quinta-feira, maio 03, 2018

PODREIRA NO PELÔ

Clássico do punk rock, Garotos Podres voltam a cidade para show no Pelourinho, no dia 12

Garotos Podres, foto Laura Ciampone
Mauricinhos e bundas-moles em geral é melhor passarem bem longe do Largo Quincas Berro D’Água na noite do dia 12 próximo.

Uma das bandas mais furiosas e teoricamente radicais do punk rock brasileiro  volta a se apresentar em Salvador, 11 anos depois de sua última passagem por aqui.

Sim, a lendária Garotos Podres é a atração principal do evento Pelô Rock Fest, que ainda conta com as locais Barulho S/A e Carburados Rock Motor fazendo as honras da casa.

Nascida no ABC paulista em 1982, em plena agitação das greves e do movimento punk paulista, os Garotos Podres tem seu nome inscrito entre os grandes pioneiros do punk rock brasileiro, ombro a ombro com Inocentes, Ratos de Porão, Cólera e outros.

Único membro original, o vocalista Mao – José Rodrigues Mao Júnior – é um dos principais ideólogos do movimento no Brasil. Doutor em História Economica pela Usp, Mao promete para o show tanto os clássicos quanto as novidades da banda.

“Além de um apanhado  das músicas clássicas desde 1982, teremos também as músicas do álbum Contra os Coxinhas Renegados Inimigos do Povo (2014), da época que nos utilizávamos da identidade secreta O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos. Além disso, teremos as músicas do compacto digital Canções de Resistência, que lançamos no dia 25 último”, conta.

Racha ideológico

Em sua longa trajetória, a Garotos Podres passou por uma situação possivelmente inédita no rock brasileiro. Em 2012, o quarteto rachou por conta da discordância política entre seus membros – uma antevisão do que acontece hoje em dia até entre familiares e grupos de amigos.

“Uma metade (eu e o guitarrista) fomos para um lado, e a outra metade para outro. Inicialmente eu e o guitarrista planejávamos dar continuidade a banda. Isto nos parecia legítimo e natural, já que eu era o último remanescente da formação original, além de ser autor e compositor da maioria das letras e músicas”, conta.

Qual não foi sua surpresa ao ver que a outra metade já tinha se antecipado, se apropriando da marca.

“Por este motivo, eu e o Cacá Saffiotti (guitarrista) resolvemos criar um nome temporário para continuar os nossos trabalhos: surgiu assim O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos, ou seja a ‘identidade secreta’ dos Garotos Podres”, relata.

A pendenga judicial se arrastou até novembro último, quando a outra parte anunciou no Facebook estar encerrando as atividades da banda. “Diante deste contexto,  resolvemos assumir a nossa verdadeira identidade. E o mundo assistiu assombrado esta revelação: O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos eram, na verdade, os Garotos Podres disfarçados como inofensivos espiões nucleares norte-coreanos”, diverte-se a figura.

Pelô Rock Fest - Com Garotos Podres, Barulho S/A e Carburados Rock Motor / 12 de maio (sábado), 19 horas / Largo Quincas Berro D'Água  / R$ 40 / www.pelorockfest.com.br



Entrevista completa: Mao (José Rodrigues Mao Júnior), Doutor em História Econômica (USP) e líder dos Garotos Podres

Tem muito tempo que não a banda não vem a Bahia? O que podemos esperar do show? Clássicos, músicas novas?...

Mao, foto Laura Ciampone
Mao: Não tocamos em Salvador desde 2007. Temos uma série de novidades em nosso repertório atual. Além de um apanhado geral das músicas clássicas dos Garotos Podres desde 1982, temos também as músicas do álbum “Conta os Coxinhas Renegados Inimigos do Povo”, que lançamos em 2014, época que nos utilizávamos da identidade secreta “O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos”. Além disso nosso show contará com as músicas de nosso compacto digital, “Canções de Resistência”, que acabamos de lançar no dia 25 de abril de 2018.

Você é professor de História. Como vê a iniciativa Escola Sem Partido?

Mao: Vivemos num país onde a classe dominante foi formada por mais de três séculos de escravismo. A burguesia brasileira, em sua maioria, tem mentalidade de senhor de escravos. A relação que esta classe social mantém com o conjunto da classe trabalhadora é de uma dominação permeada por um profundo ódio de classe e de preconceito racial. O ódio de classe explica os atuais ataques contra os direitos dos trabalhadores. Esta burguesia retrógada quer eliminar todos os direitos trabalhistas, previdenciários e sociais conquistados desde a década de 1930. Quer também tornar letra morta todas as conquistas recentes que beneficiaram os setores populares dos últimos governos (política de cotas, expansão do ensino público, bolsa-família, etc). Senhores de escravos nunca tiveram interesse na educação de seus trabalhadores. Muito pelo contrário: estes sempre viram que o acesso a educação dos escravos como uma ameaça à ordem social escravocrata. Talvez o grande exemplo foi o processo de independência do Haiti, liderada por um escravo, Toussaint L'Overture, que além de alfabetizado havia lido alguns dos principais clássicos do Iluminismo. O temor haitiano inspirou a brutal repressão da classe dominante, tanto na Conjuração Baiana quanto na Rebelião dos Malês. Educar-se, para o conjunto da classe trabalhadora, equivale a cometer o “gesto de Prometeu”. Ou seja, o ato de “roubar o fogo dos deuses”. A burguesia sabe muito bem disso, e é por este motivo que ela luta tanto para eliminar as políticas que ampliaram o acesso das camadas populares à educação. É neste contexto que surge o projeto Escola Sem Partido. Trata-se de uma proposta de inspiração fascista, cujo intento é controlar e perseguir Professores. É um projeto que pressupõem que os Educadores são “inimigos ideológicos do Estado Burguês”. De uma certa forma eles tem razão. Não existe nada mais subversivo e revolucionário do que o dedicado e modesto Professor Primário. Aquele que abnegadamente leva as primeiras letras ao Povo. Aquele que se debruça sobre as carteiras escolares para ensinar as pequenas mãos infantis (e também as adultas mãos calejadas) a empunhar o lápis. Estes “subversivos” contribuem para difundir a centelha do conhecimento entre as massas. Professores são perigosos. Merecem ser perseguidos pela “Escola Sem Partido”.

Ainda como professor de História, temos visto muitos livros (Guias Politicamente Incorretos e que tais) que parecem querer reescrever a História, atribuindo o nazismo à esquerda e outros absurdos. Como combater tais disparates? 

Mao: Acho que a luta de classes permeia todas as esferas de relações humanas numa sociedade. De uma maneira geral a esquerda - enquanto herdeira direta do Iluminismo - sempre se pautou na difusão e na defesa do saber científico, da razão e dos valores humanos. A direita brasileira sempre se portou como antítese deste posicionamento progressista. É por este motivo que a direita é contrária não só aos direitos humanos, mas favorável à ditadura, tortura, pena de morte, etc. Em todos os aspectos da ética, a direita se posiciona contrariamente aos valores civilizatórios e favoravelmente à barbárie. Se a disseminação da razão e do conhecimento é uma das armas ideológicas da esquerda, a disseminação do ódio e a ignorância é a principal arma da direita. Todas estas asneiras que são propaladas nas redes sociais são, invariavelmente, criações dos ideólogos da direita. Em geral são pessoas que não tem qualquer legitimidade no meio acadêmico ou científico.

Como você voltou a se apresentar o nome Garotos Podes, suponho que o imbróglio judicial envolvendo a posse da marca foi resolvido. Como se resolveu essa questão? Foi feito um  acordo ou você ganhou?

Mao: Em 2012 o Garotos Podres “rachou”. Uma metade (eu e o guitarrista) fomos para um lado, e a outra metade para outro. Inicialmente eu e o guitarrista planejávamos dar continuidade a banda, utilizando o nome Garotos Podres. Isto nos parecia legítimo e natural, já que eu era o último remanescente da formação original, além de ser autor e compositor da maioria das letras e músicas. Entramos em processo de criação das músicas para o nosso novo álbum. Entretanto, para nossa surpresa, a “outra metade” da banda se antecipou, e associados ao antigo empresário, intentaram se apropriar do nome Garotos Podres. Isto causou um sério problema. Haveria o risco de existirem “duas” bandas usando o mesmo nome. Por este motivo, eu e o Cacá Saffiotti (guitarrista) resolvemos criar um nome temporário para continuar os nossos trabalhos: surgiu assim “O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos” … ou seja … a “identidade secreta” dos Garotos Podres. O Pedido de Registro do nome da banda (e o seu respectivo processo judicial) tramita desde 2012. Entretanto, “a outra metade” da banda não realiza qualquer atividade musical desde 2014. E, em novembro de 2017, o sr. Michel Stamatopoulos (antigo baixista), emitiu nota em seu perfil pessoal no facebook, noticiando o encerramento das atividades do grupo musical que ele participava. Diante deste contexto, nós do “O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos” resolvemos assumir a nossa verdadeira identidade. E o mundo assistiu assombrado esta revelação: “O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos” eram, na verdade, os “Garotos Podres” disfarçados como inofensivos espiões nucleares norte-coreanos. E o “Satânico Dr. Mao”, dos “Espiões Secretos”, era na verdade o “Mao”, dos “Garotos Podres”? Ou seria ele o Kim Jong Mao?

O último disco do GP - fora o Satânico Dr. Mao - é de 2003. Há planos de gravar novo álbum?

Mao: Depois do “Garotozil de Podrezepam” (2003), lançamos o “Contra os Coxinhas Renegados Inimigos do Povo” (2014), sob a identidade secreta de “O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos”. Fizemos o lançamento deste álbum no dia 01/10/2014, no 65º aniversário da Revolução Chinesa. Agora, no dia 25 de abril de 2018 (no 44º aniversário da Revolução dos Cravos), lançamos o compacto “Canções de Resistência”, disponível nas plataformas musicais.

Dr. Mao, o Brasil tem cura?

Mao: Se existe um mal que eu padeça, este mal é o otimismo. Sinceramente acho que vivemos num grande país. O Brasil é uma nação que conta com um imenso potencial econômico, e que consegui superar as etapas mais difíceis da industrialização e do desenvolvimento econômico. Entretanto também temos muitos problemas a serem superados. Considero que o maior problema de nosso país é o caráter neocolonial de nossa burguesia. Uma classe dominante mesquinha, atrasada e perdulária. Uma pseudo-elite cujas possibilidades de reprodução enquanto classe está associada ao seu papel de submissão ao Imperialismo. Ou seja, uma burguesia antinacional por excelência. É esta classe dominante que insiste em reinar entre uma multidão de miseráveis. São os poderosos deste país que exploram o povo a ponto de imporem uma das piores distribuições de renda entre todos os países do mundo. A burguesia brasileira - nos estertores de seu caráter parasitário e decadente - é o principal empecilho para o desenvolvimento econômico e para o surgimento de uma sociedade igualitária e fraterna.


NUETAS

Skanibais no Velho

Os Skanibais balançam o Velho Espanha hoje, às 19 horas, pague quanto puder.

Vovó do Mangue, Ronco, Sideral (não aquele)

Vista na coluna há alguns meses, a banda maragogipana Vovó do Mangue faz show de lançamento do seu primeiro álbum em Salvador, com participações de Irmão Carlos, Ronco e Arte Sideral. Sábado, 20 horas, no Largo Pedro Archanjo. Gratuito.

TMO, Via e Madame

Projeto paralelo de Shinna (Pancreas), a banda hardcore  Todo Meu Ódio abre temporada de shows mensais (até dezembro) sábado, no Buk Porão Bar. Via Sacra e Madame Rivera completam a night. 19 horas, R$ 5.

4 comentários:

Adelvan disse...

Deu vontade de ir ...

Franchico disse...

Venha, sacana! ;-)

rodrigo sputter disse...

infelizmente uma parte da bada deu pra isso:

https://www.facebook.com/SatanicoDrMao/posts/839076486143793

por isso racharam...homenagem da rota e as porra...Mao sempre foi comunista...e a galera dizia q a banda era de careca nacionalista...foda...minha banda punk favorita do brasil...de oi tb do brasil...tou colado, espero que num dê merda...pq morreu um punk ano passado, ou esse ano, assassinado por um careca...aí muita gente vai pensar que os garotos são carecas do suburbio...abc...

porém gostaria de falar com Mao sobre alguns temas, ele acha que o kim jong un não tem armas nucleares em massa, que isso é coisa da mídia burguesa, gostaria de saber mais sobre isso...pq o kim jong me parece um lunático, assim como trump e suas armas de destruição em massa dos eua...ele adotou no nome de Mao, por causa de mao tsé tung, chegou a escrever um livro sobre, em 1998 ele quis me dar o livro, num único show dele q eu vi, mas fiquei com vergonha, ele já tinha me dado um suspensório foda, q tenho até hj...tb tem essa letra que eu acho q até hj ele se arrepende de ter feito, embora tenha dado uma explicação sobre

http://revoltadoshumildes.blogspot.com.br/2011/02/entendendo-fuhrer-garotos-podres.html

eu falava muito com ele pelo face, mas tem 4 anos q saí daquela bosta...

não sei se eu tou errado, ou se é "inocência" do mao achar q o mao e o kim são gente boa...acho q me falta fé política para gostar deles...até fidel, q o mao tb adora, tenho meus pés atrás, embora tenha umas simpatias tb...a revoloção começa de uma forma...mas termina de outra...dizem que o nome de mao vem de mao do mao tsé tung, mas acho q já vi outra versão sobre...porém não lembro.

Rodrigo Sputter disse...

2o lote tá 40 conto, se for no site + 4 reais...nunca entendo pq vc tem pagar a mais...acho ue o 1o lote tava 30...não é q esteja caro...fora q pra voltar vou ter q ir de uber...hummm vou não...