terça-feira, julho 13, 2010

ÁGUA SUJA FAZ TEMPORADA GRATUITA DE BLUES ALI DO LADO

Os apreciadores do blues em Salvador – e aqueles que, porventura, se interessem em conhecer mais o gênero – estão convocados para a temporada gratuita que a banda Água Suja promove todas as quartas-feiras deste mês no bar Ali do Lado (o antigo Balcão).

Uma das mais ativas na cena blueseira local, a Água Suja se caracteriza pelo repertório composto de standards, resvalando para as suas crias mais imediatas e urbanas, como o rhythm & blues e a soul music.

O resultado é um show animado, para cima – em oposição ao climão macambúzio (afinal, “blue“, em inglês, é “triste“) que marca os primórdios rurais do gênero, nascido dos cantos de trabalho dos escravos nos campos de algodão do sul dos Estados Unidos, ainda no século dezenove.

Repertório cheio de soul

Depois dessa legítima reza do pai-nosso ao vigário, vamos ao que interessa: “É uma temporada de quatro datas (a primeira foi na semana passada). Mas por mim, estendia até o fim do ano. Até o fim do mundo, aliás“, ri Jerry Marlon, baixista e líder da Água Suja, que ainda conta com os músicos Oyama Bittencourt (guitarra), Brian Knave (bateria), Jelber Oliveira (teclado) e Luiz Rocha (gaita).

A temporada gratuita foi viabilizada graças a um acordo de Jerry com o dono do bar, Hermes. “Ele não faz questão do couvert. Sabe como é, numa quarta-feira, nego não quer pagar nem cinco conto“, diz. O acordo é o seguinte: “Se der 50 pessoas, ele me paga ‘X‘. Se der 100, são ‘2X‘“, revela.

Para ajudar a dar, quem sabe, 5X, a Água Suja vai contar com a ajuda dos convidados. “Estamos agitando aí com o pessoal do blues, do jazz, do rock. Vou tentar fazer essa junção das turmas do jazz e do blues, que são separadas, ninguém se conhece“, lamenta.

Já estão confirmadas as participações do superbaixista Luciano Calazans e do cantor Lon Bové.

No set-list, hits como The Thrill is Gone (B.B. King), Hoochie-Coochie Man (Muddy Waters), In The Midnight Hour (Wilson Pickett), My Girl (The Temptations) e Respect (Otis Redding). Para uma banda de blues, está aí um ótimo show de soul!

ÁGUA SUJA & JAM SESSION / Todas as quartas-feiras de julho (dias 14, 21 e 28), às 21 horas / Bar ALI DO LADO (Praia da Paciência, 355, Rio Vermelho) / Gratuito

Ouça: http://aguasuja.ning.com

NUETAS

Fao lança CD no Pelô

A boa cantora Fao Miranda faz show gratuito na Praça Teresa Batista (Pelourinho), na próxima sexta-feira, às 21 horas, para lançar seu primeiro trabalho, o EP Polpa, premiado pelo edital de Apoio a Produção de Conteúdo Digital em Musica da FUNCEB. Baixe o disco, que teve participação de feras como Tadeu Mascarenhas e Letieres Leite: www.myspace.com/faomiranda.

Hoje é dia de rock!

Como diziam Sá, Rodrix & Guarabyra, “eu descobri e acho que foi a tempo / Mãe e pai, que hoje ainda é dia de rock“. Para comerar Dia Mundial do Rock (é hoje!), o Groove Bar organizou uma mega jam com a Banda de Rock, o grupo especializado em covers de clássicos não-óbvios, formado por René (voz e violão), Cândido (guitarra) e Tiaguinho Aziz (baixo). 22 horas, R$ 25 ou R$ 15 (lista amiga).

14 comentários:

Anônimo disse...

o meu amigo jerry marlon é o elo perdido inusitado entre o punk, o soul, o blues, o jazz e o rock and roll made in bahia...a prova viva de que é possível viver de música na Bahia longe das artimanhas do axé e similares...um dos últimos moicanos oriundo da cena do rock baiano dos anos 80 que sobrevive em cima dos palcos da cidade com muita dignidade...
cláudio moreira

Franchico disse...

Rapeize, confiram os melhores momentos da minha entrevista com Edy Star no blog da Muito:

http://revistamuito.atarde.com.br/?p=5262#comments

A reportagem em si saiu na edição do último domingo, dia 11 de julho.

Franchico disse...

Conheçam Julia Kendall, a criminóloga de visual inspirado em Audrey Hepburn que todos os meses resolve intrincados mistérios no melhor estilo CSI.

http://juliahq.blogspot.com/

glauberovsky disse...

edy star sobre o pelourinho:

"Eu acho isso aqui o melhor mostruário da Suvinil!"

hahahahahahaha...e eu li a entrevista ouvindo o satanic majesties request dos stones, que é muito bom!!!
GLAUBEROVSKY

Franchico disse...

O Barcinskão tá mandando bala no blog dele. Seu texto sobre a seleção de Dunga, "antipática e sem carisma" é sensacional. Vejam tb o texto sobre a biografia de Iggy Pop, Open Up and Bleed. Tomara que alguém publique logo isso por aqui.

http://andrebarcinski.folha.blog.uol.com.br/

Tô lendo a autobio do Ozzy que saiu por aqui e só digo uma coisa: Ozzy é gênio. Ontem (terça, 13), saiu matéria de pg dupla sobre isso, aliás. E não contem para ninguém, mas é muito difícil fazer "jornalismo imparcial" sobre alguém de quem vc tinha poster na parede do quarto aos 13 anos de idade (1985). Praticamente impossível, aliás. Enfim....

Nei Bahia disse...

Chicão, Ozzy pediu para ter um papel na própria cinebiografia.
Ele quer fazer o papel da mãe dele!

Anônimo disse...

ozzy é o nosso querido verme que deu certo...sua conta bancária é milionária e sua obra musical é atemporal...venceu na indústria fongoráfica sendo ele mesmo...sem falar que na carreira solo revelou ao mundo grandes guitarristas, como nosso saudoso e sensacional randy rhodes...quem não ouviu blizzard of ozz e diary of madman não é fã de ozzy em carreira solo...
cláudio moreira

glauberovsky disse...

hahahahahaahahahahaha...sensacional. nei!!! ozzy rocks!
GLAUBER

Franchico disse...

Yeah! Como diria nosso companheiro "Ozzyvaldo" Bramis, Ozzy "ruleia" geral!

(Uma das coisas mais engraçadas que vi nos últimos anos foi durante uma gravação de podcast no estúdio de Vandex, com Nariga tocando guitarra. O rapaz começou a levar Paranoid. Bramis, que estava com um microfone na mão, do nada, se jogou no chão e começou a cantar a porra da música parecendo um alucinado! Todo mundo ficou de cara, foi tipo: WTF? Ozzy causa esse efeito nas pessoas, né? Ah, menino Osvaldo!)

Franchico disse...

Faz tempo que o viadinho do Shyamalan não faz um filme que preste. O Últiom Mestre do Ar? Aquele outro da sereia? Que bostas!

Talvez este novo filme aqui - que parece de terror mesmo, seja sua redenção:

http://www.omelete.com.br/videos/demonio-trailer-1/

osvaldo disse...

Lou Reed cancela participação na Flip

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/766969-lou-reed-cancela-participacao-na-flip.shtml


E Ozzy ruleia, principalmente no Sabbath.Naquele dia foi ausencia temporaria da razão. CAN YOU HELP ME OCCUPY MY BRAIN?

Franchico disse...

ÔÔÔ-Ô-Yeah!

Ernesto Ribeiro disse...

cláudio moreira,

o NOSSO amigo Jerry Marlon é o elo perdido inusitado entre o Camisa de Veus na pré-formação de 1981 (enquanto seu Hummel não vem) e o Utopia, desaguando (hehe) no Persona Non Grata.


Lembra quando a gente ia no bar dele, o Antiquário? Na parede da fachada, tinha uma grafite de fotos de Jim Morrison... Jerry ficava falando ironicamente de Karl, hahaha...


Jerry Marlon para mim:


"Ei, eu te conheço! Você é o cara dos shows da Persona Non Grata… tem uns 5 anos... isso, Ernesto! Meu velho, precisamos de gente com o seu bom gosto e o seu intelecto pra divulgar nosso festival de blues!... posso contar com você."


Bem, eu divulguei o show da Água Suja com a melhor publicidade possível em 48 horas...

Que bom que foi um sucesso.

Ernesto Ribeiro disse...

Correção: o nome do bar de Jerry Marlon era Ateliê.