terça-feira, março 06, 2018

SUÍÇA BAHIANA NAS OROPA

Coletivo conquistense é o único representante brasileiro no Primavera Pro em Barcelona

Gilmar Dantas (de vermelho) e a galera do Suíça Baiana. Foto Rafael Flores
Fundado em Vitória da Conquista em 2010, o Coletivo Suíça Bahiana é o único representante brasileiro selecionado para participar do Primavera Pro, encontro da indústria da música realizado pelo festival Primavera Sound, um dos mais importantes do mundo hoje, e que acontece desde 2001 em Barcelona.

Com o tema “Transformando una ciudad a través de su cultura”, o pessoal do Suíça vai apresentar um workshop e aproveitar para fazer contatos com músicos e produtores de todas as partes do planeta.

“O Suíça Bahiana tem duas missões no Primavera Pro: a primeira é um workshop de vinte minutos contando nossa história”, conta Gilmar Dantas, do Coletivo.

“A segunda missão é representar o interior baiano, levando material dos artistas e festivais que acontecem no estado, buscando parcerias e intercâmbios. Para esta segunda, a gente contará com a companhia do Feira Coletivo (de Feira de Santana), um dos nossos principais parceiros”, acrescenta Gilmar.

Dedicado a botar Vitória da Conquista e seus artistas no mapa, além de interliga-los em redes colaborativas por meio de outros coletivos, o Suíça foi selecionado  da forma mais simples possível: respondendo à convocatória do evento.

“Vimos uma chamada pública pra apresentação de trabalhos e nos inscrevemos. Pra nossa surpresa, foi a única proposta brasileira selecionada, mas certamente encontraremos outros representantes do Brasil e buscaremos nos aproximar. Vamos tentar todos os tipos de parcerias que estiverem ao alcance. Acredito que o modelo de trabalho do Suíça Bahiana é interessante e que as bandas que fazem parte do nosso selo podem ser exportadas pra outros lugares”, diz Gilmar.

Antes e depois

Tudo muito bom, mas afinal, de que forma o Coletivo tem a ajudado a transformar sua cidade?

“A melhor maneira de mensurar o trabalho do Suíça Bahiana é analisar a agenda cultural da cidade antes de nossa fundação (janeiro/2010) e durante o período de atuação do Coletivo. Em 2018 já tivemos shows de nomes como Vivendo do Ócio, Ronei Jorge e Giovani Cidreira, e em março teremos Márcia Castro. Antes do coletivo poderia demorar anos pra gente ver uma única atração na cidade”, afirma.

“Outro ponto positivo é o grande aumento de espaços pra música ao vivo, com um crescimento em cerca de 1000%. São espaços que, embora a maioria tenha a base de sua programação com artistas e bandas covers, tem investido em estrutura de palco, som, iluminação”, acrescenta.

Outro foco de atuação do SB nos últimos meses tem sido o seu selo fonográfico, o Piripiri. "O Piripiri ainda está em fase de experimentação. Conseguimos um êxito muito grande com os lançamentos e agenciamento de Achiles no ano passado e este ano estamos com lançamentos previstos de nove artistas: o soteropolitano Dimazz e as conquistenses Taro, Luiza Audaz, Dost, Balaio, Marx Eduardo, Marcus Marinho e Ana Barroso", enumera Gilmar.

"Talvez o nosso grande desafio pra 2018 seja o fortalecimento e integração das cidades do interior baiano. A música em geral tem passado, infelizmente, por uma volta da concentração de atividades e recursos no eixo Rio/São Paulo. Com um interior dialogando mais e se ajudando, as chances de criarmos um circuito com mais shows, mais circulação e rotas para a realização de mini tours pelo estado serão bem maiores", conclui.

www.coletivosuicabahiana.com.br

NUETAS

Jô Estrada na quinta

Ex-integrante da lendária Dead Easy, coprodutor (ao lado de andré t.) de álbuns históricos do rock baiano, o multi-instrumentista Jô Estrada faz set acústico no Groove Bar nesta quinta, em horário de gente: 20 horas. Gratuito.

Mil Milhas vezes 2

A veterana banda Mil Milhas faz duas nights de sábado na Varanda do Sesi: neste agora (dia 10) e no dia 24. A partir das 22h, R$ 30.

Arranca Canela 12 

Domingo tem a 12ª edição do Arranca Canela, encontro da rapaziada do HC local pra trocar ideia e fazer som. Na programação, as  bandas Gorinez D.L.R, Mácula, Orelha seca e 288. Nas quadras da Boca do Rio a partir das 14 horas, pague o quanto puder.

2 comentários:

Franchico disse...

Sabe como faz pra botar gente cuzona no bolso? É assim, ó:

http://midianinja.org/jeanwyllys/ha-extremismos-e-extremismos-nao-e/

Franchico disse...

A QUEM INTERESSAR POSSA - SEGUE RELEASE:

Em sua 3ª edição, EDP Live Bands Brasil leva banda independente de rock e pop-rock para Portugal

Além da oportunidade de tocar no NOS Alive’18, vencedores gravarão álbum com a Sony Music. Inscrições abertas até 27 de março

São Paulo, 07 de março de 2018 – Já pensou ter a sua banda escolhida para tocar em um dos maiores festivais da Europa e ainda gravar um álbum com a Sony Music? Em sua terceira edição, o concurso EDP Live Bands Brasil premiará músicos independentes de rock e pop-rock com uma viagem a Portugal, onde se apresentarão no NOS Alive’18, além da oportunidade de lançar suas músicas com a principal gravadora do País.

As inscrições acontecem até o dia 27 de março. Para participar, é fácil: cadastre sua música original no site da competição, edplivebands.edp.com. Na plataforma, interativa, com interface para o Facebook, estarão disponíveis áudios e vídeos das bandas participantes. São os fãs quem escolherão dez das 36 bandas semifinalistas. As outras serão selecionadas por um time de especialistas da área, levando em consideração critérios como originalidade, qualidade técnica e musical.

Os escolhidos para a semifinal serão divulgados no começo de abril, quando a segunda fase das votações tem início. Ao todo, oito bandas chegarão à grande final, das quais três serão selecionadas por votação online e cinco pela comissão do concurso. Os finalistas terão a chance de se apresentarem, ao vivo, no dia 12 de maio, para o júri responsável pela escolha da banda vencedora.

O EDP Live Bands Brasil é fruto de uma parceria da EDP, companhia que atua em todos os segmentos da cadeia elétrica, com a Everything is New e Sony Music, e com o apoio institucional da Revista Lounge. Sucesso mundial, a competição, que já recebeu inscrições de 4.200 bandas, é realizada em Portugal desde 2014, chegando neste ano a sua quinta edição. Na Espanha, o concurso será sediado pela primeira vez.

“A valorização da cultura e o incentivo à música já fazem parte do DNA da Empresa. Queremos continuar apoiando e aproximando o cenário independente brasileiro do português e europeu, ampliando a conexão entre os países”, reforça Paulo Campos Costa, diretor de comunicação do Grupo EDP.

Das garagens brasileiras aos palcos europeus

Em 2016, o EDP Live Bands Brasil consagrou os maranhenses da Soulvenir, composta pelos músicos Marlon Silva, Adnon Soares, Domingos Thiago, Wilson Jr e Sandoval Filho. A banda foi escolhida entre as mais de 1.300 inscritas, e, por meio da premiação, lançou o álbum "Uterearth" em 2017.