sexta-feira, outubro 16, 2015

OS ACERTOS DA ESTÉTICA DO ERRO

Internet: Espontaneidade é tudo para os artistas que registram a nova música  em audiovisual

Vandex interage com a galera do Bilic Roll e os espectadores
“Quem sabe faz ao vivo”, já dizia um ex-rotundo apresentador de TV.

Na internet, realizadores baianos como Glauco Neves, Vandex e Irmão Carlos levam o dito muito a sério nas séries de vídeos que  eles vem registrando com performances live de músicos baianos.

Curiosamente, no caso desses três, todos são também músicos de rock que resolveram fazer algo para dar visibilidade à cena em que militam. Glauco é baterista de bandas como Vendo 147 e Vinil 69.

Vandex fundou a mítica Úteros em Fúria, passou pela Guizzzmo e segue solo. E Irmão Carlos lidera O Catado.

Mas na internet, Vandex realiza as sessions do Vandex TV há cinco anos, transmitidas ao vivo direto do seu Estúdio Em Transe, sempre às quartas-feiras, 20h30 – e depois disponibilizadas no You Tube.

Em cinco anos, deus e o mundo já passou por lá: de grandes nomes da música popular como Luiz Caldas, Tuzé de Abreu, Aderbal Duarte, Mou Brasil e  Jorge Solovera (na série Jazz em Plutão) a  bandas locais como Diamba, Maglore, Lo Han, Pastel de Miolos, Álvaro Assmar, Van der Vous, Pancreas e muitas outras.

Já Glauco Neves tem dois programas: o Lá Em Casa Sessions e Um Take Um Som, mais recente. Ambos são gravados, editados e depois disponibilizados.

No Lá Em Casa, os músicos se apresentam no estúdio de Glauco, o Attack. Já no Um Take, ele vai de encontro aos músicos, registrando performances mais intimistas e exibindo uma linguagem audiovisual mais apurada.

Pelas lentes de suas câmeras já passaram nomes como Cascadura, Dois Em Um, The Baggios (SE), Vivendo do Ócio, Russo Passapusso e outros.

O Lá Em Casa Sessions foi tão bem-sucedido que já fez a transição para a TV, via canal Music Box Brasil (TV paga). “E o Um Take Um Som vai seguir o mesmo caminho”, avisa Glauco.

E tem Irmão Carlos, ativista ferrenho da cena local, que agitou sua área (Boca do Rio) anos a fio com o evento dominical Faustão Falando Sozinho.

Na TV Caverna (mesmo molde do Lá em Casa de Glauco) ele filmou performances  de Lily Braun, Kalu, The Honkers, Callangazoo, Neto Lobo etc.



Ninguém desafina mais?

Inventura no TV Caverna do Irmão Carlos
Apesar de terem algumas diferenças entre si (Vandex, por exemplo, transmite ao vivo), estas três iniciativas servem ao mesmo propósito: desaguam uma produção artística incessante que não se rende ao comercialismo transgênico da indústria do entretenimento.

Mais: ao seu modo, cada um deles resgata uma organicidade inerente ao fazer artístico / musical que se perdeu em meio a tanto artificialismo, plug ins, autotunes e caras plastificadas.

Ao seu modo, todos cultuam a mais humana das virtudes: o erro.

“(Na edição) Eu evito cortar os pequenos erros”, diz Glauco.

“Para mim, o erro faz parte. Aliás, o que é o erro? Quem disse que está errado a câmera tremer quando o operador se emociona? Eu faço isto aqui de forma independente, para registrar os artistas que admiro. E me emociono todas as vezes”, afirma o realizador.

Já no Vandex TV, por ser ao vivo, os erros permeiam ainda mais as transmissões – e ele adora: “Aqui a relação entre fã e artista é direta, sem censura, sem barreira, super espontânea. Então as pessoas erram, nego desafina. Em CD, ninguém mais desafina mais. Não existe mais a performance, que foi totalmente pasteurizada pela tecnologia”, reflete.

Essa paixão que move Glauco, Vandex e Irmão Carlos acaba contagiando quem se apresenta e quem assiste, gerando episódios interessantes e divertidos.

No Vandex TV, graças a interatividade via Twitter e Whatsapp, já teve de tudo, até fã dando nome para música inédita, ali na hora.

“Foi no dia da Maglore. Eles tocaram uma música que ainda não tinha nome e o público ficou tão contente que começou a fazer sugestões. E eles adotaram um nome que foi sugerido aqui”, conta.



Hoje eu vou pro mar

Dimazz, Karen e Indira gravam Um Take Um Som de Glauco. Ft do blogueiro
No início da semana passada, Glauco foi à casa do músico Diogo  Azevedo, conhecido como Dimazz, para gravar mais uma performance.

“Adorei a proposta”, disse Diogo, um rapaz boa-praça, formado em Composição pela Escola de Música da Ufba. “Temos que aproveitar essas oportunidades, já que não há espaço em outros lugares”, diz.

Acompanhado da clarinetista Indira Dourado e da violinista Karen Silva, todos se posicionam na sala de estar do apartamento de Diogo.

Glauco chega sozinho, carregando um case enorme de equipamentos em uma mão e uma mochila nas costas. “O esquema aqui é guerrilha, viu, velho?”, brinca, falando sério.

Hiperativo, ele posiciona um gravador digital de áudio sobre um tripé, testa a câmera e posiciona um microfone de lapela  em Diego em tempo recorde.

Daí, instrui os músicos a começarem a tocar. E desaparece corredor adentro.

Só depois de um minuto de som, Glauco surge, filmando a casa e quem aparece pelo caminho, incluindo a reportagem do Caderno 2+.

Filma objetos, faz uma panorâmica e depois vai se detendo em cada músico e nas partituras à sua frente. A música acaba, todos estão satisfeitos.

“Achei massa, foi na veia”, diz Karen.

“A cara dela é ótima”, diz Glauco, sobre Indira, que ri.

O nome da música é Hoje Eu Vou Pro Mar, breve no Um Take Um Som – e também no novo álbum do Dimazz.

Nos sites de Vandex, Irmão Carlos e Glauco estão arquivados todos os programas.

Vandex e Glauco estão à toda. Carlos se prepara para voltar ao ar.

“Oito episódios foram ao ar e seis deles  estão  prontos pra novembro. Iniciaremos 2016 com novo formato e estamos repensando possibilidades de financiamento”, diz.

Assista, participe: www.vandex.tv, www.facebook.com/umtakeumsom, www.youtube.com/laemcasasessions e www.espacodonaneuza.com.br

andreLRmendes | Um Take Um Som from Glauco Neves on Vimeo.

4 comentários:

Franchico disse...

Crítica cinco ovos para o filme novo do baiano Sérgio Machado no Omelete:

http://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/tudo-o-que-aprendemos-juntos/?key=101299

Rodrigo Sputter disse...

http://oganpazan.com.br/the-honkers-ano-17/

somente duas pessoas escreveram sobre os 17 anos dos Honkers e gostei pacas dos textos!!

e sobre o programa eu comentei né?

só num gravamos o "lá em casa sessions" mais por causa dos Honkers mesmo...senão teríamos gravados os 3...e o 1o do Honkers no vandex foi voz e violão:

https://www.youtube.com/watch?v=feq6Wx8VHYk

quem pensava nisso hein??

Franchico disse...

Das milhares de vezes que eu gritei "Toca War Pigs!", jamais imaginei que logo o Bob Esponja ia atender o meu pedido!

http://oganpazan.com.br/bob-esponja-canta-war-pigs-do-black-sabbath/

Toca War Pigs, Bob!

Melhor clipe de todos os tempos para essa música.

Rodrigo Sputter disse...

chico já fuçou o site....hehhhe...esses escavucadores num tem jeito-ehhhehe

ficou bem feita a zorra do mashup, ou sei lá como chama...o cara chama de crossover...

e isso?
http://whiplash.net/materias/curiosidades/193624.html

quase um crossover, ou crosscover-hehhhehe