terça-feira, fevereiro 21, 2017

RAUL DE BICICLETA? É O BICICLETRIO DE MARCOS CLEMENT & BANDA ARAPUKA NO CARNAVAL

Marcos Clement, Bicicletrio. Ft Antonio Chequer
Tem projeto cultural que é tão legal que todo mundo quer ajudar. O Bicicletrio Toca Raul, por exemplo: a ideia é tão incomum e o homenageado é tão querido que tanto a Prefeitura (Furdunço) quanto o Governo do Estado (Carnaval Pipoca) adotaram o projeto.

Trata-se de um nanotrio montando sobre uma bicicleta especial (pedalada por duas pessoas), com a banda Arapuka, do cantor Marcos Clement, tocando músicas de Raul Seixas em arranjos de marchinhas.

O Bicicletrio já se apresentou domingo no Furdunço e se apresenta sexta-feira no Pelourinho e sábado, no circuito Barra-Ondina.

“Desde 2005 a Arapuka vem fazendo homenagens a Raul no Carnaval. Já saímos em trios no circuito Barra-Ondina e até tocamos em palcos, como o de Itapoan. Quando a Secretaria de Cultura lançou o edital de nanotrios, tive a ideia de montar um trio em bicicleta tipo quadriciclo“, conta Marcos.

“Toda a engenharia de som e as adaptações da bicicleta foram projetadas por mim. Não é uma engenharia muito complexa, mas foi necessário muita pesquisa e consulta a especialistas, principalmente com relação à alimentação de energia para a sonorização que fosse possível colocar na bicicleta. Os músicos vão tocando no chão, acompanhando a bicicleta com um sistema sem fio, além de uma fanfarra que toca sem amplificação”, detalha o músico.

"São duas pessoas pedalando o Bicicletrio. Hoje, o Bicicletrio é alimentado a partir de baterias recarregáveis ligadas em um inversor. Estamos em negociação com uma empresa de energia solar para que possamos desenvolver um sistema de alimentação adaptado para a nossa bicicleta. No início do projeto, tínhamos pensado em energia gerada a partir dos pedais, porém a quantidade de energia gerada seria muito pequena principalmente por conta da baixa velocidade que a bicicleta desenvolve durante o desfile de carnaval, o que não possibilita a utilização desse meio para geração de energia", explica Marcos.

Trabalho autoral em breve

Marcos Clement e a moça - digo, mosca na sopa. Foto Antonio Chequer
Produção caprichada, o Bicicletrio conta com cada um de seus oito músicos vestidos como personagens de Raul: Cowboy fora da Lei, A Mosca, O Mago, O Hippie etc.

“Os figurinos são de Alethea YF, Nane Sena e Nilzete Clement. A cenografia é baseada na música S.O.S. e tem até um disco voador em cima da Bicicleta. A cenografia é de Ives Quaglia, que trabalha com papietagem e reaproveitamento de material”, conta.

No repertório, clássicos e também músicas mais obscuras de Raulzito, em ritmo de frevo e marchinhas.

"Estamos fazendo uma leitura mais carnavalesca nas músicas de Raul, são arranjos especiais para o carnaval, onde fazemos uma mistura do rock e do frevo em canções como Eu Nasci Há 10 mil anos Atrás, Al  Capone e Rock das Aranha, por exemplo. Essas misturas são coisas que o próprio Raul fazia, como quando ele misturava rock com baião ou com xaxado. O repertório apresenta também clássicos de Raul como Maluco Beleza e Metamorfose Ambulante em ritmo de marchinha e até a música Eterno Carnaval, que originalmente é uma marchinha, composta e gravada por Raul Seixas, mostrando que o carnaval também fazia parte do universo de Raul, que também gravou junto com Wanderléa marchinhas de carnaval para programas de televisão", detalha.

"Tem um sabor diferente tocar no carnaval. Não gosto do carnaval que segrega e que as pessoas da pipoca ficam sofrendo para dar espaço aos grandes blocos. A proposta do Bicicletrio é fazer um carnaval onde nós possamos, tanto a banda quanto o público que nos acompanha, brincar com nossos amigos, nossa família e nos divertir", afirma Marcos.

No ano passado, a Arapuka fez uma ótima série de shows no Teatro Eva Herz, Contando Raul Seixas, nos quais Marcos cantava músicas e contava histórias vividas por Raul, além de receber convidados como Wilson Aragão, parceiro de Raul na inesquecível Capim Guiné.

"Estamos reformulando o show Contando Raul para voltar a cartaz em 2018, com novas histórias e novo repertório. Foram mais de 50 shows ao longo de dois anos em cartaz. Para 2017, a banda Arapuka está montando um show especial com vários convidados para o Dia Municipal do Rock em 28 de Junho que é também aniversário de Raul Seixas", conta.

Este ano, Marcos lança seu primeiro álbum autoral, com direção musical de Jô Estrada e produção musical de André T.

“No dia 11 de março, abro o show de Zeca Baleiro na Concha Acústica com parte desse repertório, que tem  parcerias com compositores como Wilson Aragão e Alice Ruiz. O disco está programado para sair em junho deste ano”, conclui.

Bicicletrio Toca Raul / Sexta-feira (24): Pelourinho, 19 horas / Sábado (25): Circuito Dodô (Farol da Barra – Cristo), 14 horas / Gratuito

NUETAS

2blues e Caian hoje

2blues e Caian são as atrações do  Quanto Vale o Show? hoje. 20 horas, Dubliner’s, pague quanto quiser.

PdR 2017 na Pituba

Mesmo com todas as dificuldades e críticas, o Palco do Rock segue marcando presença no Carnaval. Este ano, o festival rola em uma localização mais central (Pituba) e a programação traz boas bandas todos os dias. Vamos destacar algumas. Sábado vale curtir Drearylands, Nervochaos (SP), IV de Marte, Jato Invisível e Pastel de Miolos. Domingo curta Vandex, Malefactor, Os Informais e Karne Krua (SE). Segunda-feira, o lance é Benete Silva, The Cross, Ronco, Inner Call, Circo de Marvin e Clube de Patifes. E terça-feira não perca Headhunter DC, Maldita (RJ), Batrakia, Indominous e Overdose Alcóolica. Praça Wilson Lins (Pituba), grátis.

Nenhum comentário: