sexta-feira, novembro 17, 2017

AMIGOS IMPROVÁVEIS

Ali Fazal e Judi Dench como Abdul e Victoria
Estreia: De Stephen Frears, Victoria & Abdul - O Confidente da Rainha narra a amizade entre a Rainha e um plebeu

Eis aqui um filme complicado –  mesmo para um veterano consagrado como Stephen Frears, diretor de grandes filmes como As Ligações Perigosas, Os Imorais e Philomena.

Victoria & Abdul - O Confidente da Rainha narra a história real da improvável amizade entre a mítica rainha da Inglaterra e um plebeu, indiano muçulmano.

Baseado no livro Victoria & Adbul: The True Story of the Queen’s Closest Confidant, de Shrabani Basu, o filme tem lá seus acertos.

Dame Judi Dench retoma com a classe de sempre o papel da Rainha Victoria, papel que já tinha interpretado no filme Sua Majestade, Mrs. Brown (1997), e Ali Fazal, que faz o Abdul, se equilibra bem na ambiguidade entre o puxa-saquismo e a sinceridade de seus sentimentos pela Rainha.

A rica reconstituição de época deve render indicações ao Oscar... 
Mas fica difícil embarcar na história de tão terna amizade entre a líder de um império sanguinário como foi o Britânico na época da dominação sobre a Índia, e um súdito dessa mesma nação oprimida.

No início do filme há o seguinte aviso: “Baseado em fatos reais – a maior parte” (“mostly”, em inglês), tornando ainda mais complicado – pelo menos para quem não leu o livro – saber o quanto da subserviência de Abdul era abjeta e o quanto da estima entre ambos era sincera.

De qualquer modo, o filme tem bom ritmo, uma produção luxuosa, excelentes atores e algumas cenas engraçadas, dado o choque cultural do inusitado encontro.

Se não convence muito pelo lado histórico, pelo menos pode ganhar lá suas indicações no próximo Oscar, dadas suas qualidades técnicas evidentes.

O Abdul e a Victoria da vida real. Foto Wikicommons
A amizade entre Victoria e Abdul começou em 1887, quando este foi escolhido, graças ao seu porte elegante para, representando seu país, presentear a Rainha com uma moeda cerimonial.

Ousado, Abdul lançou um “olhar 43” à senhora, que caiu nos seus encantos.

O resto é história. Ou não.

Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha / Direção: Stephen Frears / Com  Judi Dench, Ali Fazal, Eddie Izzard, Michael Gambon / Livre

5 comentários:

Franchico disse...

Brazil do golpe, uma sociedade doente, psicopatizada:

https://www.buzzfeed.com/tatianafarah/karina-15-se-matou-com-medo-do-vazamento-de-fotos-intimas-e?utm_term=.euBxYYNXwm#.emYPMMlQnJ

Franchico disse...

VOU VOTAR EM LULA MERMO! E FASCISTA QUE TENTAR RELAR UM DEDO EM MIM VAI MORRER, DESGRAÇA!!!!!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/mulher-apanha-de-apoiador-de-bolsonaro-apos-afirmar-que-votaria-em-lula-nas-eleicoes-de-2018/

Franchico disse...

Por trás de todo homofóbico "defensor da família" tem um negão da piroca (aquele do zap):

https://www.dn.pt/mundo/interior/republicano-anti-gays-demite-se-apos-ser-apanhado-a-fazer-sexo-com-homem-8925493.html

Quem não sabia?

Franchico disse...

A essa altura tá sendo enrabado por Satã em alta!

https://g1.globo.com/mundo/noticia/assassino-charles-manson-morre-aos-83-anos-nos-eua.ghtml

http://www.latimes.com/local/california/la-me-ln-manson-california-20500123-story.html

Pelos próximos dez bilhões de ânus - digo, anos!

Rodrigo Sputter disse...

queria entender como a galera pira em charles...até lux interior era camarada dele...visitava ele na prisão...charles fez quadros do rosto de lux...tem pessoas que conheço que piram nele...nunca entendi direito...fico curioso...pq nunca me afeiçoei a ele...ouvi falar que questionava a sociedade...q foi preso sem ter provas, que o estado queria ele preso...enfim...estou falando de pessoas que conheceram ele depois do crime, pq antes do crime uma galera era camarada dele...e nem vou falar de marylin manson, q deus lá sabe o q tem de admiração por ele, ou é só pra chhamar atenção...aliás que jeito pra chamar...

e ele ainda ia casar com uma gracinha...mas aí vc num sabe quem é mais doido que quem:

https://www.dn.pt/pessoas/interior/casamento-cancelado-charles-manson-nao-gostou-das-intencoes-da-noiva-4394719.html