sexta-feira, dezembro 18, 2015

"PEANUTS REFLETE A CONDIÇÃO HUMANA"

Snoopy, Charlie Brown, Linus, Lucy, Schroeder e toda a turma está de volta – e de uma maneira  nunca vista: em 3D, no filme Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme.

A estreia nos cinemas  é só em 14 de janeiro, mas o diretor Steve Martino já está no Brasil, aproveitando a Comic Con Experience em São Paulo para divulgar o filme.

Escolhido pessoalmente por Craig Schulz, filho do criador Charles Schulz para a tarefa, Steve conversou com exclusividade com o Caderno 2+ sobre a experiência de trazer Snoopy para o século 21.

Como se sentiu quando foi convidado para dirigir este filme? É uma grande responsabilidade, correto?

Steve Martino: Sim, na primeira reunião que tive com Craig Schulz, eu fiquei muito honrado em saber que ele queria trabalhar comigo e o Blue Sky, o estúdio em que trabalho. Aí eu fui pra casa me sentindo muito bem e então contei pra minha família e amigos e eles ficaram bem animados, "uau, Peanuts, faz tanto tempo que eles não tem um filme" e aí me falavam como eles gostam do Snoopy e do Charlie Brown e aí quando terminava a conversa, todos eles diziam "oh, é melhor você não estragar isso!". (Risos) Ai eu me toquei, 'cara, essa é uma responsabilidade das grandes'. Ao mesmo tempo, isso foi uma grande motivação para mim e para a equipe. O pessoal do Blue Sky também é muito fã do Snoopy. Juntos, sentimos que esta era uma grande oportunidade de oferecer aos nossos filhos, a toda uma nova geração, esses personagens maravilhosos com os quais crescemos. Nós tomamos um cuidado enorme, passamos muito tempo nos certificando de que não íamos 'estragar' nada, que íamos fazer o melhor que poderíamos.


Qual foi sua maior preocupação ao converter Peanuts do 2D para o 3D? Que característica não poderia se perder na transição?

SM: O que era mais importante para mim e essa foi a mesma orientação que dei para toda a equipe é que eu queria encontrar o seu traço (de Charles Schulz) em tudo o que fazemos. Por que tudo o que Charles fazia tinha esse traço de caneta muito aparente. É isso que é lindo nisso que ele criou. Cada objeto que criamos e botamos no filme precisava ter essa aparência de feito a mão. Apesar de desenhado a mão, na animação computadorizada, tudo tem dimensão. Para mim, esse foi o barato de criar essa experiencia cinematográfica. A janela do cinema é enorme, uma grande tela para pintar. E eu achei que a animação por computador nos permitiria ver em um nível de detalhes e beleza e riqueza e imagens como nunca vimos antes. O desafio então foi fazer os personagens se moverem, e olharem em um um mundo que ainda precisava ter um clima e um visual no estilo feito a mão.

Os desenhos animados do Snoopy que assistimos quando crianças tinham meia hora no máximo, mas seu filme tem uma hora e meia de duração. Como foi resolvida essa questão?

SM: O que foi ótimo é que desde a primeira conversa que tive com Craig Schulz, ele disse que queria um longa metragem e seu filho, Bryan Schulz, é roteirista e trabalha com longas. Então o que foi ótimo é abordamos a narrativa a partir de uma estrutura de longa-metragem. O que significa que queríamos que a história tivesse uma unidade narrativa forte, uma estrutura em três atos. É uma abordagem diferente da de um episódio de vinte minutos para a TV. Todo o meu trabalho tem sido em longas e eu sinto que entendo esse tipo de narrativa e certas coisas que precisam ser feitas. No fim, eu acho que isso o torna mais divertido, por que é uma nova história e não uma coleção de nossas tirinhas preferidas costuradas juntas por uma hora e meia. Quando a audiência vai ao cinema, ela espera sempre mais, ela quer entrar e se engajar com os personagens, imaginar o que vai acontecer em seguida, ser conduzida nessa jornada. Foi dessa maneira que abordamos Peanuts, acho que essa será provavelmente a "novidade" dessa experiência, o fato de ser um longa metragem. Mas os personagens permanecem os mesmos.

A resposta da crítica internacional tem sido muito boa. Como se sente sobre isso?

SM: Me sinto ótimo! Sabe, quando comecei nesse projeto, achei que, na melhor das hipóteses, os críticos ficariam divididos,  tipo 50% gostou, 50% não gostou. Achei que muitos fãs diriam que não deveríamos fazer em animação digital, mas fiquei muito feliz em ver que a resposta dos críticos tem sido tão positiva. Só tenho que agradecer a todos os maravilhosos artistas do Blue Sky Studios com quem trabalhei pelos seus esforços. Eles trabalharam muito duro para fazer algo tão fiel ao espírito destes personagens.

Charlie Brown representa um tipo de menino que todos nós conhecemos ou fomos algum dia, o loser (perdedor, melancólico). Você acha que Charles Schulz foi meio que um revolucionário ao desafiar a cultura norte-americana do winner (vencedor)?

SM: Sabe, acho que ele (Charles Schulz) era muito ímpar. De sua perspectiva, acho que ele sempre nos dizia que fracassos eram muito mais engraçados do que vitórias. Sabe como é, "estou fazendo uma tira de jornal, quero que as pessoas riam". Mas acho que isso evoluiu para um aspecto da vida real, nós não vencemos em tudo o que fazemos. Acho que é isso que faz o seu trabalho relevante ainda hoje. Ele reflete a condição humana, ou a interação humana. Todos aqueles sentimentos que nos inspiram quando lutamos para sermos bem-sucedidos. Mas não o somos todas as vezes ao longo do caminho. E podemos ser lembrados disso e rir disso também.

Peanuts O Filme vai ser uma trilogia?

SM: Neste momento eu não faço ideia. Eu só concentrei meus melhores esforços nele e estou animado que o mundo queira assisti-lo. Agora depende das pessoas. As audiências ao redor do mundo sempre tem apetite por mais. Mas certamente esses são personagens sobre os quais você pode contar muitas e muitas histórias.

Nas tiras e desenhos animados, vemos Snoopy assumindo diversas personalidades, como Joe Cool e o Barão Vermelho. Vocês planejam faze-lo assumir outras mais modernas, como por exemplo, um Snoopy Homem de Ferro? A família Schulz permitiria fazer algo assim?

SM: Oh, essa é uma boa pergunta para eu fazer ao Craig Schulz! O que descobrimos com este filme é que ficamos muito animados com o Snoopy Ás Voador. Então, quando o Snoopy entra no seu mundo de imaginação, achamos que voar seria excitante – e Craig Schulz é piloto, ele ama voar. Foi assim que escolhemos essa linha narrativa

O senhor  trabalhou com o animador brasileiro Carlos Saldanha na série A Era do Gelo. Como é trabalhar com ele?

SM: Eu amo Carlos Saldanha! Seus trabalhos refletem muito bem sua personalidade. Assistir seus filmes equivale a conhece-lo. Eles celebram a vida, e é isso que eu amo, especialmente nos filmes da sério Rio, com um uso maravilhoso de música e danças, que passam uma grande alegria de viver. É o que sinto em seus filmes e como pessoa e meu amigo. Adoro.

19 comentários:

Ernesto Ribeiro disse...

Peanuts reflete a condição DEPRIMENTE do desenho desanimado.

Aquele menino careca parece um velho.

Só de ouvir a voz dele dublada já é baixo-astral demais.

Dá vontade de vomitar.

Franchico disse...

Fim de jogo para Que Horas Ela Volta.

http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/oscar-2016-que-horas-ela-volta-esta-fora-da-disputa/

Não estou comemorando. APESAR de Regina C, o filme é bom.

Rodrigo Sputter disse...

Rapaz...TODO mundo fala de Regina Casé, que ela é arrogante, chata, prepotente...e ela faz o papel de gente boa na tv e a galera compra...realmente deve ser uma grande atriz...ehhheehhe...quem nem Robertão, q todo mundo sabe q tem perna de pau...mas ninguém nunca se lembra...

Rodrigo Sputter disse...

"O concorrente do Brasil, Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, ficou de fora, enquanto o favorito Son of Saul, premiado em Cannes, sobre o Holocausto nazista, segue adiante."

Comentário:

SEMPRE tem um filme sobre nazismo no cinema dos EUA...SEMPRE concorrendo a oscar...pq será?
Nada contra os judeus ou a favor do nazismo...o filme pode até ser FODA...mas que isso é FATO é...prato cheio pros anti-semitas...tipo aqueles que falam que o comunismo vai dominar o brasil...mas eles dizem que são os judeus...que muitos dominam é fato...mas num vou ser anti-semita por isso...babacas exploradores existem em toda religião.

Rodrigo Sputter disse...

embora o filme seja húngado, o Son of Saul, mas é sobre o nazismo...que já vale muita moral em Holywood...mas fiquei curioso agora pra ver, pois gosto MUITO de um cineasta húngaro chamado Bela Tarr...ele parou de filmar, em termo de "plasticidade", ninguém era melhor do que ele...fotografia belíssima...perfeita..vamos ver se tem uma pegada "diferente" esse filme...embora o holocausto tenha se passado na europa...os filmes sempre tem aquele "quê" de hollywood...feito pelos eua...

Franchico disse...

Sputter, outro dia vi um filme húngaro passado na II Guerra que é simplesmente ESPETACULAR: O Diário da Esperança. Recomendadíssimo. Veja mais aqui:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-204916/

Sério mesmo, um dos filmes mais impressionantes que vi ultimamente.

Rodrigo Sputter disse...

Viva a modernidade...pelo menos nisso ela é boa...tou baixando já aqui, com quase um giga e meio...com uma boa qualidade...tá como "O Caderno Grande" a versão que tou baixando, pelo making off...mas já vi que vou sair "fudido" depois que assistir...pq gostamos de filmes fortes assim?
tínhamos que ver filmes açucarados...ser fã do lucca lucco como o brasil post fala-ehhehehe

Franchico disse...

Saiu o laudo da morte de Scott Weiland:

http://omelete.uol.com.br/musica/noticia/scott-weiland-morreu-de-overdose-de-cocaina-alcool-e-mda-diz-autopsia/

Pelo visto, não basta dar meia dúzia de tecos e beber umas cervejas (ou umas doses de uísque, que seja), tem que meter mais um troço sintético escroto (metilenodioxianfetamina) no meio.

Deu no que deu.

Rodrigo Sputter disse...

e eu aqui preocupado pq de vez em quando tou bebendo umas cervas...tendo vontade de beber...meu medo é que eu me vicie...pq ando mal...sem trampo...coisas na kbeça...e o cara toma uma zorra q nem sei o q é...

Franchico disse...

Brasil Post e Vice tb lembram que Madre Teresa não era lá essa santa toda:

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/18/madre-teresa-nao-tinha-coracao_n_8839892.html?utm_hp_ref=brazil

http://www.vice.com/pt_br/read/a-madre-teresa-meio-que-nao-tinha-coracao

Franchico disse...

Por que me ufano do meu país - Parte LMVIII

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/18/cesar-maia-igreja-santa-cruz_n_8837868.html?utm_hp_ref=brazil

Gentalha podre.

Franchico disse...

O Deadpool de suéter tá sensacional.

http://www.bleedingcool.com/2015/12/18/deadpool-dons-ugly-sweater-for-the-twelve-days-of-deadpool/

Me lembrou a foto do cartaz do filme Quase Irmãos, com os maravilhosos Will Ferrel e John C. Reilly:

http://api.comingsoon.net//images//2008/poster-17151-Step_Brothers_poster.jpg

Rodrigo Sputter disse...

É o marquetingue minha gente...as pessoas precisam disso pra continuar vivendo...ainda + o que não tem nada...nem esperança...tem q ter algo depois pra continuarem vivendo...pq ela num sofreu como um pobre quando tava convalescendo?
ah! ela num era...o voto de pobreza, se é que ela faz, é só fictício...
será q santa é a vida de "beatitude" que alguém supostamente leva...ou os "milagres" que "fazem" depois de morta?
já pensou um estuprador assassino começar a fazer milagres???
será q vão beatificar?
se bem q os santos antigos tem tanto ladrão e etc...quem sabe...
todos amam ela, talvez pq não viviam com ela...só dela ser uma freira na Índia já é estranho...pois quer catequizar um país com a maioria não católica...não cristã...


construir biblioteca, cinema, centro cultural, um teatro...com verba $$ ninguém quer...césar...pq vc num construiu uma casa de candomblé? ou um templo satânico?
pq satanismo tb é uma religião...kd a liberdade religiosa??


rapaz, antes da internet tinha "mais alienação" e eu me chateava menos no dia-a-dia, pq nem tudo dava pra saber in loco:

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/17/cassacao-jean-wyllys_n_8819898.html

como podermos batizar as criancinhas sem água?

http://www.vice.com/pt_br/read/a-apocaliptica-vida-sem-agua-nas-periferias-de-governador-valadares-mg

só num entendi pq as pessoas iam de guarda-chuva...eu sem água ia de calção e sem camisa....pq de sunga é agressão demais pros outros me verem assim...e ainda levava um sabãozim pra tomar um banho...quando aqui ficou sem água...meu pai e a gente colocávamos o balde fora de casa pra pegar a água da chuva...e olha que ficou um tempão...tive q ficar uma cara na casa da namo, pq era menos um gastando água.

outro que a casa ainda não caiu e nem sei se cairá, mas sempre soube dessas teorias, Orwell sempre foi um crítico de Gandhi, não em tudo, mas nesses "detalhes" sórdidos:

http://www.vice.com/pt_br/read/gandhi-era-um-racista-que-obrigava-meninas-a-dormir-na-cama-com-ele

sempre quis saber como os filhos de gandhi reagiriam ao racismo dele...

"Gandhi morou na África do Sul por mais de duas décadas, de 1893 a 1914, trabalhando como advogado e lutando pelos direitos dos indianos – e só dos indianos. Como ele expressava abertamente, os sul-africanos negros praticamente não eram humanos para ele. Gandhi se referia a eles usando a expressão depreciativa kaffir. Ele lamentava que os indianos fossem considerados "um pouco melhores que os selvagens ou os nativos da África". Em 1903, ele declarou que a "raça branca na África do Sul deveria ser a raça predominante". Quando foi mandado para a cadeia em 1908, ele detestou o fato de que os indianos eram colocados com os prisioneiros negros, não os brancos. Alguns ativistas sul-africanos têm colocado essa parte da história de Gandhi sob os holofotes novamente, assim como um livro publicado em setembro passado por dois acadêmicos sul-africanos, embora isso sequer tenha gerado arranhões na consciência cultural ocidental além dos círculos concêntricos do Tumblr."

"tudo bem", que o cara era de outra época e tal...deve ter feito coisas importantes pro país dele...mas daí de tachar o cara de perfeito demais...é demais...aí tb é demais tb...fora a misoginia bizarra que tem nesse link tb...embora sejam outras épocas...o cara morreu em 1948...mas tava longe de ser esse libertador todo...a humanidade SEMPRE precisa desses heróis...heroínas...sant@s...

Rodrigo Sputter disse...

outro assunto delicado:

http://www.vice.com/pt_br/read/tudo-bem-ainda-gostar-do-suposto-pedofilo-woody-allen

agora a galera SABE realmente se ele fez ou não antes de ficar aí falando?
ele casou com a filha adotiva...sim...mas casou oras...ela tb quis, ou não?
o q é verdade no caso? o q é mentira?
se o cara é abusador...deve ser preso...mas parei de ler na metade...cansei um pouco...mas é isso...mas gosto dos filmes dele...uma coisa que nunca entendi é o apreço as pessoas aos serial killers...principalmente aos que matavam e estupravam tb...

não li, mas o resumo seria lésbica é um crime?

http://www.vice.com/pt_br/read/as-estupradoras-lesbicas-satanicas-do-texas-eram-na-verdade-mulheres-inocentes

ser satanista é um crime? nem sei se são, provavelmente foram chamadas, por serem lésbicas...mas se forem as duas coisas...nos eua...é praticamente assinar sua condenação...não li pq tou cansado de ler coisas revoltantes todos os dias...

Franchico disse...

Tá explicado por que gosto tanto de filmes / livros / HQs de zumbi:

https://br.noticias.yahoo.com/estou-virando-zumbi-british-medical-journal-responde-202127872.html

Ernesto Ribeiro disse...

Sempre achei repugnante aquele velho careca subnutrido seminu e deprimente...


Ernesto Ribeiro disse...

Falando em espiritualidade...


http://4.bp.blogspot.com/-OyHEDGvzGpk/VnWobi-6SrI/AAAAAAAAKeo/nZkXcsNf-S0/s1600/Versiculos%2Bfavoritos.jpg

rodrigo sputter disse...

http://atarde.uol.com.br/cinema/noticias/1729439-criticos-elegem-limite-como-o-melhor-filme-brasileiro?direcionado=true

Chico, já viu?

Gostaria de um comentário Ernestiano...

Ernesto Ribeiro disse...

Essa eleição já havia sido feita há décadas. Apenas o resultado se repete.


Meu comentário/ Nem precisa. É tudo tão óbvio...


Auto-evidente: o melhor filme brasileiro é insuportavelmente chato, lento e deprimente.


Auto-explicativo: desde 1930 que o cinema brasileiro é tão bostético que não se consegue fazer nada melhor que isso.


Auto-condenável: todos os críticos admitem que todos os cineastas brasileiros nos últimos 85 anos nunca fizeram um filme que preste.