkers (mais uma obra-prima da Malta Cinema & Som), que vai ser lançado sábado agora, dia 10/11, na comemoração de 20 anos dos Honkers, no festival Big Bands.

Tá com água na boca? Então clique e fique com mais ainda...a curiosidade só será saciada no dia do evento e pra quem mora fora de Salvador, depois do dia 10/11:

https://vimeo.com/298909823

Divulguem, espalhem!!!