segunda-feira, setembro 24, 2018

UM TRIBUTO AOS VANGUARDISTAS BAIANOS

Batalhão de músicos homenageia Luciano Souza, Dom Lula Nascimento e Annunciação hoje, na Casa da Música (Abaeté)

Dom Lula. Foto Péricles Mendes
Três músicos geniais, contemporâneos e de perfis parecidos, Luciano Souza, Dom Lula Nascimento e Annunciação ganham merecida homenagem de um batalhão de colegas hoje, na Casa da Música.

Além das características acima citadas, há duas outras que os unem: os três morreram há mais ou menos pouco tempo – e em condições difíceis, destino comum a artistas que não  transitam pelo meio mais comercial / popular.

Como não são – foram – exatamente populares em vida, cabe aos amigos, parceiros e seguidores da nova geração lembrar e homenagear.

Hoje, a Casa da Música receberá um verdadeiro quem é quem da música instrumental baiana, como as bandas Raposa Velha (Zeca Freitas, Fred Dantas e Asa Branca), Triatu’an (Edu Fagundes, Luciano Chaves e Asa Branca), Laurent Rivemales Trio (Laurent, Isaías Rabelo e Nino Bezerra), Joatan Nascimento, Hugo Sanbone, Amadeu Alves e mais uma dezena de nomes, todos   em torno dos homenageados.

Antes da mega jam ainda será exibido um documentário semiamador sobre Dom Lula, dirigido justamente por um dos organizadores do evento, o maestro Zeca Freitas.

“Esse projeto nasceu com Annunciação já bastante doente, ele foi internado no hospital da Irmã Dulce e tal, mas faleceu (em julho último). Aí veio a ideia da homenagem. Fizemos uma lá mesmo na Casa da Música, uma coisa bem simples”, conta Zeca.

“Chamamos os amigos pra conversar sobre ele e tocar e  foi muito bom. Aí a própria Casa elogiou e solicitou uma nova edição. Como recentemente também morreu o Dom Lula, resolvemos juntar, os dois bateristas, que tinham tudo a ver. Para terminar acrescentamos Luciano Souza, que era do mesmo time da gênios”, diz.

Luciano Souza, foto Nancy Viegas
Um abrigo para os artistas

A partir da triste realidade de dificuldades que os três viveram em seus últimos dias, Zeca conta que o grupo organizador pensa em uma ações mais abrangente para ajudar artistas ainda vivos.

“Uma ideia é ter uma casa para abrigar músicos já no fim da vida com apoio, um abrigo”, conta.

“A gente sabe que não é fácil, mas está lançada a ideia. Agora vamos apenas chamar os amigos para tocar e conversar sobre esses três,  que eram todos muito queridos e geniais”, conclui.

homenagem aos Mestres / Hoje, das 18h às 22 horas / Com Raposa Velha, Triatu’an, Joatan Nascimento, Hugo Sanbone, Laurent Rivemales Trio, Amadeu Alves, Shalin Way, Lia Chaves, Wadson Calasans e outros / Casa da Música (Parque do Abaeté, s/n – Itapuã) / Colaborativo

Relembre matéria do blogueiro com Luciano Souza aqui.

Um comentário:

Franchico disse...

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/exame-de-dna-em-toco-de-cigarro-identifica-capitao-da-marinha-que-estuprou-vizinha-no-rio-de-janeiro/

Castração química nele!

Ué? Quifoi? Pra milico não vale?