quinta-feira, outubro 29, 2015

DIVERSIDADE E FEMINILIDADE NA ARTE QUEM VEM DO INTERIOR BAIANO

Lançamento: Antologia Rabiscos traz desenhos de sete artistas baianos atuais

Arte de Ana Verana
Entre as categorias das artes visuais, o desenho parece estar ocupando um lugar de destaque  na cena baiana contemporânea. Em sua segunda edição, a Antologia Rabiscos vem corroborar esta afirmação.

Com eventos de lançamento em Cachoeira (no dia 15 último), Feira de Santana (no dia 24) e Salvador (nesta sexta-feira), a publicação viabilizada com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) traz os trabalhos dos artistas baianos Ana Verana, Clara Domingas, Nila Carneiro, João Oliveira, Maristela Ribeiro, Juliana Moraes e Naara Nascimento.

Cada artista tem direito a oito páginas para mostrar sua arte na boa edição em papel pólen que ainda conta com artigo do premiado artista e professor Zé de Rocha, que contextualiza o lugar do desenho na contemporaneidade.

Patricia Martins, uma das idealizadoras da iniciativa, conta como surgiu a Antologia: “O projeto surgiu dentro do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em Feira de Santana, onde livretos de desenho e poesia eram confeccionados artesanalmente e vendidos a preços populares com o objetivo de divulgar o trabalho de novos artistas”, relata.

“Pensando nisso, eu, Marcio Junqueira e Marcelo Lima tivemos a ideia de ampliar essa produção lançando uma revista onde atuamos, como editores e produtores”, conta.

Arte de Nila Carneiro.
Feira floresce

Com predominância de artistas mulheres (dos sete artistas apresentados, apenas João Oliveira  é homem), a edição busca mesmo dar visibilidade à uma estética mais feminina, segundo a organizadora.

“Temos estéticas e temas bastante distintos, mas que dialogam entre si. As questões levantadas pelos desenhos dizem sobre corpo, feminino, comunidade, memória, afetos, história, sonhos, poder, subjetivação, representação / ficção, entre outras coisas. Importante ressaltar que nessa edição quisemos dar visibilidade as artistas mulheres”, diz.

Além da temática feminina, outro critério  foi destacar artistas nascidos ou residentes no interior baiano, com destaque para Feira de Santana, parece experimentado um renascer artístico recente: “A cena artística feirense tem crescido bastante nos últimos cinco anos, acredito”, afirma.

“Movimentos de ocupação de espaço vem acontecendo, como exemplo do Beco da Energia, por grafiteiros que revitalizaram o local e organizam eventos. Um outro exemplo é o coletivo Feira Noise, organizador do festival anual que  além dos shows, traz exposições, oficinas e movimentos de ocupação”, relata Patrícia.

Com diversidade de temas e técnicas, a Antologia Rabiscos tem distribuição gratuita e ainda realiza oficinas.

Lançamento Antologia Rabiscos volume 2 / sexta-feira,  19 horas / Lalá Multiespaço (Rio Vermelho)

Oficina de monotipia ministrada por João Oliveira / Dia 05  (quinta-feira), das 14h às 17h / MAM / Inscrições: www.antologiarabiscos.com.br

Antologia Rabiscos / Vários autores / Independente - Funceb/ 80 páginas/ Distribuição gratuita / www.antologiarabiscos.com.br

10 comentários:

Franchico disse...

Fui colega / contemporâneo de Jean Wyllys na Facom, nos anos 90. Sinceramente, não tinha a menor proximidade com ele. Na verdade, o achava meio metido e chatinho. Mas vou te contar: como deputado, estou com ele e não abro. Aqui, ele mandou bem pra caralho:

http://www.brasilpost.com.br/2015/10/28/jean-wyllys-deputado-que-viu-porno_n_8413394.html?utm_hp_ref=brazil

Franchico disse...

Pensamento binário, sintoma de idiotice:

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/08/o-pensamento-binario-e-uma-caracteristica-dos-idiotas.html

Ernesto Ribeiro disse...

Pode crer: os caros leitores do Rock Loco devem ter notado como eu gastei uma considerável soma em tempo e esforço debatendo com uma pessoa que parecia apresentar as mesmas características do pensamento binário.

Ernesto Ribeiro disse...

Brasil, Reino dos Psicopatas:

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/01/suicidio-da-jovem-estagiaria-silencio-incomoda.html


"O combinado é sacanear a menina, certos da impunidade. Domínio dos meandros legais que fazem os algozes terem a certeza da impunidade. O ônus da prova ficará todo com a vítima."


http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/fui-obrigada-colocar-vagina-na-cara-delas-mesmo-estando-menstruada.html


“O funcionário começou a gritar com meu esposo e disse que se ele reclamasse ia ser mandado para o castigo. E mandaram. Depois que saí, outra visitante me contou que agentes penitenciários cercaram meu marido, o espancaram, quebraram um dente dele e levaram para o castigo.”

Franchico disse...

Então é isso: religião justifica tudo, até estupro.

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/eita/-o-segredo-quando-sua-esposa-n%C3%A3o-quer-fazer-sexo-%C3%A9-n%C3%A3o-olhar-para-a-cara-dela---diz-site-crist%C3%A3o-163327690.html

Religião, o câncer do mundo.

Franchico disse...

Vi anúncio no Canal Max que a sinistra e maravilhosa série francesa Les Revenants finalmente estreia a segunda temporada por aqui no dia 4 de novembro.

Aí fui buscar e vi alguns sites dizendo que é dia 2.

http://cabinecultural.com/2015/10/22/hbo-brasil-confirma-data-de-estreia-da-2a-temporada-de-les-revenants/

Essa segunda temporada demorou uns dois ou tres anos para sair. Agora até a data de estreia é duvidosa!

Tudo que envolve Les Revenants é mistééééééério..........

Rodrigo Sputter disse...

Esqueceu da Chadler-hhehehehe

Esses caras sabem demais q sou roncolho...hhehehehe

Fiz dois Vandex TV e sócio de carteirinha do Vandex.

A culpa d´eu ser o lixo que sou é desses caras tb...por causa de ouvir o q ouço...de fazer rock...uma das principais, se não a principal causa da minha pessoa ter uma banda há 17 anos...

Chico, já vi ao contrário tb...o cabra num querer fazer sexo e a mulé se retar...chiar...e o cara ter que "comer" mesmo sem vontade...

e aqui?

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/09/carta-de-uma-senhora-a-seu-ex-escravo-e-a-resposta-indignada-de-um-homem-livre.html

Rodrigo Sputter disse...

Quero ver essa zorra dessa série...superbacana...tem aquela hq que eu te falei...legal tb...acho q tem a ver pacas com a série.

Rodrigo Sputter disse...

gostei muito dessa formação com 2 guitas...ficou mais preenchido o som...e Morotó com esse cabelo a Ronaldo "fenômeno"??
ehehheehhehe

Ernesto Ribeiro disse...

Aproveitando o ensejo, este militante ateísta que vos fala cumpre o dever de informar que, embora as primeiras imagens que aparecem no topo sejam sempre as mesmas, estas minhas 2 páginas no Blogger estão sendo constantemente aumentadas, com MAIS material anti-religião:



VEJA NOVAS IMAGENS EM:



Ateismo em Cartuns


http://americanofilosim.blogspot.com.br/2015/06/ateismo-em-cartuns.html



Cristianismo em Cartuns


http://americanofilosim.blogspot.com.br/2015/06/cristianismo-em-cartuns.html