sábado, abril 30, 2016

CONVERSA AFINADA

Estreia: No programa Sala de Som, que estreia na TVE amanhã, Alexandre Leão entrevista vários músicos sobre o que importa: música

Alexandre Leão e Aderbal Duarte: papo bossa nova
Na sociedade do espetáculo, a arte importa pouco ou quase nada.

O que importa mesmo é o “artista”, ou melhor: sua vida privada, as cirurgias plásticas, o “corpão”.

Felizmente, ainda há iniciativas que botam a arte no centro da atenção. O programa Sala de Som, da TVE, é uma destas iniciativas.

Apresentado pelo cantor e compositor Alexandre Leão, o Sala de Som estreia amanhã, às 16 horas, com reprise às quintas-feiras (às 23 horas).

No estúdio, o apresentador receberá diversos músicos para entrevistas e performances.

O papo, porém, não abordará a biografia do artista, e sim, seu ofício, seu instrumento, suas técnicas, sua sabedoria acumulada pelo estudo e pela prática.

Não a toa, o convidado da estreia é um dos maiores estudiosos da bossa nova no mundo: o violonista e arranjador Aderbal Duarte.

“A ideia é escolher sempre um tema, que pode ser um instrumento, sua técnica e sua história ou um gênero musical”, conta Alexandre Leão.

“Olha, achei ótimo participar, a entrevista foi bem legal. Alexandre é traquejado pra isto”, garante Aderbal.

“O mais importante é isso, falar do ofício do artista. O que mais vale pra mim é minha pesquisa, o trabalho dos arranjos. E a entrevista é sobre isto”, afirma.

Para Alexandre, que até então nunca tinha tido a experiência de apresentar um programa, a oportunidade foi prazerosa. “Não vou mentir: foi fácil pra mim”, afirma.

“Por que são assuntos que eu amo e pesquiso informalmente. Então eu tinha o que perguntar. E sendo músico, me coloquei no lugar dos aficionados: que dúvidas e curiosidades eles teriam”, conta.

Alexandre, Álvaro Assmar, Diego Orrico e Eric Assmar: papo blues
Nascido no Teatro do Sesi, o Sala de Som foi criado por Alexandre e a produtora Rosa Villas-Boas, como um programa de sete minutos para a internet.

“Depois, a TVE Bahia mostrou interesse. Afinal, é um  educativo. Aí ele ganhou um formato de vinte minutos e regravamos tudo nos estúdios da TVE”, conta Rosa.

Com uma primeira temporada de 12 programas já pronta para ir ao ar, haverá uma bela diversidade de temas na tela.

Além de Aderbal descomplicando a bossa nova, tem Juliana Ribeiro fazendo um balanço do samba na Bahia, Maviael Melo abordando o cordel, Armandinho Macedo explicando a guitarra baiana, Margareth Menezes representando o afropop e Fábio Cascadura falando do rock baiano.

“O critério (de escolha dos artistas) é o conhecimento”, afirma Rosa. “Como Juliana Ribeiro, que fez uma dissertação de doutorado em História sobre o samba”, acrescenta.

Como é um programa sobre música e o fazer musical, Alexandre conta que fez questão de estabelecer um alto nível também no quesito técnico: “Fiz questão de levar um técnico e equipamento específico. Não podia fazer um programa de música, se não fosse com uma qualidade de som impecável”, afirma o músico.

Com a expectativa em alta pela estreia, Alexandre e Rosa ainda não sabem se o programa terá continuidade após a exibição da primeira leva de episódios.

“Tanto a TVE quanto nós temos interesse, mas tem os custos. No que depender de nossa vontade, haverá segunda temporada”, conclui.

Alexandre, Lula Gazineo, Elisa Goritzki e Ricardo Marques: papo chorinho
Sala de Som / Domingos, 16 horas/ Reprises às quintas-feiras, 23 horas / TVE (Canal 2) / Estreia: 1º de maio

Ordem de Exibição do Sala de Som:

Aderbal Duarte (Bossa Nova) – 01/05 e 05/5
Juliana Ribeiro (Samba na Bahia) – 08/05 e 12/05
Lula Gazineo, Ricardo Marques e Elisa Goritzki (Chorinho) – 15/05 e 19/05
Álvaro Assmar, Eric Asmar e Diego Orrico (Blues) – 22/05 e 26/05
Maviael Melo (Música Nordestina e Cordel) – 29/05 e 2/06
Gabi Guedes e Alexandre Lins (Percussão) – 05/06 e 09/06
Armandinho Macedo (Guitarra Baiana) – 12/06 e 16/06
Fábio Cascadura (Rock na Bahia) – 19/06 e 23/06
Jarbas Bittencourt e Luciano Bahia (Trilhas Sonoras) – 26/06 e 30/06
Mário Ulloa e Jana Vasconcelos (Violão Clássico) 03/07 e 07/07
Cássio Nobre (Viola Machete) 10/07 e 14/07
Margareth Menezes (Afropop) 17/07 e 21/07

7 comentários:

Franchico disse...

Pedro Simon, um dos últimos homens decentes do Brasil, hoje aposentado: “Em 1954, com antes do suicídio de Getúlio Vargas, todo mundo falava de corrupção. Depois que ele se matou, o assunto também morreu. Em 1964, depois do golpe que depôs Jango, o tema corrupção também sumiu. Quando derrubamos a ditadura, com o movimento das diretas, a corrupção era um tema presente e, quando os generais foram embora, acabou o assunto. Desconfio que muita gente está tramando a mesma coisa agora. Cassa a Dilma e varre a corrupção para debaixo do tapete. Já vi muita coisa e torço para que isso não se repita”.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/simon-a-reeleicao-de-fhc-criou-grandes-esquemas-para-a-manutencao-de-grupos-no-poder-tudo-comecou-la/

Old School disse...

Fiquei curioso em ouvir esses programas,sera q eh possivel ouvir pela internet fora do Brasil?

Franchico disse...

Fala, Old School!

Bicho, não sei te dizer, mas acredito que após a exibição na TV, eles devem ir para o You Tube.

Siga o canal do... canal e de repente vc se depara com o programa por lá:

https://www.youtube.com/user/saojoaotve

Ou então, como ela é HD, talvez seja possível acompanhar (no horário da transmissão) pelo site.

Abç!

Rodrigo Sputter disse...

Chico...tou em SP até dia 16...vem pras bandas de k? 4a vai ter um duo de punk blues da zorra, apenas dez pilas:

https://youtu.be/IeNJwowu-fw

Rodrigo Sputter disse...

Segunda tem lançamento aqui do disco do Panço!

Nei Bahia disse...

Hipster!!!!




http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/17/cultura/1460875137_189342.html?rel=mas

Adelvan disse...

Abraço pro Panço! Esse disco novo dele tá sensacional, na minha modestíssima opinião, uma obra-prima do gênero - "post-rock, ou rock instrumental, ou algo do tipo ...

Franchico, ele mandou pra ti? Se não, deveria ter mandado. E se mandou, vc deveria ter resenhado - se resenhou, não lembro de ter visto ...