quarta-feira, outubro 14, 2015

AUTOBIO DE FUNDADOR DOS HELL'S ANGELS NÃO "EDIFICA", MAS É RELATO IMPORTANTE

Sonny na moto. Oakland, 1965. Ft: Gene Anthony
Desde  crianças, nos acostumamos a ver os motoqueiros feios, sujos e malvados dos Hell’s Angels como uma espécie de template (clichê) de malfeitor em filmes e até em desenhos (que coroa não lembra de Carangos & Motocas?).

Bem, na autobiografia Hell’s Angel: A vida e a época de Sonny Barger e do Hell’s Angels Motorcycle Club, do fundador Ralph Sonny Barger, entendemos o por que disso.

O motivo é que, de fato, o clube de motociclistas criado no final dos anos 1950, na Califórnia, era mesmo formado por uma gangue de desordeiros brigões casca-grossa.

Natural de Oakland, Sonny nasceu bem pobre, filho de um peão de obra que criou os filhos sozinho, depois de ser abandonado pela mulher.

Depois de falsificar a idade para se alistar no exército aos 16 anos, Sonny foi descoberto e expulso.

Entre um subemprego e outro, começou a se enturmar com os clubes locais de motociclistas, na sua maioria jovens pobres e / ou veteranos de guerra.

Em 1957, ele e alguns amigos já circulavam pelo norte da Califórnia pilotando motos Harley Davidson e ostentando os primeiros patches com o logo dos Hell’s Angels, nome que já havia sido utilizado por grupos de pilotos de caças, desde a 1ª Guerra Mundial - há inclusive um filme de guerra, dirigido por Howard Hawks, com este nome.

Sonny. Foto Michael Clay
Narrado em primeira pessoa por Sonny, o livro é dividido em capítulos organizados de forma mais ou menos cronológica, abordando as tretas com a polícia e a justiça, rixas com membros de outros clubes, os loucos anos 1960, o amor pelas motocicletas, customização, membros ilustres do clube, a relação com a Harley-Davidson, old ladies etc.

Fica claro no livro que o auge do clube foi mesmo nos anos 1960, quando os Angels estavam no centro dos movimentos contraculturais – ainda que, curiosamente, o grupo sempre tenha se colocado à direita no espectro político.

Ficou famosa a surra que eles deram nos hippies que protestavam contra a guerra do Vietnã em Berkeley.

”Membros do clube não engoliram a postura dos radicais antiguerra de classe média para cima de veteranos como nós”, escreve.

Outro capítulo essencial aborda o assassinato de um jovem negro durante um show dos Rolling Stones em Altamont, tragédia que atribui culpa total à banda.

“Toda aquela baboseira sobre Altamont ter sido o marco do fim de uma era não passa de lixo pseudo-intelectual”, dispara.

Hell’s Angel, o livro, pode não ser uma leitura muito edificante, mas pelo menos traz o registro histórico de quem de fato viveu a história.

Hell’s Angel: a vida e a época de Sonny Barger e do Hell’s Angels Motorcycle Club / Ralph Sonny Barger (com Keith e Kent Zimmerman) / Ideal / 288 p. / R$ 44,90

BÔNUS: trecho de Hell's Angels '69, filme apontado por Sonny Barger como o único que realmente captou o espírito do clube, até por que conta com o próprio Sonny e outros membros no elenco. Easy Rider? Esqueça: "É um filme sobre dois traficantes andando de moto. Não tem nada a ver com os Hell's Angels. E Peter Fonda era um babaca de marca maior", escreve Sonny.

11 comentários:

Franchico disse...

RIP Miéle

http://www.brasilpost.com.br/2015/10/14/produtor-diretor-e-ator-c_n_8293882.html?utm_hp_ref=brazil

Grande malaco bossa nova, bon vivant de carteirinha.

Ernesto Ribeiro disse...

Elis Regina e Luis Carlos Miéle — ao vivo no Teatro da Praia 1969


https://www.youtube.com/watch?v=ADVZKApm3e0


Quando Éramos Gigantes...

Rodrigo Sputter disse...

ia falar aqui de Miele...mas ali curtiu a vida...

interessante o livro...o "chefe" dos HA em salvador é amigo meu, Ivon, num sei se vc saca...ele que montou o MC aqui..comecei a ler o do Hunter sobre eles e achei meio "chato", parei...pelo menos achei os caras uns escrotos...deviam ser-ehhheehhe
num curto o easy rider...vi em 99 ou 2000...esperava mais...gosto mais do scorpio rising de kenneth anger, que vc entrevistou...ainda não me conformo que nem soube q ele esteve aqui e num vi...mas achei ele meio paia contigo-hehehehe

ah! um lance curioso sobre a matéria de capa de ontem do caderno dois, honkers participou de dois vandex tv, o tv caverna e foi convidado pra fazer um lá em casa sessions, mas como a banda num tinha nada novo, eu tava retado com os caras do grupo, terminou num rolando...mas queria muito fazer...

nem lembrava que Anita Ekberg tinha morrido esse ano, taí outro filme q esperava mais...o mais famoso com ela...pra relembrar e homenagear a diva:

https://www.google.com.br/search?q=Anita+Ekberg+nude&espv=2&biw=1366&bih=643&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIu4K5_9zCyAIVhbyQCh1zgQCi

Franchico disse...

Capitão América Sam Wilson escolheu de que lado está:

http://www.bleedingcool.com/2015/10/14/today-we-get-a-socialist-captain-america-spoilers/

Felizmente, é tb o meu lado, o lado humanista (ou esquerdista, para quem insiste em partidarizar tudo).

Na verdade, sempre gostei do Capitão. Mesmo quando ainda era Steve Rogers (e deverá voltar a ser em algum momento, sem dúvida), ele sempre escolhia o lado certo das questões.

Franchico disse...

Sonny Barger tb esculhamba geral com Hunter Thompson, chama o cara de cagão por que queria andar com os HAs, mas na hora de sair no pau com a polícia ou membros de outros clubes, ele corria para se esconder.

Foda, o cara era jornalista, não um motoqueiro parrudo brigão.

Mas enfim.

O Anger começou meio assim comigo na entrevista por que ele achou que eu não sabia inglês o bastante para entrevista-lo, então o início foi meio tenso. Mas depois relaxamos e conversamos bastante.

A matéria com ele está aqui:

http://rockloco.blogspot.com.br/2007/10/no-estou-nem-para-o-pblico-eles-que-se.html

Scorpio Rising é legal, mas como a maioria dos filmes dele, é puro delírio audiovisual, não tem roteiro. Mas é um puta registro legal, de qualquer forma.

Franchico disse...

Lembrete para começar a se planejar....

http://omelete.uol.com.br/musica/noticia/rolling-stones-vira-ao-brasil-em-fevereiro-de-2016/

Rodrigo Sputter disse...

os caras são/eram de direita, pq são do povo, bem americanos, só não conseguiram o que eles lá chamam de viver o american way...entao acharam essa resposta...curioso isso tudo...dizem que todos devem viver sua grande guerra...lá...e alguns viveram as dele...é um mundo diferente do nosso, era...se bem que na verdade...parece a mesma droga isso sim...lendo ontem um trecho da bio de caymmi, fala que em 1954 os militares estavam insatisfeitos com o governo de vargas, a classe média tb, por conta das altas inflações e o cara vai e "se suicidada"...parece com alguma coisa de agora???

gostaria de ver os stones num club tipo aquele do stripped...do album...ODEIO shows grandes...até mesmo de tocar...já toquei em grandes festivais...não como os stones claros, mas pra mais de 5 mil pessoas...eu gosto mais de tocar em lugares pequenos...tocaria num pra 100 mil...pra sentir como é...mas gosto mais de palcos pequenos...e de assistir em palcos menores tb...

Rodrigo Sputter disse...

lembro dessa entrevista li na época...puts...8 anos...quase 9...q tal??
gosto muito do scorpio...e olha q a temática é "meio gay", acho que por causa da trilha...as imagens são foda tb...

Rodrigo Sputter disse...

digo...gosto do filme acho que por causa da trilha...mas as imagens são foda...digo q o filme é "meio gay", mas ainda assim gosto...digo pq a temática não me interessa tanto...enquanto fetichista e no filme tem muito disso...enquanto temática de protesto e etc, gosto sim...

Rodrigo Sputter disse...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Post-rock

http://miojoindie.com.br/10-discos-para-gostar-de-post-rock/

https://www.youtube.com/watch?v=nRL3MMcoqGY

this is the end...

embora eu até goste de umas paradas de hurmold...mogwai

Rodrigo Sputter disse...

http://www.pop.com.br/arte-e-cultura/rom-e-os-micronautas-retornam-as-hqs-em-2016/

http://www.arnolds.com.br/artista-desmascara-personagens-famosos-da-cultura-pop/