segunda-feira, dezembro 21, 2015

A FORÇA É PODEROSA EM J.J. ABRAMS

Se alguém ainda tinha dúvida de que a Força é poderosa em JJ Abrams, certamente a dissipará após assistir a Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, em cartaz no planeta Terra desde quinta-feira.

Do início do século para cá, o nome deste novaiorquino de 49 anos está nos créditos principais (como diretor, produtor ou roteirista) de alguns dos mais interessantes filmes e séries.

Na TV, Abrams foi uma das forças criativas por trás de Alias (2001-2006), Lost (2004 -2010) e Fringe (2008-2013).

Já no cinema, Abrams foi o responsável por revitalizar duas franquias que se acreditavam mortas, com  Missão: Impossível III (2006) e Jornada nas Estrelas, com Star Trek (2009) e Star Trek: Além da Escuridão (2013).

Junte a isso a produção do espetacular Cloverfield: Monstro (2008) e a direção do spielberguiano Super-8 (2011) e fica fácil entender por que a Disney “roubou” Abrams da franquia concorrente, Star Trek, para revitalizar Star Wars.

Por que todo o  senso de maravilhamento que fez a fama da trilogia original dos anos 1970 e 80 – e que  George Lucas desprezou na desastrosa direção da trilogia dos Episódios I, II e III – está de volta em O Despertar da Força.

Não vamos enganar ninguém aqui: O Despertar da Força é, sim, praticamente um remake do Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Jovem esquecido no deserto esperando uma virada do destino: tem nos dois filmes. Sujeito maligno mascarado e vestido de preto, servindo a um mestre maior e mais sinistro: também tem. Malandro de bom coração fugindo de encrenca: claro. Robozinho fofo e gaiato que rouba cenas: como, não? Cantina imunda cheia de aliens com uma banda tocando swing? Sim. E por aí vai.

Porém, auxiliados no roteiro pelo craque do cinemão americano Lawrence Kasdan, roteirista do  Episódio II: O Império Contra-Ataca  e diretor de filmaços como  Corpos Ardentes (1981), O Reencontro (1983) e Silverado (1985), Abrams e o co-roteirista Michael Arndt conseguiram criar um blockbuster irretocável, que abre com brilhantismo uma longa temporada de filmes anuais da franquia Star Wars.

Sim, por que daqui a um ano estreia o primeiro título derivado de Star Wars, Rogue One. E em 2018, Episódio VIII, ainda sem título. E assim será, até sabe lá a Força quando.

Voltando a’ O Despertar da Força, é preciso dizer como a produção foi acertada ao apostar no carisma e no talento dos quatro novos rostos que deverão conduzir essa nova trilogia: Daisy Ridley (como Rey, indubitavelmente a Jedi protagonista),  John Boyega (Finn, o Stormtrooper desertor), Oscar Isaac (Poe Dameron, o hábil piloto de X-Wing) e  Adam Driver (Kylo Ren, o wannabe de Darth Vader).

Ótimos atores, eles dominam a tela, especialmente na primeira metade do filme, quando – para delírio da plateia, que explode em gritos e aplausos – surgem Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca (Peter Mayhew).

O mesmo acontece quando outros velhos conhecidos aparecem, como a General da Resistência Leia Organa (Carrie Fisher) e os robôs C3PO (Anthony Daniels) e R2D2 (Kenny Baker).

Enfim: Star Wars está em ótimas mãos e seguirá encantando gerações por muitos anos. De resto, é se deleitar com essa paródia de IIª Guerra Mundial em forma de fantasia espacial, como  imaginada por George Lucas nos anos 1970.

Por que a cena do General Hux (Domhnall Gleeson) discursando diante de uma multidão de Stormtroopers em uma má-disfarçada imitação de Hitler entregou tudo: a velha história do bem contra o mal nunca foi tão divertida.

12 comentários:

Ernesto Ribeiro disse...

Cara, eu tenho NENHUMA pressa de assistir esse filme.


Refilmagens, por si só, não despertam expectativas.


O Retorno do Jedi já foi particularmente decepcionante em parte, ao reprisar a destruição da Estrela da Morte.


Assisti Oscar Isaac em Sucker Punch e não consigo imagina-lo com herói de nada, muito menos pilotando coisa alguma.


E quanto ao resto...


Bem, já disse o que penso no comentário anterior a respeito.


Como sempre: só vou ao cinema por causa da grandiosidade do espetáculo, da beleza das imagens e da energia das cenas de ação.

Franchico disse...

A barbárie bateu a porta de Chico Liberato:

http://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/42306-pai-da-atriz-ingra-liberato-tem-casa-invadida-e-e-espancado.html

Sem comentários.

Ernesto Ribeiro disse...

O tipo de notícia com que meus colegas de academia (a do corpo, não a da mente) deveriam se preocupar:



http://saude.ig.com.br/minhasaude/2015-12-21/mae-conta-como-filho-de-20-anos-morreu-enquanto-buscava-musculos-perfeitos.html


O britânico Oli Cooney teve dois ataques cardíacos e três AVCs até falecer aos 20 anos devido a uso de anabolizantes

Franchico disse...

Maus deus do céu, que merda.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/12/incendio-atinge-museu-da-lingua-portuguesa-em-sp-dizem-bombeiros.html

Esse ano maldito não acaba, não? PQP!

Rodrigo Sputter disse...

Dizem que esse local onde o pai da atrás mora é bem...perigoso...

eu vi o filme, parece BEM com o 1o mesmo...repetiu a receita do bolo...e num se comprometeu...tem a destruição da "estrela" da morte repetida tb...

E o ano tá foda, morreu Júpiter Maçã, gostava muito...dos maiores gênios da música latino americana...embora ultimamnte nem tivesse tão foda assim...mas o q ele fez...foi FODA! em sua grande maioria...o 1o...o plastico soda que AMO...o hiss que é um disco eletrônico da PORRA...uma tarde na fruteira tem cada música foda!

tou ouvindo aqui o BITTER, que nunca viajei, ouvi anos atrás e num gostei...fiquei anos sem ouvir...uns 6 no minino...tou gostando...

Ernesto Ribeiro disse...

"pai da atrás"?

????????

Franchico disse...

Pai da atriz, né Sputter? Ele mora na Estrada Velha do Aeroporto (se não me engano). Estive lá uma vez para entrevista-lo. A casa é bacana, com muito verde e tal, mas realmente, fica numa área meio perigosa. Deu no que deu. Marginal, covarde, entrou e quebrou o velho todo, sem dó. Realmente, uma merda, ninguém merece isso. Chico Liberato, para quem não sabe, é um grande artista plástico e pioneiro animador do cinema baiano, com os filmes O Boi Aruá e Ritos de Passagem. Já tive oportunidade de entrevista-lo umas duas ou três vezes e ele sempre foi um gentleman. Torço pela sua breve recuperação.

Ernesto Ribeiro disse...

Evangélicos estão proibidos de assistir Star Wars




http://enfu.com.br/evangelicos-estao-proibidos-de-assistir-star-wars/




A Ordem Interdenominacional de Pastores e Ministros Evangélicos do Brasil publicou nota de repúdio ao filme Star Wars – O Despertar da Força. Segundo o Conselho o filme faz apologia a força satânica e exalta ícones da Nova Era. Segundo a nota os cristãos evangélicos brasileiros não devem assistir ao filme.



O pastor Elias Navarro Anunciação, presidente da OIPMEB, afirma em sua carta:


“Cristãos não devem se permitir a hipnose imagética das entrelinhas de uma narrativa descaradamente afinada com os princípios normativos do satanismo. O tão aclamado “despertar da força” faz referência direta a força de Lúcifer, que no hebraico significa o portador da luz. Esta luz é inserida no contexto de Star Wars como sendo o faixo de luz emanado pelas espadas dos jedis”.




O pastor é ainda mais enfático quando fala dos fãs da trilogia, segundo ele “o resultado explícito da hipnose é o fato de homens e mulheres de idade avançada comportarem-se como retardados nas salas de cinema. (EI! COM ESSA PARTE EU CONCORDO.) Quando alguém que superou a idade cronológica da adolescência se veste como os personagens e passa a reproduzir o comportamento alienado e alienantes está evidente o poder de lúcifer na mente hipnotizada destes estagiários do pai da maldade”.




(E pensar que eu comprei dois pacotes de Band-Aid Guerra Nas Estrelas só pra colar o Darth Vader no meu dedo...)

Ernesto Ribeiro disse...

...e o pio é que crentelho religioso fanático cristão é tudo tão ignorante que mesmo os clérigos deles NÃO SABEM que na verdade a palavra "Lúcifer" claramente vem do LATIM: "Lux Ciferus" e não do hebraico.


Porra, eu que sou ATEU sei disso melhor do que eles. Já li a merda da Bíblia inteira (o pior livro já escrito) e estudei a História das Religiões Monoteístas que eles seguem e creem, sem conhecer.

Ernesto Ribeiro disse...

Correção :

...e o PIOR é que os crentelhos...

Rodrigo Sputter disse...

Cara...num sei onde tava com a cabeça...acho que fiquei triste pela morte do Jupiter Maçã...nem vi q tinha escrito Atrás...e o pai dela tem 79 anos...vi aqui no wiki...

Até parece que Pastor num se comporta como um retardado...quer dizer...esse tipo de pastor.

Ernesto Ribeiro disse...

Francamente, "Kylo Ren" parece mais o nome do namorado da boneca Barbie do que de um novo Darth Vader.


A pior coisa de Star Wars sempre foram os nomes: ridículos ou inadequados, ou trava-línguas.


"Conde Dookoo" - "Jar Jar" - "Boba Feth" - etc...


pfff...