quinta-feira, julho 10, 2014

O SURF BUDISMO DE ANDRÉ L. R. MENDES: SUBINDO À TONA A PARTIR DO DIA 15

André L. R. Mendes. Foto: Cintia Moreno.
André L. R. Mendes é, possivelmente, o músico baiano que mais saiu nesta coluna (a Coletânea, do Caderno 2+ do jornal A Tarde) desde que ela foi assumida por este jornalista, há seis anos.

Contando com a de  hoje, já  são cinco Coletâneas: quatro aparições solo e uma com Os Culpados.

A razão é simples: ninguém produz com tanta regularidade (mantendo a qualidade) quanto o ex-Maria Bacana – sua histórica banda nos anos 1990.

Depois que desfez a banda Os Culpados, André se lançou na missão de lançar um álbum solo por ano, sempre no dia 15 de julho, sua data de aniversário.

Em 2011, estreou solo com  Bem-Vindo à Navegação. Em 2012, Enfim Terra Firme. Em 2013, Amor Atlântico.

A cada disco, ele contabiliza mais de 40 mil audições e downloads. Parece pouco, mas é um número significativo para quem faz tudo do próprio bolso, sem recorrer a editais.

Semana que vem, ele chega ao quarto capítulo desta saga musical litorânea: Surf Budismo. O colunista já deu uma ouvida e arrisca: é o melhor dos quatro.

Se nos três primeiros André buscava uma linguagem mais acústica meio na linha Jack Johnson, desta vez o cara mergulhou numa estética eletrônica lo fi vintage, remetendo muito à seminal banda indie escocesa Orange Juice (1979-85) e aos gaúchos Os The Darma Lóvers.

Sabe o que é mais louco? Ele jura que não conhece nenhuma das duas bandas.

Sabe o que é mais louco ainda? Ele gravou tudo sozinho, num iPad.

“Eu já tinha trabalhado com produtores: andré t. no Bem-Vindo e Jorge Solovera nos dois últimos. Aí alguém me mostrou um aplicativo chamado Garage Band. Fiquei intrigado, ‘pô, será que consigo fazer um álbum com isso  aqui’”, se perguntou André.

“Comecei a mexer e descobri que dava, sim. Cara, eu vi a luz. Posso gravar a hora que eu         quiser, do jeito que eu quiser. Não deu certo? Descarto ali mesmo. Liberdade total”, comemora.

"Eu pude fazer o disco que eu queria sem a pressão de um estúdio, a hora correndo. Se eu tiver uma ideia de letra, posso mudar as duas horas da manhã, se eu quiser, gravar um trilha de guitarra a qualquer hora. Então botei muita coisa ali", afirma.


Dez guitarras

Há quem cante no banheiro. André grava de madrugada no iPad. Ft: Cintia Moreno
Ele conta que a opção por timbragens e sons mais eletrônicos foi em decorrência da própria ferramenta de gravação.

“Quando você abre o programa, ele te dá algumas opções de bateria. Mas  se você usa uma analógica, soa muito artificial. Aí escancarei logo que é programação. Daí o disco  ficou com esse clima mais eletrônico. Mas comecei as canções como sempre, na voz e violão”.

"Agora, você tem que estudar o programa, para ter uma noção do que você quer. Também aprendi muito com Solovera, vendo ele produzir. Aí você vai montando: joga uma caixa no tempo que você quer e vai montando o resto. Você mesmo toca o baixo, o piano, o teclado. Tudo virtual, mas é você que toca. E ainda tem pedaços de bateria que são tocadas, mesmo. É o futuro, rapaz! Nem tudo que chega de novidade é diluidor", aposta.

“Agora, não tem comparação gravar uma Gibson em  numa mesa JCM. No iPad você grava direto no aparelho. Aí botei dez guitarras para equiparar”, diz.

"E posso dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado. Ouço e me admiro: fiz em casa. É libertador. Se eu quiser, posso emendar outro agora mesmo. Eu posso", ameaça.

"Tematicamente, ele fala de algumas coisas. Volto ao velho tema do amor, que eu sempre vou falar. Acho legal - se você faz de uma forma legal, claro", diz André.

"Falo também do clima que rola hoje em dia no Brasil. A música O Medo nos Olhos de Marina fala dessa conspiração do medo batendo em nossa porta. Acho que temos que deixar essa merda para lá, seguir em frente. Senão não saímos nem da cama. Não assisto mais jornal. Acho que vivo melhor assim", afirma.

Surf Budismo (e os outros discos de André) saem de graça no site dele. Quem quiser colaborar pode comprar um postal. Ouve lá e me diz se não é legal pra caramba?

Baixe: www.andremendesmusica.com.br (Surf Budismo só a partir do dia 15)


NUETAS

Síncope, Os Jonsóns, Desrroche

Desrroche. Medo.
O Dia Mundial do Rock no Pelourinho terá as bandas Síncope (heavy metal clássico), Desrroche (gótico industrial) e Os Jonsóns (rock 'n' roll). Domingo, às 18 horas, na Praça Pedro Archanjo. Grátis.

Cavalera Conspiracy

Para anotar na agenda: a banda Cavalera Conspiracy, dos irmãos Max e Iggor (ambos fundadores e ex-membros do Sepultura) fazem seu primeiro show em Salvador no 7 de setembro, às 20 horas, no Bali Beach Club. 1º lote: R$ 80, no www.ticketbrasil.com.br.

Los Tenebrosos@Other Place

Amanhã e na próxima sexta, dia 18, o pessoal da Lo Han ("disfarçados" sob o nome Los Tenebrosos) toca clássicos do rock em versão acústica no happy hour do The Other Place (Rua Ariston Betinho De Carvalho, 247 - Brotas). É como eles dizem: "Motos, chopp artesanal, frango frito, sinuca, telão e muito Rock and Roll". Tá bom, né? 20 horas, 5 pilas.

UPDATE DE ÚLTIMA HORA: Dave Lombardo em Salvador

O lendário e absolutamente devastador baterista original do Slayer, Dave Lombardo, fará uma turnê de workshops pelo Brasil em agosto. Salvador será exatamente a primeira parada do músico no país, no dia 23. Veja mais.

18 comentários:

rodrigo sputter disse...

Tou querendo muito ouvir esse material novo de André, ele me mostrou algumas faixas e gostei da evolução do material...grande músico, grande amigo, grande pessoa que conheço há 2 décadas...ou 2 décadas e 1 anos...agora nem lembro mais...tem que fazer um show revival da Master Brain!!!
na Associação Atlética da Bahia-hehehehe

Franchico disse...

RIP Andre Setaro.

Meu mestre. E de muitos e muitos outros. Amanha falo mais sobre o quanto ele foi importante para mim.

Ernesto Ribeiro disse...

O Setaro se foi???????


O cinema ficou mudo...


Descanse em paz, mestre...



Ernesto Ribeiro disse...

Ali no mundo da fantasia, a imprensa chamou o alarmante número do 7 X 1 no Mineirão de "massacre", "vergonha", "humilhação".


Aqui no meu mundo real, os números alarmantes são outros.


MASSACRE são os 50 000 assassinatos por ano , como o daquela menina pequena que morreu no hospital após dias agonizando depois de ser queimada viva num ônibus incendiado por chefões do crime organizado que são mantidos vivos em presídios, a salvo e sustentados com o dinheiro dos trabalhadores honestos que eles chacinam todos os dias. Ou da mulher espancada até a morte por uma turba de covardes que a confundiram com um retrato falado bem diferente, por causa de um boato em um site. E o placar de outros 50 000 mortos no trânsito e 40 000 mortos por doenças nos corredores dos hospitais por falta de médicos, de equipamentos, de leitos e de remédios.


VERGONHA é a impunidade e o sucesso do poder de criminosos odientos como Sarney, Renan, Collor, Lula, ACM, Jader, Amazonino, Silvio Santos e outros monstros abomináveis. São os viciados em drogas como o crack, com 1 milhão de loucos se destruindo por uma porcaria. É a destruição do meio ambiente, queimando as florestas, exterminando espécies inteiras de animais, poluindo a terra, o ar e a água, jorrando esgoto no mar e envenenando os rios. Brasileiro só sabe destruir o Brasil.
É o governo estuprar a nação e usar o país servindo de abrigo para os piores terroristas e assassinos condenados em seus próprios países, violando até leis internacionais, num escárnio infinito aos cidadãos honestos. É o povo reeleger esse mesmo governo e perpetuar no poder os piores sociopatas corruptos, incompetentes e sem talento, sempre idolatrados e prestigiados sem nenhum mérito, dominando a esfera política, econômica, social, cultural.


HUMILHAÇÃO é termos 30% de desempregados, a mais alta taxa de desemprego do mundo. São os melhores cidadãos condenados a uma vida de desespero, frustração, revolta e tristeza indizível. É o governo quebrando a Lei e fazendo contratos de trabalho semi-escravo, violando todas as leis trabalhistas. É a ignorância, o preconceito e a mentira dominando o pensamento na imprensa, nas religiões, na mídia, nas escolas.
Nisso, somos sempre campeões: o pior sistema de ensino do planeta, com universitários analfabetos funcionais e nossos estudantes sempre tirando o último lugar em testes internacionais de educação. É o horror no trânsito cada dia pior, na comida ruim, no café intragável, enquanto os melhores grãos são todos vendidos para o exterior, com uma casta de agricultores assumidamente desprezíveis, nos rebaixando á mera colônia de exploração, cagando para o próprio povo, que só consome o lixo como ratos.


É impossível ser patriota no Brasil.


Nenhuma pessoa em sã consciência vai defender um país que te rouba, te escraviza, te arruína, te empobrece, te marginaliza, te humilha, te envergonha, te massacra. Nenhuma pessoa decente vai sacrificar sua vida em defesa do inferno, por compatriotas que destroem sua vida e podem te matar por nada. E ninguém com um pingo de auto respeito jamais se orgulharia de ter nascido no esgoto. É mais fácil transferir o patriotismo para um time de futebol do que para essa pátria de merda.

andre L.R. mendes disse...

muito obrigado pelo espaço,chico! vc não imagina o quanto é importante.muito obrigado MESMO.

rodrigo,obrigado,man! duas décadas,né??? old school rock n roll da cidade baixa na veia,velho! agora...quanto à um revival da masterbrain?? eu me fiz uma promessa: bandas nunca mais! hehehe

Franchico disse...

André, pelo menos um showzinho comemorativo dos vinte anos do CD da Maria Bacana em 2016 (ou 2017?) num rola não? Como a Úteros fez ano passado. Só um showzinho histórico para registro, para a posteridade, para os velhos fãs, para vcs mesmos....

Franchico disse...

Hj tá PHODA por aqui. Mas até segunda-feira faço um post de pesar pela perda de André Setaro...

Franchico disse...

Barça DEVASTADOR.

http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/qual-sera-o-legado-da-copa-do-7-a-1-20140711/

Tô avisando, o cara tá com raiva!

andre L.R. mendes disse...

por mim até rolaria...mas depende dos outros dois que são pessoas complicadas...aposto que acham o mesmo de mim! :D brincadeira...por mim rolaria sim,sem problemas.

rodrigo sputter disse...

lembro q rolou the honkers e maria bacana (com a formação clássica) no largo do papagaio em 2005.
foi MUITO bom!!

Ernesto Ribeiro disse...

Ah, que barato:

Salvador já tem seu próprio clone do Rammstein... a Banda Desrroche.

(Pombas, não tinha um nome melhor?)

Bem, vou assisti-los.

Gostei do visual e da BRILHANTE produção das fotos.

Até guardei 4 na minha coleção.

Pena que fica repetitivo: uma só expressão, um mesmo olhar de desânimo, as mãos quase sempre cruzadas entre as pernas...

Mais criatividade, pessoal! Que tal uma poses de matança num açougue gótico?

Industrial Rock Über Alles!

Rodrigo Sputter disse...

http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2014/07/12/tommy-ramone-morre-aos-62-anos-de-idade/?awesm=tmd.qa_a4A

tá todo mundo indo embora...foi o último original...adios Ramone.

Ernesto, essa banda Os Jónsons é boa, gosto deles...rock and roll com letras bem sacadas...e boas cançoes...vale a pena...espero que goste.

Ernesto Ribeiro disse...

Em 2002, quando já tinham morrido dois Ramones (Joey e Dee Dee) ainda restavam outros dois (Johnny e Tommy) eu ouvi essa piadinha de humor negro num show dos Retrofoguetes no Colapso, contada por nosso amigo Morotó Slim:



"O que é, o que é?...

Tem igual na Terra e igual no Céu?

(...)

Raaaaaamones!"

Franchico disse...

De longe, O HIT da Copa, que graças a Deus, está a poucas horas de terminar:

http://www.brasilpost.com.br/2014/07/11/maradona-musica-torcida-a_n_5578214.html

Ernesto Ribeiro disse...

SCHWEINSTEIGER!

"Com o rosto todo arrebentado, e campeão do mundo."

Mesmo com a cara sangrando, junto a um olho, continuou jogando.

DEUTSCHLAND ÜBER ALLES!

Ernesto Ribeiro disse...

Das Lied der Deutschen


I

Deutschland, Deutschland über alles,
Über alles in der Welt,
Wenn es stets zu Schutz und Trutze
Brüderlich zusammenhält,
Von der Maas bis an die Memel,
Von der Etsch bis an den Belt
Deutschland, Deutschland über alles,
Über alles in der Welt.

II

Deutsche Frauen, deutsche Treue,
Deutscher Wein und deutscher Sang
Sollen in der Welt behalten
Ihren alten schönen Klang,
Uns zu edler Tat begeistern
Unser ganzes Leben lang.
Deutsche Frauen, deutsche Treue,
Deutscher Wein und deutscher Sang.

III

Einigkeit und Recht und Freiheit
Für das deutsche Vaterland!
Danach laßt uns alle streben
Brüderlich mit Herz und Hand!
Einigkeit und Recht und Freiheit
Sind des Glückes Unterpfand.
Blüh' im Glanze dieses Glückes,
Blühe, deutsches Vaterland.



A Canção dos Alemães


I

Alemanha, Alemanha acima de tudo
Acima de tudo no mundo,
Quando sempre, na defesa e resistência
Fica unida fraternalmente,
Do Mosa ao Nemen
Do Ádige ao Belt
Alemanha, Alemanha acima de tudo
Acima de tudo no mundo.

II

Mulheres alemãs, fidelidade alemã,
Vinho alemão e canto alemão
Devem manter no mundo
O seu velho e belo som,
inspirá-nos para acto nobre
durante toda a nossa vida.
Mulheres alemãs, fidelidade alemã,
Vinho alemão e canto alemão.

III

Unidade e justiça e liberdade
Para a pátria alemã.
Zelaremos todos para isso
Fraternamente com coração e mão!
Unidade e justiça e liberdade
São a garantia da felicidade.
Floresça no esplendor dessa felicidade.
Floresça pátria alemã!

Rodrigo Sputter disse...

Nada contra os Argentinos...cada um torce pra quem quiser...eu "torci" pra Alemanha na final, pq eles vinham apresentando um bom futebol...mas a Argentina em certos momentos foi superior na final, deixou os Alemães envolvidos no "sangue latinho"...pensei que os caras iam ganhar aqui...deram uma raça e uma tática que pararam os Alemãs por todo os 90 minutos...mas ainda assim acho que o título ficou em boas mãos...agora, esse papo de torcer pra Argentina pq somos latino-americanos é balela...eu acho que a Argentina, não tod@s é claro, é mais racista que a Alemanha...e muitos nazis, e judeus tb, correram pra lá após a guerra...fora que muita gente lá se acha europeu...a Argentina só tem em comum conosco a localização no mapa mundi e mesmo assim é um país bem diferente do nosso, a começar pela língua...ADOREI a Argentina, fui em 2 cidades, 1 tocar e a outra dar uma entrevista: Campana e Pilar, respectivamente...até brincaram comigo na rádio, quem era melhor, Maradona ou Pelé, respondi com um sonoro: Garrincha!
e todo mundo ficou desnorteado, mas os "bestões" dos Honkers ficaram nessa de Pelé, Pelé...que eu até acho melhor mesmo, mas ninguém esperava essa resposta...aí ficaram lá perdendo um tempo da zorra nesse papo de Pelé x Garrincha-hehehehe
Até desgravaram nossa entrevista, eu acho que foi proposital-hehehe
Pelé pode ter sido o melhor, mas prefiro Garrincha...só seriam maiores se jogassem no Bahia-ehehehe

Mas é uma maluquice esse papo de torcer pq é latino-americano, é um UNIVERSO diferente do nosso...aliás o Brasil é um universo diferente...a Bahia é...imagine a Argentina...não tou falando mal de lá, adorei e admiro muito eles...a galera lá me tratou bem, mas esse papo de que Alemão é nazi, racista e que Argentino num é...balela...li tempos atrás, não muito, que Berlin se num era a capital menos racista do mundo, tava no top 5 ou 3, das menos racistas...

Argentina "caiu" de cabeça erguida, jogou de igual pra igual contra Alemanha, embora sempre joguem com violência muitas vezes, os caras me surpreenderam, aliás eu esperava já isso...mas a Alemanha jogou "melhor" a copa toda...a Holanda que vacilou, deixou a vaga pra semi -final pra Argentina...ia ser um jogão...mas a Holanda caiu de produção nos 2 últimos jogos antes de enfrentar o Brasil, que coitadinho...já era! CBF tem que mudar, né só o técnico não.

falando em Honkers na Argentina:

http://www.fotolog.com/thehonkers/9433488/

http://www.fotolog.com/thehonkers/9433488/

http://www.fotolog.net/teenage_idol/9433276/

http://www.fotolog.com/thehonkers/9430168/

http://www.fotolog.com/thehonkers/9449386/

matérias argentinas:

http://www.laautenticadefensa.net/22902

http://www.laautenticadefensa.net/noticias.php?sid=23020

e daqui a pouco faz 10 anos dessa tour...tempo voa...

Ernesto Ribeiro disse...

Rodrigo,


A torcida argentina é a única no mundo não-islâmico que atira PEDRAS DE SABÃO em jogadores judeus em pleno jogo para fazê-los reviver o horror desumano que sofreram as vítimas do Holocausto que tiveram a gordura de seus corpos arrancada para virarem... sabão.


Também é a única que OFENDE os brasileiros em sala própria casa até no jogo contra a Holanda, para piorar a depressão dos anfitriões e tripudiar sobre o choro das crianças brasileiras.


E mesma a imprensa oficial da Argentina é a única que nos agride em manchetes como "Metade das mulheres brasileñas são prostitutas." "10 milhões de putas só em São Paulo." Ou quando perdemos da França: "O galo esmagou 22 galinhas."


Mesmo as prostitutas brasileiras relatam que os clientes argentinos são os piores seres humanos que elas já conheceram. Além de não pagarem.


É preciso ter MERDA na cabeça para se identificar com um povo de sociopatas como os argentinos. E ainda por cima torcer por eles.


A Argentina, seus líderes políticos e seu povo são exemplos a serem a ser EVITADOS.


A Alemanha, o povo alemão, os líderes políticos alemães, o futebol alemão, a atitude e o comportamento dos jogadores alemães são exemplos perfeitos a serem IMITADOS.


Creio que isso encerra o assunto "futebol" para mim.