terça-feira, março 22, 2005

Nova Experiencia Miseravel

Se tem uma banda que tinha tudo para estourar e viu seus projeto serem abatidos em pleno vôo por mais uma tragica historia do rock, esta banda foi o Gin Blossoms. A banda foi formada em Tempe, Arizona em 1987 pelos amigos de infância Bill Lean ( baixo) e Doug Hopkins ( guitarra), depois vieram o vocalista e guitarrista Jesse Valenzuela, e depois de varias mudanças completaram a formação mais conhecida Phillip Rhodes( bateria) e Robin Wilson( guitarra e vocal). Depois de lançar dois eps ( Dusted de 89 e Up and Crumbling de 91) lançam já pela A & M o cd New Miserable Experience em 93. Acrescentando um forte acento pop as influências old school dos Byrds com a vertente mais moderna do country/folk-rock da epoca personificada pelo R.E.M. os Gin Blossoms viram o single "Hey Jealousy" sair do circuito alternativo e explodir nas paradas , alem de ter se tornado um fenomeno na MTV americana nesta epoca. Um ano depois de lançado, o disco, agora com o divino single "Found Out About You", ainda explodia nas radios e o cd alcançava dois milhões de copias vendidas, um dos sucessos que mais reforçaram o fenomeno da explosão da cena alternativa americana nos 90( epoca da explosão do Nirvana, Lolapaloosa, ect , para mais info ver o video do Sonic Youth- 1992: The Year Punk Broke). Mas nem tudo tava bem, Doug Hopkins, fundador e principal compositor da banda, transformou-se durante as longas tours num alcolatra na acepção da palavra, e mesmo com suas composições explodindo nas radios, foi demitido da banda. Em 5 de Dezembro de 1993 Doug Hopkins, deprimido, se matou dando um tiro na cabeça. Com o astral em frangalhos, sentimentos de culpa, e tudo mais o Gin Blossoms só lançou seu segundo cd em 1996, intitulado Congratulations I´m Sorry. O cd mesmo com bastante airplay inicial ganhou aura de maldito e não reeditou o sucesso do primeiro cd. E o astral da banda, obvio, continuava o pior possivel. Em 1997, com apenas dois cds lançados a banda acabou de forma melancolica, como algumas de suas canções mais belas. Em 2002 o Gin Blossoms fez um comeback tour, e existem papos que podem lançar um disco com material inedito. mas é visivel que a tragédia com Doug Hopkins deixou marcas profundas nos integrantes remanecentes da banda. Uma das bandas mais promissoras e talentosas a surgir no cenario alternativo do pop e alt-country( então sem este rotulo) nos 90, o Gin Blossoms deixou duas pequenas obras-primas como legado, ambas lançadas no Brasil, que valem a pena serem escutadas sempre.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá bramita e demais queridos roqueloquinhos,


por falar em quase ineditismo, o programa da quinta vai mostrar o som da Trêmula, novíssimo projeto de Peu poser sousa, ao lado de Patrick, Flip e Pedro Goiaba Fróes. É bom a gente ouvir logo, porque periga daqui a pouco começar a enjoar de tão redondinho que tá o som e a pegada da banda. É o velho Peu com todas as suas influências muito bem digeridas numa banda de responsa. Pra quem tava preocupado com o futuro do cara, continua valendo o dito do sábio Big:" continua melhor que nois". Ah, André setaro foi descansar em Cannes e vai faltar o programa desta quinta, então, os bons modos e o respeito ao jazz continuam suspensos.



sora

Nei Bahia disse...

PQP..., somos 3 em vez de 2!!
Oswaldo, nota 10 pra ti, pensei que só eu e Cebolitos eramos os únicos a ter os GB como heróis. "New miserable experience" é um dos discos que mais me emociona, mesmo estando longe de minha formação de hard rock/blues que me colocou dentro dessa doideira chamada rock.
Agradeço a Marcello Nova, que em seu programa classificou eles como o "R.E.M. com culhões" no dia que me apresentou essa jóia.
Dizem que até DVD pode pintar dessa reunião.Se vier ótimo, se não vou me contentar com um registro que consegui de um show antes deles pararem, é arrepiante.

Se não conhecem corram atrás nos e-mule da vida!

cebola disse...

Que merda, Braméuris, eu tava com essa idéia de um post sobre os caras, mas tá em otimas mãos. Muuuito foda essa banda, tá lado a lado com outras belezinhas acima da média como Wilco ( esse post é meu e ninguém tasca )e Jayhawks ( a melhor banda que eu não tenho disco de todos os tempos, mas pretendo remediar isso copiando os de márcio, hehe ).