segunda-feira, julho 04, 2016

TROMBONE, RITMO E CONSCIÊNCIA

Residente em Salvador, a cantora e trombonista argentina Pali é boa novidade no reggae local. Confira o trabalho da moça sexta-feira, no Portela Café

Julieta Montero, a Pali de Claypole, em foto retirada do seu Facebook
Há coisa de dois anos, um burburinho entre frequentadores da night alternativa local começou a correr, dando conta de uma moça argentina vivendo em Salvador, que toca trombone e canta reggae.

Conhecida pela alcunha artística de Pali, a portenha Julieta Montero tem juntado um número cada vez maior de fãs em shows como o que ela faz nesta sexta-feira, no Portela Café.

No palco, Pali apresenta as músicas próprias que estarão em seu CD (a ser lançado em setembro) e faz uma espécie de passeio por diversas vertentes do reggae, tocando hits do ska, do dancehall e do dub – este último em alta por aqui, via BaianaSystem.

“É um show com os maiores hits do reggae, até os mais vanguardistas. É uma pesquisa bem completa”, conta.

“Só não me peçam pra tocar Bob Marley”, brinca, mas a sério.

Natural de Claypole, uma pacata cidade da província de Buenos Aires, Pali mora em Salvador desde o final de 2013, mas está longe de ter caído de para-quedas na cidade.

“Frequento Salvador desde criança. Meu pai trabalhava aqui, então eu vinha sozinha de avião. Eu adorava, chegava a chorar na hora de voltar pra Argentina”, conta.

Reggae em Buenos Aires

Pali no palco, com seu inseparável trombone. Foto Facebook
Aos 15 anos, a menina Julieta descobriu duas das maiores paixões de sua vida: o reggae e o trombone.

“Achava os sopros das bandas de reggae algo extasiante, era o que eu mais gostava. Quando vi meu primeiro show, decidi que era isso que eu ia fazer”, diz.

Com seu salário de professora do ensino básico, ela comprou seu primeiro trombone e tomou suas primeiras aulas.

Não demorou, Pali dava seus primeiros passos nos palcos locais, acompanhando bandas da cena portenha.

“Até que me inseri fácil na cena, apesar de ser um meio super-masculino”, conta.

Para quem não sabe, Buenos Aires tem uma vibrante cena de reggae.

“Essa cena se mistura muito com o rock local, que é bem forte. Aí comecei a tocar em bandas como Suburbán, Sinsemilla e Resistencia Suburbana”, relata Pali.

Quando chegou em Salvador, veio para “curtir a música brasileira”, como o chorinho, gênero que muito aprecia.

“Mas a vida me voltou pro reggae e, felizmente, tenho tido uma receptividade muito boa”, afirma.

Em seus shows, Pali se vale de sua experiência de professora, aplicando certa didática nas apresentações.

“Quando vou tocar um dub, eu grito: ‘dubwise’! Quando é um reggae roots, falo: ‘reggae style’! E quando é um ska, eu agito os braços pra cima a pra baixo (a dancinha característica do ska jamaicano)”, conta.



Força feminina

Na atividade. Foto Facebook
No site de compartilhamento Soundcloud, já é possível ouvir uma amostra do som de Pali, nas três faixas gravadas como demonstração: Can I See You Tonight, Cheater e Cool and Loving.

“Ali estão minhas primeiras gravações, não entram no EP que gravo em breve”, conta.

Com produção do maestro Hugo Sanbone – da Sanbone Pagode Orquestra, com quem é casada e tem uma filha – o disco será gravado ao vivo no estúdio e trará uma mistura de reggae com ritmos diversos.

“Vamos usar percussão nordestina na música jamaicana e também a cumbia bichera, que é original de Buenos Aires, não é a cumbia colombiana. Acho que a música afrodescedente está toda ligada, tem conexões entre si. Hugo e eu acreditamos muito nisso”, diz.

Nas letras, a artista aborda temas como sua fé no candomblé e a condição feminina.

“Falo sobre atravessar barreiras, sobre a fortaleza da mulher sobre todas as coisas e também de assuntos que me incomodam, como a violência doméstica”, conta.

Além de desenvolver seu trabalho, Pali também participa do coletivo Som das Binha, que reúne mulheres instrumentistas em animadas jams e se tornou uma sensação local nos últimos meses.

“Pra mim, o Som das Binha é uma experiência revolucionária. Mudou até minha postura na vida. Podemos ser profissionais, organizadas e alcançar o business – sem deixarmos de ser mulher e mãe. Sou inspirada pelas mulheres do Som das Binha”, afirma.

Parte de uma nova e vibrante cena independente, Pali percebe que a hora é boa para artistas como ela.

“A cena de música independente está extrapolando todos os limites do que é alternativo. Grupos como BaianaSystem e I.F.Á. Afrobeat estão enxugando o que a música de rádio nos legou. Isso é produto de uma força criativa e instrumental muito grande. É um bom momento”, diz.

Nesta sexta, Pali e banda (que, além dela, inclui outras três mulheres no naipe de sopros) recebem no palco as cantoras Okwei V. Odili, Samyres Fonseca e Laila Rosa em mais uma celebração da reggae music e da força feminina.

Pali e convidadas (Okwei V. Odili, Samyres Fonseca e Laila Rosa) / Abertura: Dj Raiz / Sexta-feira,  22 horas / Portela Café / R$ 20

23 comentários:

Franchico disse...

300 gatos pingados comparecem ao ato em defesa de Bolsovomito:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/300-malas-sem-alca-na-paulista-o-fenomeno-bolsonaro-so-existe-no-facebook-por-kiko-nogueira/

Menos mal.

Franchico disse...

Olha o nível da pessoa que trabalha para o presidente ilegítimo, golpista e traíra:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/conselheiro-de-temer-diz-para-dilma-que-em-agosto-getulio-deu-um-tiro-no-peito-e-jk-morreu-em-acidente/

Franchico disse...

A cantora Aiace, do Sertanília, foi brutalmente agredida na porta da Commons por um taxista que assediou sua irmã.

https://www.facebook.com/aiace.felix.5/posts/1720368394893622

E ainda tem OTÁRIO MACHISTA que anda com o termo "feminazi" na boca, no país em que uma mulher é estuprada a cada 11 minutos.

Gostaria de saber se os proprietários da Commons ainda vão permitir que esse sujeito continue fazendo ponto na porta do seu estabelecimento.

Seria de bom tom também, que os colegas taxistas entregassem esse marginal, a fim de preservar seu bom nome (ou o que resta dele). Já que são tão unidos na hora de tocar o terror em motorista de Uber e defender seus interesses, poderiam colocar toda essa energia no sentido de expurgar esse bandido do seu meio.

Franchico disse...

Você viu este homem?

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/02/avianca-alerta-terrorista-brasil_n_10777930.html?utm_hp_ref=brazil

O nome dele é Jihad - e pode muito bem já estar no Brasil...

Franchico disse...

Leandro Karnal está no Roda Viva de hoje, 22 horas.

https://www.facebook.com/prof.leandrokarnal/

Resta saber se aquele reduto de tucanalhas patéticos está apto a entrevistar uma pessoa tão inteligente e racional de forma minimanente razoável...

Nei Bahia disse...

Ato em apoio a Bolsonaro!!!
KKKK!!!

Facista só tem culhão com arma na cintura!

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=K0pHVDkGiwo

cacete, uma moça bonita, bem criada...deve ter estudado em bons colégios...o q será q rolou com ela??
deuszémais...se 300 "somente" foram pras ruas e num sei quantos mil colocaram no face...eu ainda temo...pq na hora de votar papito, num precisa ir nas ruas...só nas urnas...todo mundo diz q tou viajando...quando digo q um bolsonazi pode ir pro 2o turno...lembrem de le pen...o mundo tá numa onda reaça da porra...se a esquerda falha ou faz merda, a galera corre pro outro lado...e vice-versa...só que os liberais tem $$ pacas, se vc num tem fio...invente então uma direita pros pobres...senão vai tomar chicotada sempre...não q a esquerda em si se preocupe demais, porque politico quando sobe no poder já viu, a maioria esquece tudo q falou...imagine um aécio x bolsonazi no 2o turno?? voto não, na moral...embora aécio seria menos pior...deixo o caos se instalar e vamos ver no q dá...até olavete vai dizer nesse momento q aécio é comuna...lobão tb...mas creio que os dois votaram nele ano passado...pelo menos olavete deveria ter votado...ele num se diz "patriota" conservador? vai ver nem votou...no potestru de bolsonazi tinha uma mina com a camisa do ramones, deve ter comprado na c&a, mesmo johnny ramone sendo republicano (o que me deixa bem surpreso, quando soube disso no final dos 90), certamente num votaria num nazi...


bizarro o lance do conselheiro de temer...num pode ser processado??
deveria...a galera perdeu a noção do ridículo...

falei isso com um amigo q trampa na commons, pq o local fala sempre que num aceita machismo...deveria investigar, pela justiça, pela ideologia do local, pelo nome a zelar do recinto e pelos seus clientes...q podem até boicotar o local caso "saibam" o nome do cara, ou quem é e não divulgue...esses taxistas vão dizer q a mina mereceu...quer ver??
eu usei uber em sp e recomendo...já instalei aqui pq amanhã vou pras bandas daí de novo pra minha mãe fazer um exame...deve ser uns 80 contos de taxi de minha casa até lá...de uber num deve dar 40, a num ser aqui né? q tudo é mais caro...num vivemos no capitalismo selvagem? quero mais é serviço melhor e mais barato pra mim...fim de cartel...se num pagam impostos...deixem que os taxistas num paguem...tx aqui é mais caro que no rj e sp...q tudo é muito longe...pq será q os taxistas tão com medo?? máfia...e tem taxista q é escravo de outro...e nignuém quer perder sua mamatinha né? de explorar os outros...kd o livre capital? a livre concorrência? a meritocracia??

Rodrigo Sputter disse...

estranho esse "asilo" pro terrorista no uruguai...ainda bem que vou cortar meu cabelo e barba hj...pq do jeito q as coisas andam...

Rodrigo Sputter disse...

http://www.brasilpost.com.br/2016/03/26/mulheres-de-meia-idade-tiram-a-roupa_n_9546252.html

uau!!

que mulheres lindas!!

podem dizer que é machismo...sexismo...mas olhar a blz física sempre será lindo pro mim...não trato ninguém como pedaço de carne...mas mentir que não acho sexy ou atraente, é ser hipócrita...acho mulher sexy e linda não importa a idade...mulher...não falei criança!

tem uma mulher ali comentando sobre ser pegavél ou não...entendo perfeitamente isso...mas a matéria fala sobre sensualidade...sentir-se sexy...atraente tb...e homem não quer isso tb? ser atraente e sexy pra quem ele deseja? galera...vamos deixar de lado a hipocrisia...porque nada mais saudável que um sexo bem feito por pessoas que querem fazer...menos hipocrisia, mais amor e mais tesão!
essa galera muitas vezes confundem a coisa e mais parece uns crentes chatões...nada pode, tudo é errado...viva a beleza e a sensualidade...ninguém é somente corpo claro...mas adoro corpos bonitos e verdadeiros, não importa cor, credo, peso e idade...

Franchico disse...

A menina bolsominion falando parece um robô "a gente é favor da liberrrdade econômica, da meritocracia", blá blá blá. É o óbvio ululante: essa menina NUNCA parou para pensar com o próprio cérebro sobre essas questões, nem por um seguindo sequer. Robozinho teleguiado. Aperta o botãozinho e ela começa "economia livre, meritocracia" etc etc etc. Sabe de nada, bobinha.

Mas achei ótima a vergonha alheia de FHC na Al Jazeera. Já viram?

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-al-jazeera-fhc-desmoraliza-o-golpe-e-acusa-pmdb-de-espalhar-caso-mirian-dutra-nas-redes-por-kiko-nogueira/

Franchico disse...

Não haverá progresso possível neste país enquanto líderes (cof cof) "religiosos" continuarem tendo direito de se imiscuir na política.

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/04/vereadores-transformam-ca_n_10800438.html?utm_hp_ref=brazil

Franchico disse...

Como é que o pessoal diz? "Chola mais"?

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cunha-chora-afirmam-aliados/

Franchico disse...

Fascista é assim: a burrice deles é tão tóxica e autodestrutiva, que eles cavam a própria sepultura.

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/03/boris-johnson-brexit_n_10777304.html?utm_hp_ref=brazil

Bolsovomito vai pelo mesmo caminho.

Franchico disse...

O cara não teve nem argumento pra dizer por que ele pensa dessa forma.

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/03/poeta-sirio-xinga-direito_n_10796096.html?utm_hp_ref=brazil

Típico de fundamentalista. É contra os direitos humanos, mas não sabe nem dizer porque.

Franchico disse...

E os líderes do Brexit vão batendo em retirada, um a um...

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/04/lider-breciy-nigel-farage_n_10802170.html?utm_hp_ref=brazil

Cagaram no pau e agora saem correndo. Eles não conhecem aquele ditado brasileiro, "quem pariu Mateus que balance". Canalhas.

Rodrigo Sputter disse...

sei não vú Chico, nazi tupiniquim sempre é pastiche...ninguém de londres quer se separar da inglaterra...mas aqui o nazitupiniquins querem separar seu estado do país...kd país tem o patriota que merece...não foi de gaulle que disse que o brasil não é um país sério. mas quem disse...acertou...


fosse uma banda gringa, galera daqui ia falar pacas, pagar pau, dar o *, mas é apenas uma banda da cidade-baixa

https://www.youtube.com/watch?v=3xczHz5X4Nk

mais insano na Bahia(quiça Brasil - e sem drogas) eu nunca vi...e aí foi o começo do show...começou assim...quer dizer, logo no começo, porque começou pior ainda-ehheeheh

Franchico disse...

Tô falando, o ovo da serpente JÁ CHOCOU. Em breve, vamos ver essas pessoas marchando de camisas pretas (como os fascistas de Mussolini) livremente pelas ruas, fazendo saudação nazista.

http://extra.globo.com/casos-de-policia/vamos-comecar-por-um-certo-aluno-diz-mail-com-ameacas-estudantes-da-ufrj-19639307.html

E aí já vai ser tarde demais. Ou talvez já seja tarde demais.

Franchico disse...

A quem interessar possa, SEGUE RELEASE:

VIVA exibirá especial com filmes e documentário do "Monty Python" a partir de domingo
Grupo de humoristas britânicos é sucesso no VIVA Play

A partir de 10 de julho, aos domingos, na faixa das 20h, o VIVA exibirá o "Especial Monty Python", com dois filmes do famoso grupo de comédia britânico e um documentário sobre a trajetória dos humoristas. Sucesso nos anos 1960, a trupe inspirou o gênero nonsense até mesmo em programas brasileiros como o "Casseta e Planeta, Urgente!" e "TV Pirata", e também no americano "Saturday Night Live". O grupo é formado por seis integrantes: Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Gilliam e Terry Jones.

A estreia será com "A Vida de Brian" (1979), no dia 10. A comédia é uma sátira irreverente sobre a visão de Hollywood em relação aos temas bíblicos e religiosos. Em 33 D.C. na Judéia, a sociedade convive com a pobreza e a desordem. Brian Cohen, interpretado por Graham Chapman, é um candidato a messias, e se envolve em uma série de histórias divertidas.

No domingo seguinte, 17 de julho, vai ao ar o filme "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado". Lançado em 1975, foi o primeiro do grupo com roteiro 100% inédito. A produção satiriza diversos eventos históricos ocorridos na Idade Média. O Rei Arthur (Graham Chapman) está à procura de cavaleiros que possam acompanhá-lo em uma importante jornada: a busca do Santo Graal. Sir Lancelot, o Bravo (John Cleese); Sir Robin, o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot (Eric Idle); Sir Galahad, o Puro (Terry Jones); e outros cavaleiros se dispõem a participar da missão real.

Lançado em 2008, o documentário "Monty Python Conquista a América" encerra o especial no dia 24 de julho. A produção mostra como o grupo britânico virou um fenômeno e conseguiu conquistar os Estados Unidos. O documentário reúne depoimentos dos próprios membros da trupe e de personalidades como Judd Apatow, Hank Azaria e Paul Rudd, que revelam a influência do grupo em suas carreiras.

"Especial Monty Python" - inédito
VIVA - Canal Globosat
Estreia dia 10 de julho

"A Vida de Brian"
Horário principal: domingo, dia 10 de julho, na faixa das 20h
Horário alternativo: domingo, dia 10 de julho, à 1h

"Monty Python em Busca do Cálice Sagrado"
Horário principal: domingo, dia 17 de julho, na faixa das 20h
Horário alternativo: domingo, dia 17 de julho, à 1h

"Monty Python Conquista a América"
Horário principal: domingo, dia 24 de julho, na faixa das 20h
Horário alternativo: domingo, dia 24 de julho, à 1h

Franchico disse...

RIP Abbas Kiarostami

https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/morre-abbas-kiarostami-maior-nome-do-cinema-iraniano/

O Gosto da Cereja e Cópia Fiel são grandes filmes. Foi-se um poeta do cinema.

Franchico disse...

Algum desocupado relacionou letras de Caetano aos signos do zodíaco.

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/04/caetano-veloso-signos-_n_10804810.html?utm_hp_ref=brazil

O meu, Sagitário, é A Filha da Chiquita Bacana - e o trecho do clipe é com Os Trapalhões!

Chico, Chiquita... pegou?

Taí, curti.

Rodrigo Sputter disse...

"Juventude Revolucionária Liberal Brasileira"...wtf???

Disseram q o rapaz morto foi violentado antes de morrer...homofóbicos estuprando gay... Entendi...

Franchico disse...

Sputter, meu filho, venha cá, sente aqui, precisamos conversar.

Me diga uma coisa:

QUE.

PUTARIA.

É.

ESSA????!!?!?!?!

Uma hora dessas vc tá cagando no palco, GG Allin style!

Noffa!

;-)

Rodrigo Sputter disse...

oxe...vc nunca viu o video do honkers no inferno???

acho q deletaram do youtube...

fomos expulsos de lá-ehheheeh

coloquei cuexa de durex e comecei o show assim...peladex...