sexta-feira, julho 29, 2016

MONSTROS GAÚCHOS DE VOLTA

Com Monstro, De Falla, que não lançava disco há 14 anos, retorna com uma rara obra relevante no cenário atual

De Falla e suas sombras: Castor, Carlo, Biba e Edu K. Foto Raul Krebs
Metamorfose ambulante do rock brasileiro, a banda gaúcha De Falla nunca fez um álbum parecido com outro desde sua fundação, em 1985.

Em Monstro, seu oitavo disco, mantém a tradição de não cultivar tradição.

Com três membros originais (Edu K nos vocais, Biba Meira na bateria e Castor Daudt na guitarra) e um contemporâneo (Carlo Pianta, ex-Graforreia Xilarmônica, no baixo) o redivivo quarteto acabou cometendo um raro disco de rock relevante em um cenário combalido para o gênero no Brasil.

Em suas 14 faixas, Monstro traz um pouco de tudo que fez o som da banda: hard rock, funk, soul, psicodelia, pós-punk, disco, folk, indie – sem perder a unidade da obra.

“A gente gosta de um monte de tipo de música, então esse processo é bem natural”, conta Edu K.

“E como eu atuei também como produtor, a gente trabalhou até o fim em cima das músicas, até cada  uma ficar com sua própria sonoridade”, acrescenta.

"As foram acontecendo, eu não faço muito ideia de como acontece. A gente tinha pensado inicialmente como um disco conceitual. Aí surgiu a letra do Mario Bortolotto (Monstro) e a gente 'puta, isso é o tema do disco!'. Nos tocamos que a banda era um monstrinho e com a ilustração da capa e a letra do Bortolotto, amarrou o tema, que é sobre a monstruosidade humana. As pessoas estão vivendo de forma cada vez mais brutal. O processo da loucura acontece cada vez mais rápido", afirma Edu.

"Como em todo processo criativo do De Falla, a gente não pensa muito. Deixa o lado esquerdo do cérebro trabalhar, sente o momento e traduz em som, letras e tal. O grosso do processo é esse, trazer o inconsciente para a superfície", descreve o cantor.

As sombras são as figuras da esquerda. Foto Raul Krebs
Pitty, Humberto e Beto 

Agregador, Edu convidou três pesos-pesados do rock para cantar em dueto: Pitty (em Delírios de um Anormal), Humberto Gessinger (em Dez Mil Vezes) e o Cachorro Grande Beto Bruno (em Timothy Leary).

“Ah, essas participações rolaram do mesmo jeito orgânico do disco. Com Beto, demos uma revisitada na cena dos nos 90, aquela união do rock inglês com o eletrônico, via psicodelia”, conta.

“Com a Pitty, a gente achou que música era a cara dela – e ela pirou quando convidamos, inclusive ela mexeu um pouco na letra. Já com o Humberto, a gente tinha um relacionamento meio antagônico, estilo Stones e Beatles, mas sempre fomos amigos nos bastidores, admiro muito o trabalho dele”, conta Edu.

Fruto de um show de reunião da formação original em Porto Alegre, em 2011, esse álbum de retorno do De Falla levou quatro anos para ficar pronto.


"Na verdade, demos um tempo mais longo do que imaginávamos. Aí em 2011 rolou um show em que tocamos o primeiro LP na íntegra. Vimos que a magia tava lá ainda. 'Porra, vamos gravar!' Mas demorou quase cinco anos pro disco sair por questões de logística mesmo. Mas tivemos interesse em fazer quando rolou a oportunidade e mandamos bronca. Foi um processo longo e bem louco", conta.

Agora, Edu & cia esperam levar seu show pelo país: “Quero rodar o Brasil inteiro com esse show. Subir no palco e se comunicar com as pessoas ao vivo ainda é a melhor coisa de ser músico”, conclui.

 Monstro / De Falla / Deck /  Preço do CD não divulgado / Disponível no iTunes

9 comentários:

Franchico disse...

Aos amigos e aliados, R$ 2 bi. Aos inimigos, a "lei".

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/michel-temer-repassa-r-2-bilhoes-a-aliados-em-menos-de-dois-meses.html

Franchico disse...

O governo da "gente de bem":

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/por-que-tantos-reus-no-stf-sao-nomeados-por-temer-para-cargos-importantes.html

Franchico disse...

Meus queridos veinhos do Teenage Fanclub em clipe novo, I'm in Love:

https://youtu.be/FDOLKSp2AWU

O que posso dizer? Eu amo essa banda!

Franchico disse...

Vocês sabiam que o mundo vai acabar HOJE?

https://br.noticias.yahoo.com/29-de-julho-chega-o-fim-do-mundo-161530415.html

Massa, pelo menos não vou precisar ver Trump presidente.

Rodrigo Sputter disse...

superbacana o clipe do teenage...uma banda com quase 30 anos na costas faz nessa canção um rock "simples", ganchudo, belíssimo...ansioso pra ouvir esse disco novo...se as outras faixas forem metade legais como essa será um discaço...o vocal (norman blake tá a cara de lou reed) e o raymond tá carecão....sei muito bem como é isso...e ele tinha um cabelão...gerard tá praticamente o mermo...esse tecladista que num lembro dele...e o batera é o nice man ainda??
das poucas bandas que gosto mesmo que tão na ativa...se o rock morreu...o teenage tá vivo!!

vimos em 2004 ni recife, lembra??

eu num sei se o mundo vai acabar hj...mas nasci no mermo dia que van gogh...ele morreu aos 37 anos no dia 29/07, com a idade que tenho hj...por precaução todo cuidado pra mim neste dia de hj é pouco-ehehehhe

Franchico disse...

Temer, um governo de gente "de bem" - cap. XXXVIII

http://www.brasilpost.com.br/2016/07/29/minc-estelionato-cinemate_n_11262926.html?utm_hp_ref=brazil

andre L.R. mendes disse...

essa música do teenage fanclub foi a melhor notícia dos últimos tempos.

Rodrigo Sputter disse...

https://www.youtube.com/watch?v=-_XlL__A96w

e eu que pensei que hippie sujo com camisa de che era uma coisa chata pacas...agora tenho que aguentar olavete cover...copiando até o cigarro que o cara fuma...só que a estante tem menos livros...bbeemmm menos...olavo pelo menos é um escroque que leu pacas e consegue ludibriar os bestas...

aliás, nunca ouvi ninguém criticar o olavo pelo tabagismo...ou ele falar algo sobre...porque tá incentivando os jovens a copiarem ele fumando cigarro...que dizem ser mais cancerígeno que um baseado...mas olavim vai "conseguir" ludibriar os bestas falando ao contrário...e vai dizer que nem droga é...aliás, dizem que o pó e a droga da direita...isso já ouvi até de gente e direita falando...hipocrisia mode on...só quero ver como vai ser a direita no futuro...pq esses crentes, católicos, todos retrógrados vão bater de frente com outros tipos de direitistas...gays...liberais e etc...aliás, tem ainda os extrema direita...nazis...que a galera de direita diz ser extrema-esquerda...e os anarco de extrema-direita...mas certamente nesse ponto olavo deve discordas com "eles" sobre os anarquistas...estamos num barco a deriva...já tem os anarco-capitalistas há uma cara...eu ouvi o termo em 2000 a 1a vez...se num foi antes...dizem q os nazis são de esquerda...porque é nacional socialismo...mas os nazis odeiam comunistas...

Adelvan disse...

Não digo nem Aracaju, que sei que não rola, mas tenho esperança de que venham a Salvador, pra eu ver finalmente o DeFalla ao vivo ...