quinta-feira, outubro 15, 2015

A MANSÃO DA GOSMA VERMELHA

Estreia: Guillermo Del Toro acerta a mão na fantasia lúgubre A Colina Escarlate

A espetacular mansão Allerdale Hall é a estrela do filme
Mestre do cinema fantástico contemporâneo, Guillermo del Toro retorna ao filme de época de tons góticos com A Colina Escarlate, após o futurismo sci fi alucinante de Círculo de Fogo (2013).

É um terreno familiar para o mexicano, que já havia realizado A Espinha do Diabo (2001) e O Labirinto do Fauno (2006) ambientados em épocas passadas.

E quem conhece a cinematografia de Del Toro sabe: para ele, ambiência é tudo.

E ele capricha em A Colina Escarlate: a mansão onde se desenrola a maior parte da trama é uma verdadeira obra-prima de design e direção de arte.

Construída do zero para o filme, a mansão Allerdale Hall é talvez a grande estrela da película, de aparência lúgubre e decadente, com direito a parte do teto desabada, escadarias rangendo, mariposas, folhas secas, gosma vermelha brotando do piso e – claro – almas penadas à espreita.

Na trama, acompanhamos a jovem escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) em sua mudança dos Estados Unidos para a Inglaterra, após casar-se com um certo Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston) – o qual tem sempre ao seu lado a misteriosa Lady Lucille Sharpe (Jessica Chastain), sua irmã.

Nobre falido, Thomas está de olho na herança de Edith, a qual ele pretende investir em uma engenhoca que ele mesmo inventou, para extrair a argila vermelha que brota abundante do terreno de sua propriedade.

Mais fantasia que terror

Jessica Chastain (melhor atriz em cena) e Mia Wasikowska
Acostumada a ver fantasmas desde criança, quando sua mãe recém-falecida lhe apareceu, Edith, curiosamente, é incapaz de soltar um grito sequer quando criaturas assustadoras começam a surgir bem na sua frente, nos corredores escuros da casa.

Isso talvez quebre um pouco a expectativa de “filme de terror” para os espectadores hardcore do gênero.

Na verdade, A Colina Escarlate está muito mais para uma fantasia lúgubre com doses de horror do que para um filme de terror propriamente dito.

Isso, porém, não diminui em nada o interesse na película, que reafirma Del Toro como um dos diretores mais interessantes e de assinatura mais pessoal da indústria.

Com uma sequência final de perseguição na neve que tem suscitado comparações com O Iluminado, A Colina Escarlate transporta o espectador por quase duas horas para um mundo sombrio e belo, que sempre vale uma visita.

A Colina Escarlate (Crimson Peak, 2015) / Dir.: Guillermo del Toro / Com   Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Tom Hiddleston / Cinemark, Cinépolis Bela Vista, Cinépolis Shopping Salvador Norte, Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, UCI Orient Shopping Barra, UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela/ 16 anos / 119 min.

10 comentários:

Franchico disse...

O que mais as patéticas viúvas da ditadura precisam para entender que não haverá mais intervenção militar no Brasil, que o Exército já entendeu que isso não funciona, que essa época já passou?

http://www.brasilpost.com.br/2015/10/14/villas-boas-exercito-golpe_n_8295538.html?utm_hp_ref=brazil

Que um general desenhe para eles? Por que o tal do Villas-Boas já falou isso em mais de uma ocasião! Bando de imbecis!

Franchico disse...

Sputter, o senhor está sabendo que vai tocar no Festival do Sol - não em Natal, mas sua versão estendida aqui em Salvador?

http://screamyell.com.br/site/2015/10/08/festival-dosol-2015-se-espalha-pelo-nordeste/

Ótima programação, só uma pena que quase não tem bandas de fora.....

Franchico disse...

Por falar em ditadura, mais um torturador foi pagar boquete pra belzebu no inferno:

https://br.noticias.yahoo.com/coronel-ustra-ex-chefe-%C3%B3rg%C3%A3o-repress%C3%A3o-ditadura-morre-134600703.html

BURN IN HELL, MOTHERFUCKER.

Franchico disse...

Mundo patético news:

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/eita/n%C3%A3o-est%C3%A1-f%C3%A1cil-para-os-hipsters--suecos-barbudos-s%C3%A3o-confundidos-com-membros-do-estado-isl%C3%A2mico-174106111.html

Ernesto Ribeiro disse...

O mais interessante na vinheta de abertura do programa de TV militar "O Comandante Responde" é o toque de guitarra distorcida tipicamente Rock & Roll clássico.


quem diria... temos um rock no quartel.

Rodrigo Sputter disse...

depois leio o resto...vou ensaiar...sei sim mestre...depois escrevo com mais calma sobre isso...mas "estranho" q as bandas gringas num venham tocar aqui...as daqui num vão tocar lá e etc...embora eu jpa tenha tocado umas duas vezes no de lá...ou foi uma?
enfim...tem no youtube...considerado por muitos o melhor show do festival...e foi um showzaço mesmo...modéstia parte...

e aqui só vai ter banda local...niuma de fora...nem sei se de fora de ssa.

cebola disse...

Valeu a dica velhinho. Conferirei.

cebola disse...

Lorde Chicus, você já deve ter comentado por aqui e perdi. Mas que coisa de prima essa retomada de Sandman né não? Acabei de comprar. Lá vou eu sonhar acordado novamente. Tanx mr Gaiman.

Franchico disse...

Fala, Mister Onions!

Já tinha lido esses dois primeiros números em umas edições importadas que comprei durante uma viagem e realmente, a arte é de cair o queixo (do mesmo cara de Promethea).

Confesso que ainda não me impressionei com o roteiro, mas vou reler agora nessa versão capa dura da Panini.

(Na verdade, estou guardando para, quando tiver a série completa, ler tudo de uma vez, acho que a obra tem seu impacto mais preservado assim).

...Apesar de achar uma canalhice isso da Panini dividir uma minissérie de seis capítulos em três livros capa dura, só para meter a faca no bolso dos leitores, quando poderia ter lançado tudo de uma vez só, em um volume único.

Aaaaanyway....

cebola disse...

Já eu gosto desse sofrimento de "to be continued " da arte seriada. Sei lá, vai ver é masoquismo mesmo.