sexta-feira, abril 29, 2016

DISTOPIA SOTEROPOLITANA

HQ baiana Cidade-Motor tem lançamento com sessão de autógrafos hoje, na loja RV

Que futuro tem uma cidade de terceiro mundo como Salvador – sufocada por carros, construção civil sem controle, lixo e uma classe política que lucra com este cenário? Pra lá de Mad Max, não é mesmo?

É este futuro distópico, à espera dos soteropolitanos, que a HQ baiana Cidade-Motor prevê.

Publicada pela comic shop e galeria RV Cultura & Arte, Cidade-Motor é o primeiro trabalho conjunto do trio Camilo Fróes, Moreno Pacheco (roteiro) e Bruno Marcello (desenhos).

O lançamento com sessão de autógrafos é hoje mesmo, na própria RV.

Na trama, acompanhamos Moema, uma jovem motogirl que se vê emaranhada em um perigoso jogo de interesses depois de sofrer um acidente de trânsito envolvendo dois policiais: um corrupto, do controle de trânsito, e outro, civil e honesto, chamado Celso.

Este último coloca a jovem sob sua proteção em uma comunidade de perfil autossustentável e marginal, onde a menina, da classe-média decadente, vê outra realidade.

“Eu e Moreno tivemos essa ideia reclamando do trânsito”, conta Camilo, que adotou a bicicleta como meio de transporte.

“Falamos sobre o que pode acontecer se ninguém nunca tiver uma atitude para o bem, no sentido de reverter esse cenário em que tudo fica em função do carro”, afirma.

"Aí pesquisamos bastante sobre o assunto e depois conseguimos inscrever um projeto para o Fundo de Cultura. Fomos aprovados e daí passamos a separar um ou dois dias por semana para tocar e escrever o projeto. Finalmente, agora está pronto", relata.

Artista com ligações na música e no teatro locais, Camilo  se espanta com a velocidade com que o cenário da HQ se aproxima da realidade.

“Soube que a Prefeitura abriu licença para mais quatro ou cinco shoppings na cidade. É um processo louco, que não contempla a convivência entre as pessoas. E para resolver, os governantes planejam grandes avenidas. É como se, em vez de fazer regime, uma pessoa gorda comprasse uma calça mais larga e achasse que está resolvido”, reflete.

Alerta urgente

Para uma HQ de estreia, o resultado de Cidade-Motor é bem respeitável.

Além do assunto, urgente para o leitor local, rendem pontos para o trio realizador a ótima caracterização da cidade – irreconhecível como um emaranhado de auto-estradas sempre engarrafadas por motor-homes (veículos-residência) gigantescos (sim, as pessoas passam a morar nos carros).

"Sobre esse lance de deixar Salvador irreconhecível, até pensamos muitas vezes em colocar meio escondido um Farol da Barra ou algo assim, mas a única coisa reconhecível da cidade que fizemos referência é um shopping famoso da cidade, que na HQ chamamos de Igautama. Foi uma forma de dar chance as pessoas de fazerem essa conexão: a única coisa que conecta essa Salvador da HQ com a nossa é o shopping, o que diz muito do modelo de desenvolvimento que vivemos", afirma Camilo.

"Acabou que isso viro o cenário da historia, que também não poderia ficar tão panfletária, senão, não ficaria interessante. Afinal, é uma aventura", pontua.

A arte de Bruno Marcello é também digna de aplausos, com seu design de veículos a la Moebius e um traço ágil e funcional  nas cenas de ação.

Viabilizada pelo Fundo de Cultura das Secretarias da Fazenda e de Cultura da Bahia, Cidade-Motor deveria ter uma tiragem extra para ser distribuída não apenas entre estudantes, mas também entre os legisladores baianos, dado seu caráter de alerta urgente.

Lançamento: Hoje, 18 horas / RV Cultura e Arte (Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho) / Entrada gratuita

Cidade-Motor / Camilo Fróes, Moreno Pacheco, Bruno Marcello / RV Cultura e Arte / 128 p. / R$ 19,90

3 comentários:

Franchico disse...

Quem muito fala, acaba se entregando, e com a bruxa golpista do impeachment não foi diferente:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/randolfe-faz-com-que-janaina-paschoal-apoie-impeachment-de-temer/

Franchico disse...

Que trailer espetacular:

https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/dois-caras-legais-trailer-retro-mostra-cenas-ineditas-com-russell-crowe-e-ryan-gosling/

Márcio A Martinez disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Rapá... por isso que ODEIO trailers! Quando os dois jogam o corpo sobre a cerca e cai na mesa da festa eu quase enfarto de tanto gargalhar!!!

Parei na hora!, não vi o resto! PQP...

PORRA!