quinta-feira, julho 29, 2004

CONFIRMADO: o bicho tá pegando na BR2000

O post de ontem não foi na louca, não. A Brasil 2000 tá em processo de busca de audiência, mesmo. Leia aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult512u190.shtml
O triste é que a gente já viu esse filme antes e sabe exatamente como acaba: tudo como dantes no quartel de abrantes, se é q vcs me entendem...

Um comentário:

osvaldo disse...

Realmente é uma pena que,na maior cidade da America do Sul,uma radio com uma programação alternativa tenha tantas dificuldade para manter sua proposta.É uma questão de mercado,e não de audiência.O"mercado",entenda-se anunciantes e agências, não acha que a proposta da radio seja comercialmente viavel,ou seja, não dá retorno aos anunciantes,isto apesar da audiência qualificada e formadora de opinião da Brasil 2000.Quero crer que esta guinada na programação está baseada em pesquisas de audiencia.Estas mesmas pesquisas,obvias e viciadas, indicam o que a audiência gostaria de escutar,e ai os resultados são levados para as areas comercias e de programação,e no final deste embate a area comercial quase sempre leva a melhor em cima da programação,com o argumento que as vendas estão fracas porque a programação não toca o que a audiencia,segundo pesquisas,quer ouvir.Em tese tudo muito logico ,mas se as radios ou qualquer veiculo,não tiveram propostas diferenciadas como vão se distinguir uma da outra?E não é da propria essência do "mercado" a diferenciação através da criação de marcas(Coca-Cola,Nike,ect.)?As respostas seriam sim,mas como estamos no Brasil,e o nosso capitalismo é selvagem, a resposta é não.O nosso mercado é conservador,e usa praticas viciadas e predatorias,incapaz de projetos de longo prazo.O Brasil é um país lento para fazer mudanças,mas acho que no longo prazo(tudo aqui demora) esta visão arcaica vai cair por terra.Que Jeova,Allah e Jah nos dê paciência.