quinta-feira, abril 28, 2005

Os Cem Maiores Artistas do Rock

Mais uma listinha, aquela bobagem tipo alta fidelidade que a gente adora odiar.Fazer o que? A veterana(e ainda veneranda) revista americana Rolling Stone publicou na sua edição de 21/04 uma lista dos 100 maiores artistas do rock all-time, que a revista chama de imortais. Os artistas foram escolhidos por musicos, figuras da industria fonografica, e jornalistas do calibre de Bo Diddley, Dr. John, Slash, Bruce Springsteen, The Edge, Keith Richards, Moby, Chuck D, Pete Townsend, Lenny Kaye,Greil Marcus, David Fricke, Rick Rubin, entre varios e varios outros notaveis. Depois os "eleitos" ganham artigos de gente como David Bowie, Buddy Guy, Elvis Costello, saudando os seus.
Os vinte primeiros da lista em ordem crescente:

20- Bo Diddley
19-Velvet Underground
18-Marvin Gaye
17-Muddy Waters
16-Sam Cooke
15-Stevie Wonder
14-Led Zeppelin
13-Buddy Holly
12-Beeach Boys
11-Bob Marley
10-Ray Charles
9-Aretha Franklin
8-Little Richard
7-James Brown
6-Jimi Hendrix
5-Chuck Berry
4-Rolling Stones
3-Elvis Presley
2-Bob Dylan
1-Beatles
Tambem na lista: Ramones(26), Nirvana(27), The Who( 29), Clash(30), Neil Young(34), David Bowie(39), Public Enemy(44). Ainda na lista, depois do # 50: Sex Pistols,Kinks,Stooges, Radiohead, Cream, Frank Zappa, Black Sabbath.Pra ver a lista toda www.rollingstone.com

9 comentários:

Franchico disse...

esqueceram do Beto Bahia. sacanagem! aliás, por onde anda nosso cantor preferido?

Anônimo disse...

não levo a sério lista sem AC/DC e THIN LIZZY
Cláudio

Anônimo disse...

Miguel Cordeiro
os americanos sempre arranjam um jeito de puxar a sardinha prá sua bra$a. a listinha é até legal mas não dá prá aceitar que the who, clash, neil young, dead kennedys, pixies e muitos muitos outros estejam colocados depois do nirvana. só mesmo na mentalidade mercadológica dos americanos... ou será que é para agradar e levantar a auto-estima U.S.A. da "juventude" grunge de seattle?

Franchico disse...

se num dá pra levar a sério uma lista de 20 mais sem Neil Young e The Who, que dirá sem Beto Bahia. americanos estúpidos.

osvaldo disse...

a lista é obvia e corporativista apesar dos primeiros tres colocados serem na minha opinião inegaveis.ACDC tá no #72.Surpresa grande a colocação de Aretha.ausencias notadas: ike turner( pra muitos lançou o primeiro single do rock com rocket 88),jeff beck,janis joplin!!!!, joy division e quase todo o pós-punk, deep purple!!!!, kraftwerk, e o unico terceiro mundo é marley,lista mais besta.

osvaldo disse...

correção importante, joplin tá na lista #43,

Anônimo disse...

BETO BAHIA said:

SÓ UMA CORREÇÃO:
Os meus respeitos e um fraternal abraço lateral para o brioso locutor roquiloquista Franchico, que é o único cara JUSTO da rádia, o resto do bando parece estar com uma FOLGA cada vez maior.

De qualquer jeito fui orientado por minha empresária e minha advogada (Beto só trabalha com mulher, neném...) a deixar essa lista dos 100 para lá, já que não tem nenhum nome comparável ao tamanho do meu enorme talento e ao meu inconfundível latin istáile.

Aliás, só não digo que o Beto seria al concur, porque concur eu não trabalho, sou xêta e viril até o gurguminho!

E mais... continuo botano pra vê talba lascá ni banda, com gosto de ólio jonson, primo-irmao da vazilina, auxílio luxuoso para toda a envergadura e pujança de Beto deslizar com firmeza para dentro dos corações e mentes de todas as mulheres do mundo... E das outras também...

Salsa, rumba, polca, roqui, tango e foquistrote? Só com Beto, neném... O resto é separação de latrina.

Anônimo disse...

a lista está boa mas entao e os guns n roses, green day, ac dc, muse.... esses sao os melhores xDDD...um abraçom

Ernesto Ribeiro disse...

Curioso como dessa listinha pelo menos OITO deles NÃO SÃO ROCK --- são artistas de Blues, Soul, Gospel, Funk, Reggae...

ô listinha de ignorante.

Da próxima vez, entrevistem alguém que SAIBA o que é rock n roll
e a diferença entre Ozzy Osbourne e Serginho Maravilha (ops, Stevie Wonder)

uuuuuurggghhh... (vômito)... isso lá é nome de travesti?


MINHA LISTA dos 10 Maiores Artistas do Rock & Roll:

.

1 — BILL HALEY (ninguém menos que o próprio INVENTOR DO ROCK & ROLL. vai discutir?)

2 — CHUCK BERRY

3 — JERRY LEE LEWIS

4 — Little Richard

5 — Ron Asheton (dos Stooges — inventor do Punk Rock; o mais minimalista e inventivo; precisa dizer mais?)

6 — TOMMY IOMMY (do Black Sabbath — inventor do Heavy Metal e de um estilo único, original e inimitável de tocar guitarra SEM as pontas de dois dedos decepados)

7 — Glen Matlock (baixista e compositor de quase todas as músicas dos Sex Pistols — o homem que POPULARIZOU o Punk Rock, tornando o Movimento Punk um fenômeno Pop. Sem ele, nem estaríamos nesse blog. Duvida?)

8 — Cherie Currie (vocalista das Runaways. a 'frontperson' mais expressiva e poderosa do rock n roll foi uma garota menor de idade. insuperável.)

9 — Bo Diddley (foi mais um precursor do rock, influenciando... merece um crédito.)

10 — Kurt Cobain (o rapaz da guitarra hipnótica cujo som era o de uma criança chorando; o eu artístico interior psicológico freudiano era o som da guitarra.)