quinta-feira, abril 28, 2005

Os Cem Maiores Artistas do Rock

Mais uma listinha, aquela bobagem tipo alta fidelidade que a gente adora odiar.Fazer o que? A veterana(e ainda veneranda) revista americana Rolling Stone publicou na sua edição de 21/04 uma lista dos 100 maiores artistas do rock all-time, que a revista chama de imortais. Os artistas foram escolhidos por musicos, figuras da industria fonografica, e jornalistas do calibre de Bo Diddley, Dr. John, Slash, Bruce Springsteen, The Edge, Keith Richards, Moby, Chuck D, Pete Townsend, Lenny Kaye,Greil Marcus, David Fricke, Rick Rubin, entre varios e varios outros notaveis. Depois os "eleitos" ganham artigos de gente como David Bowie, Buddy Guy, Elvis Costello, saudando os seus.
Os vinte primeiros da lista em ordem crescente:

20- Bo Diddley
19-Velvet Underground
18-Marvin Gaye
17-Muddy Waters
16-Sam Cooke
15-Stevie Wonder
14-Led Zeppelin
13-Buddy Holly
12-Beeach Boys
11-Bob Marley
10-Ray Charles
9-Aretha Franklin
8-Little Richard
7-James Brown
6-Jimi Hendrix
5-Chuck Berry
4-Rolling Stones
3-Elvis Presley
2-Bob Dylan
1-Beatles
Tambem na lista: Ramones(26), Nirvana(27), The Who( 29), Clash(30), Neil Young(34), David Bowie(39), Public Enemy(44). Ainda na lista, depois do # 50: Sex Pistols,Kinks,Stooges, Radiohead, Cream, Frank Zappa, Black Sabbath.Pra ver a lista toda www.rollingstone.com

11 comentários:

Franchico disse...

esqueceram do Beto Bahia. sacanagem! aliás, por onde anda nosso cantor preferido?

Anônimo disse...

não levo a sério lista sem AC/DC e THIN LIZZY
Cláudio

Anônimo disse...

Miguel Cordeiro
os americanos sempre arranjam um jeito de puxar a sardinha prá sua bra$a. a listinha é até legal mas não dá prá aceitar que the who, clash, neil young, dead kennedys, pixies e muitos muitos outros estejam colocados depois do nirvana. só mesmo na mentalidade mercadológica dos americanos... ou será que é para agradar e levantar a auto-estima U.S.A. da "juventude" grunge de seattle?

Franchico disse...

se num dá pra levar a sério uma lista de 20 mais sem Neil Young e The Who, que dirá sem Beto Bahia. americanos estúpidos.

osvaldo disse...

a lista é obvia e corporativista apesar dos primeiros tres colocados serem na minha opinião inegaveis.ACDC tá no #72.Surpresa grande a colocação de Aretha.ausencias notadas: ike turner( pra muitos lançou o primeiro single do rock com rocket 88),jeff beck,janis joplin!!!!, joy division e quase todo o pós-punk, deep purple!!!!, kraftwerk, e o unico terceiro mundo é marley,lista mais besta.

osvaldo disse...

correção importante, joplin tá na lista #43,

Beto Bahia disse...

Estranho a ausênssa não sei se por perseguição ou inguinorança das pior do nome do maior da Via Láctea de todos os tempos:
Vcs esqueceram de BETO BAHIA, o mais xêta, arregassante e caliente cantor do Sistema Solar!
Vá vacilar assim lá no alto das Pedrinhas, ou no Vale de Santa Cruz, ou no pico da Neblina!
Balada, xote, xaxado e roquenrou? Só com Beto, neném... O resto é divisora de sanitaro púbrico!

Botano pra vê talba lascá ni banda, com gosto de ólio de canola, que tem os mais baixo colesterol - ou seja - Beto faz bem até para as mais gordinhas!

Anônimo disse...

BETO BAHIA said:

SÓ UMA CORREÇÃO:
Os meus respeitos e um fraternal abraço lateral para o brioso locutor roquiloquista Franchico, que é o único cara JUSTO da rádia, o resto do bando parece estar com uma FOLGA cada vez maior.

De qualquer jeito fui orientado por minha empresária e minha advogada (Beto só trabalha com mulher, neném...) a deixar essa lista dos 100 para lá, já que não tem nenhum nome comparável ao tamanho do meu enorme talento e ao meu inconfundível latin istáile.

Aliás, só não digo que o Beto seria al concur, porque concur eu não trabalho, sou xêta e viril até o gurguminho!

E mais... continuo botano pra vê talba lascá ni banda, com gosto de ólio jonson, primo-irmao da vazilina, auxílio luxuoso para toda a envergadura e pujança de Beto deslizar com firmeza para dentro dos corações e mentes de todas as mulheres do mundo... E das outras também...

Salsa, rumba, polca, roqui, tango e foquistrote? Só com Beto, neném... O resto é separação de latrina.

sora disse...

Transmimento de pensação ou pura picaretagem????

Num esforço de reportagem, o rockloco joga areia no mais novo mistério do rock. Quem foi que teve a idéia absurda de chamar o baixista/guitarrista altão do placebo de lacraia?????

Big (por telefone)??????
Franchico (pelo blog do rockloco)?????
Cury (pelo mercadão)??????
O inconsciente coletivo ?????(4 mil e poucas almas no domingo)
o coeficiente coletivo (as mesmas 4 mil e poucas almas ??????? e aproveitar para agradecer à sra. Greice Kelly Jorge pela gentileza de enfim ter me tornado contributor. Analfabyte que sou, ainda não sei como postar. Por isso as primeiras fotos do óbvio que foi rock, com direito a lacraia e tudo mais vão ter que rolar no www.fotolog.net/pedra_magica. Onde o mistério do apelido fantastico será revelado. atés

Ah, Franciel agora tem blog. Chama puraingresia.blogspot.com

Anônimo disse...

a lista está boa mas entao e os guns n roses, green day, ac dc, muse.... esses sao os melhores xDDD...um abraçom

Ernesto Ribeiro disse...

Curioso como dessa listinha pelo menos OITO deles NÃO SÃO ROCK --- são artistas de Blues, Soul, Gospel, Funk, Reggae...

ô listinha de ignorante.

Da próxima vez, entrevistem alguém que SAIBA o que é rock n roll
e a diferença entre Ozzy Osbourne e Serginho Maravilha (ops, Stevie Wonder)

uuuuuurggghhh... (vômito)... isso lá é nome de travesti?


MINHA LISTA dos 10 Maiores Artistas do Rock & Roll:

.

1 — BILL HALEY (ninguém menos que o próprio INVENTOR DO ROCK & ROLL. vai discutir?)

2 — CHUCK BERRY

3 — JERRY LEE LEWIS

4 — Little Richard

5 — Ron Asheton (dos Stooges — inventor do Punk Rock; o mais minimalista e inventivo; precisa dizer mais?)

6 — TOMMY IOMMY (do Black Sabbath — inventor do Heavy Metal e de um estilo único, original e inimitável de tocar guitarra SEM as pontas de dois dedos decepados)

7 — Glen Matlock (baixista e compositor de quase todas as músicas dos Sex Pistols — o homem que POPULARIZOU o Punk Rock, tornando o Movimento Punk um fenômeno Pop. Sem ele, nem estaríamos nesse blog. Duvida?)

8 — Cherie Currie (vocalista das Runaways. a 'frontperson' mais expressiva e poderosa do rock n roll foi uma garota menor de idade. insuperável.)

9 — Bo Diddley (foi mais um precursor do rock, influenciando... merece um crédito.)

10 — Kurt Cobain (o rapaz da guitarra hipnótica cujo som era o de uma criança chorando; o eu artístico interior psicológico freudiano era o som da guitarra.)