segunda-feira, fevereiro 06, 2017

A BOSSA É PUNK NA IRONIA ERÓTICA DE VAN BOTTI

Van Botti, anteriormente conhecido como Vandex, lança álbum de bossa nova com convidados de primeira em show gratuito hoje, no Teatro Sitorne

Vandex - ops, Van Botti, em foto de Sora Maia
Ao longo da carreira, é comum artistas assumirem diferentes personas de acordo com o trabalho que desenvolvem no momento, como David Bowie ou mesmo Paul McCartney (com seu projeto Fireman). O baiano Evandro Botti, pelo visto, é adepto da prática.

Hoje, ele lança seu primeiro trabalho sob a alcunha Van Botti, Manifesto Punk Bossa, com um show gratuito no Teatro Sitorne, no fim da tarde.

A ocasião será filmada, gravada e posteriormente lançada em DVD e disponibilizada na internet.

Anteriormente conhecido como Vandex, Van Botti se apresenta como um cantor de bossa nova linha João Gilberto / Chet Baker (pelas letras em inglês).

A ideia é lançar o álbum no Brasil e depois tentar a sorte no circuito internacional de clubes e pequenos teatros de jazz / instrumental.

Vem daí a principal razão para a mudança de nome, de Vandex para Van Botti.

“O nome Vandex já é uma marca registrada nos Estados Unidos (de uma empresa ligada a construção civil), então não poderia usá-lo nas apresentações no exterior, por isso optei por um nome que é de fácil entendimento em outras línguas”, explica o músico.

Convidados ilustres

Surgido na cena rock local como fundador e baixista da antológica banda Úteros em Fúria (1986-1995), Evandro Botti se tornou Vandex na década passada, quando desfez sua banda posterior à Úteros, o duo Guizzzmo, que criou com o guitarrista Luis Fernando Apu Tude e pela qual passaram muitos músicos.

A fim de seguir uma nova direção na carreira, buscou na bossa nova que sempre apreciou – e que chegou a praticar em faixas gravadas do duo Guizzzmo – a nova orientação.

Para arredondar a nova proposta, concedeu à linguagem da bossa a irreverência que sempre lhe foi peculiar nas letras – daí o “punk” no título do trabalho –, e buscou também auxílio técnico / artístico de grandes músicos locais ligados ao gênero.

Gravado aos poucos em seu próprio estúdio (o Em transe) ao longo de um ano, Manifesto Punk Bossa contou com os arranjos de uma verdadeira autoridade da bossa nova, o violonista Aderbal Duarte, além da participação de músicos de primeira linha, como Tuzé de Abreu, André Becker, Gabi Guedes, Victor Brasil, Alexandre Vieira e Mou Brasil.

No site do músico (www. vanbotti.com) já é possível ouvir a primeira faixa liberada do projeto, Lost in The Storm, um suingado sambinha remetendo a coqueteis à beira-mar.

Van Botti, foto Sora Maia
Homenagem ao cinema

No show de hoje, Van Botti receberá diversos convidados que participaram do disco.

Além do vídeo do show completo, o show também produzirá as imagens que comporão o clipe da faixa já citada, que será uma homenagem ao cinema baiano.

“A ideia do clipe é uma homenagem à bossa nova, ao cinema e será uma grande brincadeira, mesclando o novo e o antigo no audiovisual baiano, uma mistura de gerações. Será algo inédito em Salvador”, afirma o músico.

Com trinta anos de atividades na música, Evandro Botti fundou a Úteros em Fúria ainda adolescente, em 1986.

Em 1993, após fazer nome na cidade e shows no Rio de Janeiro e São Paulo, banda lançou seu primeiro e único álbum, Wombs in Rage, pelo selo carioca Natasha.

Após o fim da banda em 1995, por problemas de saúde do guitarrista Emerson Borel, Evandro e Apu se juntaram no duo Guizzzmo, que chegou a contar com Magary Lord (pré-fama) na percussão e se apresentou duas vezes no festival Abril Pro Rock.

Já como Vandex, lançou em 2010 o álbum Ironia Erotica.

O projeto Manifesto Punk Bossa tem o patrocínio do Fazcultura, programa de incentivo fiscal da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia.

Van Botti: Manifesto Punk Bossa (gravação de DVD) / Hoje, 16 horas / Teatro Sitorne (R. Dep. Cunha Bueno, 55 - Rio Vermelho) / Entrada Gratuita / Ouça: www.vanbotti.com

3 comentários:

Franchico disse...

Não.

Me.

Perguntem.

reverendo t aka Tony Lopes disse...

Grande Van...Botti. a bossa nova é foda. creia

rodrigo sputter disse...

pqp, li agora, quase terça...perdi...ele até tinha uma versão para os ramones em bossa...quero ficar sedado...gostei...ficou um vocal cru, "doido", "sujo" e uma bozza/jass de prima!!
quem faz o belíssimo backing???
me lembrou nancy, mas acho que num é...tem algo diferente da voz dela...