terça-feira, julho 26, 2016

EX-ADÃO NEGRO, DUDA SPÍNOLA LANÇA CD SOLO DE ROCK SEXTA NO TAVERNA

Duda Spínola em foto de Uanderson Brittes
Você pode até não saber quem é Duda  Spínola, mas se mora em Salvador e é fã de reggae, é bem capaz de já te-lo visto no palco.

Duda é ex-guitarrista da querida banda local Adão Negro.

Saiu dela em 2013, para se dedicar ao projeto solo.

Sozinho, deixou o chacundum jamaicano de lado para se dedicar à sua primeira paixão musical, o rock.

Nesta sexta-feira, ele participa do evento mensal Rockambo, com as bandas Clube de Patifes (Feira de Santana) e Du Txai & Os Indizíveis para lançar o álbum Direto Ao Ponto.

“Eu comecei na música no início da adolescência, depois descobrir com mais cuidado o trabalho do Barão Vermelho, já com Frejat nos vocais. E me lembro bem do impacto que aqueles solos causaram em mim. Ali eu decidi o que queria fazer pra sempre”, conta.

“Então, minha relação de proximidade com a música sempre se deu através do rock, muito por causa da guitarra. O que me aproximou do reggae, no final dos anos 90, foram trabalhos como o de Sine Calmon e do próprio Adão Negro, que eram carregados de solos de guitarra e obviamente influenciados por banda de rock. Só aí eu despertei pro reggae”, relata Duda.

Os anos na Adão deram estrada e cancha ao rapaz que, com o tempo, sentiu a necessidade de retornar às raízes roqueiras e realizar um trabalho próprio: “Em 2013, veio a necessidade de me dedicar exclusivamente a esse trabalho e por isso decidi sair do Adão. Hoje, depois de 3 anos, eu consigo ver com muito mais clareza o que eu quero do meu som, e o resultado é o ep Direto ao Ponto”, afirma Duda.

"Comecei na adolescência nas tradicionais "bandas de garagem" com amigos da msm rua. No início dos anos 2000 tive uma banda de reggae chamada Jaive, e logo depois veio o convite pra tocar no Adão. Depois disso só a carreira solo", conta.

Rock acessível

Duda. Foto Uanderson Brittes
No EP, Duda apresenta cinco faixas inéditas, mais quatro de bônus: Espelho, que saiu na (excelente) coletânea Outro Jeito - Da Bahia Pro Mundo, produzida pelo Irmão Carlos, e mais três destacadas do CD demo A vida Me Chama Lá Fora,  gravado em 2013.

No palco, ele se apresenta em formação power trio, acompanhado do irmão Luca Spínola na bateria e de  Daniel Santos no baixo.

“Meu irmão sempre me acompanhou, foi a escolha mais certa. Daniel  chegou por indicação de um amigo e se encaixou como uma luva”, conta o músico.

Com letras em bom português e som acessível, sem muito experimentalismo, misturas ou mudernidades, o rock de Duda tem pegada pop radiofônica influenciada pelo rock brasileiro dos anos 1980.

"Eu me autoproduzi. O processo de concepção desse EP foi um pouco longo, até o momento em que eu decidi que queria, de fato, que o EP soasse diferente do primeiro cd, e que o calor de uma apresentação ao vivo fosse preservado no audio. O máximo possível! Então, eu resolvi entrar com os meninos e gravar tudo de forma mt rapida e eu mesmo acabei dirigindo todo o processo", conta.

“Tudo me inspira, e estou sempre atento e aberto a isso, porque as experiências comuns do cotidiano podem e acabam inspirando músicas. E quando a inspiração vem é preciso estar atento e aberto a ela. Minhas grandes inspirações na musica são Barão Vermelho, Paralamas, Gary Moore, Led Zeppelin, Whitesnake, Guns... isso tudo na questão da sonoridade. Os anos 80 no Brasil e 70/80 lá fora são onde minhas influências estão. Como letristas Raul, Cazuza, Zé Ramalho e Gil estão entre os meus preferidos”, afirma Duda.

"Vejo a cena local hoje de forma bastante animadora. Primeiro porque há muitas bandas boas, e segundo muita gente na cena entendeu que a cena precisa se fortalecer, e que isso só vai acontecer se a gente se apoiar. E estão acontecendo uma série de movimentos nesse sentido que tem me deixado bastante animado", afirma.

“Sobre as bandas locais, Raul Seixas e Cascadura foram os que mais fizeram minha cabeça. Ouvi muito e ouço ainda no carro, em casa, no mercado. Das bandas atuais, Lo Han e Ronco. Do interior, tem Novelta, Calafrio e Inventura entre as que mais ouço e curto”, conclui Duda.

Rockambo com Duda Spínola, Du Txai e os Indizíveis e Clube de Patifes / Sexta-Feira, 22 horas / Taverna Music Bar (Rua da Paciência 127) / R$ 15 e R$ 10 (lista amiga) / www.dudaspinola.com.br



NUETAS

Caru e Marcelo Soir

Os cantores Caru e Marcelo Soir são as atrações da Noite Instinto Coletivo, no Quanto Vale o Show? de hoje. Dubliner’s 19 horas, colaborativo.

Versalle na city

Destaque do programa SuperStar, a banda rondoniense Versalle se apresenta em Salvador neste sábado. A banda local Avalore abre a night. Portela Café, 23 horas, R$ 20 (no site Sympla). Na porta sai por R$ 35. Antecipado no Portela Café: R$ 25.

Drearylands sábado

Grande nome do metal baiano, a banda Drearylands lança neste sábado seu evento Some Dreary Nights. Na primeira night, Leão & Cia dividem o palco do Dubliner’s com Indominus e Awaking. 21 horas, R$ 25 (R$ 20 no Sympla).

4 comentários:

Franchico disse...

Finalmente, alguém manda A REAL na Falha!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/jornalista-da-folha-ataca-pauta-ultraconservadora-que-o-jornal-defende/

"O objetivo é elevar a extração de mais valia, esmagar os pobres, derrubar empresas nacionais, extinguir ideias de independência. Em suma, transferir riqueza da sociedade para poucos, numa regressão fulminante. Previdência, Petrobras, SUS, tudo é implodido com a conversa de que não há dinheiro. Para os juros, contudo, sempre há. Com instituições esfarrapadas, o Brasil está à beira do abismo. O empresariado parece não perceber que a destruição do país é prejudicial a ele mesmo. Sem líderes, deixa-se levar pela miragem da lógica mundial financista e imediatista, que detesta a democracia".

Palmas, Eleonora Lucena!

Se ninguém fizer nada, se o povo não acordar, essa GENTALHA GOLPISTA que tomou o poder na mão grande vai levar essa país de uma vez por todas para o buraco.

Franchico disse...

Roger, o maior babaca da história do rock brasileiro?

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/roger-moreira-ataca-nordestinos-apos-divulgacao-de-pesquisa-presidencial.html

Ou seria Lobão? Concorrência duríssima.

Franchico disse...

Elite econômica brasileira, um exemplo de classe e elegância:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/no-facebook-dono-da-jovem-pan-insinua-que-ex-mulher-roubou-obras-de-arte-da-residencia/

Sem falar na honestidade a toda prova, claro! É uma gente que só enriqueceu por que trabalhou muito, suou muito! E nunca exploraram ninguém!

Rodrigo Sputter disse...

roger se gaba de ter QI alto...mas assim que dilma saiu vitoriosa na eleição, essa polêmica foi levantada...mostrou que em SP ela teve mais votos q em sp...q minas foi quem ajudou ela a vencer, terra de aécio, e que antes, quando fhc e outros ganhavam, diziam que o nordeste tb era burro por votar neles...se decida-se meu fio...gente estúpida tem em todo lugar...e na maior capital da américa latina, deve se concentrar o maior número...quanto mais pessoas, masi todo tipo de gente.

sobre os ricaços...depois eles dizem que "barraco é coisa de pobre"...