sexta-feira, março 31, 2017

O CORAÇÃO DA MULHER BIÔNICA

Estreia: Trama cyberpunk de visual alucinante, Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell  traz Scarlett Johansson como uma androide em busca da própria identidade 

Scarlett
Versão live action fiel de um clássico desenho animado japonês, Vigilante do Amanhã: Ghost in The Shell é uma delirante ficção científica cyberpunk com referências várias, como Blade Runner, Pinóquio, Robocop e Matrix.

Scarlett Johansson é Major, uma androide de última geração a serviço de um órgão governamental obscuro, o Setor 9.

Major é a primeira de uma nova espécie: seu cérebro é humano e seu corpo, uma máquina ultraconectada, ágil, super forte etc.

Ela não se lembra quem foi quando ainda era humana, já que suas memórias foram apagadas pelo Setor 9.

Em suas missões, Major é auxiliada pelo seu parceiro Batou (Pilou Asbæk), pelo chefe do Setor (Takeshi Kitano) e sua “médica” (Juliette Binoche).

Na trama, acompanhamos sua investigação para deter Kuze (Michael Pitt), um super hacker capaz de possuir qualquer pessoa ou máquina, já que no futuro descrito pelo filme, tudo e todos estarão conectados em uma rede global / neural.

O filme é bem fiel à sua fonte de 1995, O Fantasma do Futuro (Ghost in The Shell), de Mamoru Oshii, que por sua vez é baseado no mangá homônimo, de Masamune Shirow.

Pilou Asbaek como Batou, o fiel parceiro de Major
O diretor Rupert Sanders chega mesmo a reproduzir sequências inteiras do desenho – o que em si, não é ruim, já que boa parte do público ocidental nunca viu o original.

Humano versus máquina

Visualmente alucinante, a cidade do filme tem no clássico Blade Runner: O Caçador de Androides (1982) sua evidente referência – com o acréscimo de holografias publicitárias do tamanho de edifícios por todo canto.

Nesse futuro, como de resto em qualquer obra que se alinha à estética cyberpunk, a humanidade não é muito diferente da que temos hoje, apesar de todas as melhorias e implantes cibernéticos: os ricos e fortes seguem oprimindo os pobres e fracos e as conexões entre os poderes político e econômico são tão ou mais corruptas.

Nesse cenário, Major surge como uma alma frágil – apesar de toda a sua força –, às voltas com suas memórias truncadas, um sentimento de isolamento que só quem é a única (ou a primeira) de sua espécie é capaz de sentir.

O conflito a leva a buscar sua identidade (Robocop) e até sua mãe (Pinóquio).

Essas questões do conflito humano versus máquina servem como pano de fundo para a trama de ação sci fi em um blockbuster multimilionário – portanto, não dá mesmo para esperar muita profundidade.

Mas tem lá seu charme – aliás,  inescapável até pela presença da protagonista.

O final difere um pouco da versão japonesa, pendendo para o lado comercial do cinemão norte-americano, mas nada que chegue a anular a experiência que, recomenda-se, seja em 3D.

Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell / Dir.: Rupert Sanders / Com Scarlett Johansson, Pilou Asbæk, Takeshi Kitano, Juliette Binoche / Cinemark, Cinépolis Bela Vista, Cinépolis Shopping Salvador Norte, Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela / 14 anos

Nenhum comentário: