segunda-feira, dezembro 14, 2015

A SOLIDÃO DO PÓS-APOCALIPSE

Em reedição de capa dura, Eu Sou a Lenda é tanto sobre a solidão quanto sobre os vampiros

O Neville de Will Smith ainda tinha um cachorro no filme. No livro, nem isso.
Fãs das literaturas de terror e ficção científica tem um ponto de interseção histórico no livro Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson (1926-2013).

Publicado originalmente em 1954, este pequeno clássico moderno voltou às prateleiras do Brasil em uma bela edição capa dura da Aleph, com direito a uma nova tradução (de Delfin), um artigo acadêmico e entrevista com o autor, feita em 2007.

A afirmação do primeiro parágrafo se justifica: no livro, acompanhamos a via-crúcis de Robert Neville, o último homem sobre uma Terra na qual só restaram vampiros, transformados após uma praga, a qual o protagonista busca, sozinho, debelar.

Aquartelado em uma casa fortificada e cheia de suprimentos, Neville passa seus dias, quando os sugadores de sangue estão – como ele descobriu – em coma, sempre em busca de mais víveres.

Uma rotina melancólica, descrita com precisão por Matheson, entre ruas vazias e as lembranças dolorosas de Neville, que perdeu mulher e filha no surto do bacilo vampiris, como ele o batizou.

Rotineiramente, todas as noites, sua casa é cercada por hordas de vampiros liderados por seu ex-vizinho, Ben Cortman.

Os monstros passam a noite atirando pedras na casa, gritando e aterrorizando Neville, que ainda tem que se conter diante das vampiras lascivas que se exibem nuas diante do seu olho mágico.

O verdadeiro adversário

Seminal, Eu Sou a Lenda marcou época e foi uma forte influência para autores como Stephen King (que assina a introdução) e Peter Straub – além do cineasta George Romero, que se inspirou, em parte, no livro, para criar o clássico A Noite dos Mortos-Vivos (1968), o filme que redefiniu os zumbis modernos que hoje povoam a cultura pop.

De fato, é tópico recorrente de discussão entre os fãs se os monstros de Eu Sou a Lenda são, afinal, vampiros ou zumbis, já que tem características de ambas as “variedades”.

Na verdade, isso é o que menos importa. Eu Sou a Lenda é menos sobre monstros e mais sobre a solidão, talvez o maior adversário do protagonista. Uma leitura e tanto.

Para não dizer que não falei dos filmes, Eu Sou a Lenda já teve três adaptações ao cinema: Mortos que Matam (The Last Man on Earth ou L'ultimo uomo della terra, 1964, de Ubaldo Ragona e Sidney Salkow), A Última Esperança da Terra (The Omega Man, 1971, de Boris Sagal) e Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007, de Francis Lawrence).

Ainda há uma produção lançada direto em home video no mesmo ano do filme estrelado por Will Smith, A Batalha dos Mortos (I Am Omega, 2007, de Griff Furst).

Eu Sou a Lenda / Richard Matheson / Aleph / 384 p. / R$ 44,90

23 comentários:

Franchico disse...

Sempre desconfiei disso....

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/11/frases-motivacionais-face_n_8786650.html

Franchico disse...

Delcídio, será que vc sai em tempo pro show dos Stones?

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/12/detido-delcidio-amaral-stones_n_8793582.html?utm_hp_ref=brazil

rodrigo sputter disse...

Vi joão gordo entrevistando esse bróder, achei ele simpático, gente boa, foi punk, ou "é"...enfim...não li a parada toda, mas num sei se concordo com ele...mas ele tem q concordar, vive disso...o foda num é pagar caro, é ganhar pouco:

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/10/alex-atala-comida-brasile_n_8761286.html


aí as pessoas invertem as coisas...e querem ser sempre O RICO:

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/13/depoimento-funcionario-do-mcdonalds_n_8798958.html

não que nós não queiramos ter $$$...mas o pensamento sempre é esse...$$$ resolve tudo...e é o q comanda...e gostei da resposta de um tal de Tompson Hendrix Abadias.

eu tou esperando minha evolução:

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/07/meme-famosos-antes-e-depois_n_8739622.html

heehheeeh

estranho hein China??

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/08/star-wars-john-boyega-poster_n_8750470.html

porra, logo eles que sã chamados de amarelos...enfim...é um querendo tolir ooutro...

sério q o kakaguri tem uma coluna no site?

http://www.brasilpost.com.br/kim-kataguiri/duvivier-kim_b_8748292.html

viuge...perdeu pontos comigo..comecei a ler...1o acho q alguém reescreve o q ele escreve...pq só consigo reconher o q o kakaguri escreve quando vejo a parte mimimi...ou querendo dizer q o cara tá errado só pq é esquerda...aí passei o olho e desisti...de ler...aí um cara lá comenta o q eu já sabia, um tal de José Augusto Amgarten Quitzau...embora tenha uns baba ovos do meninim lá...tem um josepadilha cineasta lá q dá uma boa alfinetada no kkkguri...tudo isso tá um saco...quero ver se a direita entra no poder...o q essa galera vai falar...comenta ali sobre fhc, pq quem defende dilma fala q outros governos roubaram, mas q isso não é justificativa pra roubar...aliás ele usa o termo matar, mas pra outra coisa..enfim...mas kd q ele falou q o governo de fhc fez pedaladas ou roubos...pq será? pq ele tem foto com fhc, q pra essa galera louca q assolou o país, ele, fhc, assim como aécio, sao de esquerda...nem o pt é de esquerda desde q subiu ao poder...e nem tou aqui defendendo esquerda...e sim q tão chamando uma coisa q não é de q ela é.

Ernesto Ribeiro disse...

Se "nem o PT é de esquerda desde q subiu ao poder" então seriam de direita todos os cumpanhêro do PT como os irmãos Raul e Fidel Castro, Hugo Chávez e Maduro, Evo Morales e Rafael Correa, e todos os grupos do Foro de S. Paulo?


Uma organização com mais de 100 partidos SÓ de esquerda e extrema-esquerda, com todos os Partidos Comunistas da América Latina, legais ou ilegais, desde o PC de Cuba até grupos terroristas genocidas de sequestradores e traficantes escravizadores de crianças como as FARC e ELN colobianas, o MIR chileno e o Sendero Luminoso.


Não sabia que você considera que ações estatais como os programas assistencialistas sociais e de cotas raciais "não são coisa de esquerda".


Rodrigo Sputter, sempre enxergando a realidade de um ponto de vista só dele...

Franchico disse...

Bom, se cotas raciais e programas assistencialistas são coisa de esquerda, então os governos americanos e escandinavos são todos de esquerda tb, por que essas coisas existem lá há um tempão, se não me engano.

Se estiver errado, pode corrigir, eu não pesquisei nada, só tô falando aqui de memória coisas que pesquei aqui e ali.

(Sinceramente, na minha opinião, programas assistenciais - para quem realmente precisa - e cotas eu nem considero ações de governos de esquerda. E sim, ações de governos com uma visão minimamente humanista, coisa que governos de direita não costumam ter, por que o capital é o que costuma vir em primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto sexto etc lugares).

Outra coisa, se dizer de esquerda é uma coisa, ter ações realmente de esquerda é outra. Desde que subiu ao poder, o PT se entregou alegremente à negociatas nada comunistas com banqueiros e empreiteiras.

Esse papinho de que o PT é comunista é mais furado que minhas meias, porra. Só assusta direitopatas viúvas dos militares, que veem comunista até debaixo da cama.

O PT é mais capitalista do que Donald Trump. O discurso é de esquerda, mas as ações são de direita. O resto é conversa para os otários continuarem comprando Veja, ou seja: MANÈS.

Ernesto Ribeiro disse...

Francis, cotas raciais e programas assistencialistas foram criados e implementados nos EUA por POLÍTICOS de esquerda americanos nos anos 70. Não existe "país de esquerda" ou "país de direita." Existem pessoas de ambas as ideologias no Executivo, Legislativo e Judiciário, no Congresso e no Senado, lobbys e grupos de pressão. Política é assim.


Quanto ás "ações são de direita": Discutível.


Em realpolitik, o que conta são os resultados. Lenin implantou a Nova Política Econômica na URSS para atrair capital estrangeiro. E não se tornou menos comunista por causa disto. A frase dele sobre isso foi "A burguesia nos vende a corda na qual morrerá enforcada."


A rigor, desde o fim da União Soviética, a esquerda democrática inteira é capitalista. Tinha que ser, pois do contrário jamais chegaria ao poder.



Você enxerga a questão apenas pelo campo da Economia. Acredita que a ideologia de um partido é definida por sua gestão econômica. Não é. O governo que mais PRIVATIZOU empresas em toda a História da França foi o do primeiro-ministro Lionel Jospin --- do Partido Socialista!


No final, tudo se resume á lógica da pergunta: "Quem se beneficia?" Basta ver a posição ideológica de TODOS os defensores do governo do PT na política interna e externa, e quem são os opositores, para ver que Donald Trump tem nada a ver com essa história.

Ernesto Ribeiro disse...

A maior prova do que eu acabo de dizer é o seu próprio discurso: você afirma que "O PT é de direita capitalista" e ao mesmo tempo você avisa que pretende votar em Lula em 2018.


Essa contradição foi implantada nas mentes dos simpatizantes dele desde a primeira semana de governo:


Em 2003, quando Lula foi ao Fórum Social Mundial em Porto Alegre e em seguida ao Fórum Econômico Mundial em Davos, a esquerda inteira proclamou que "Lula salvou o socialismo" enquanto que ao mesmo tempo a direita inteira proclamou que "Lula salvou o capitalismo."


Entendeu? Política e Economia ou gestão de governo é uma coisa.
Ideologia é outra completamente distinta.

Ernesto Ribeiro disse...

Enfim: o que eu quero dizer, mestre Francis, é que você está CERTO na abordagem da Economia. Mas eu estava falando de um escopo mais abrangente, complexo e atémesmo paradoxal.

Ernesto Ribeiro disse...

Pra morrer de RIR:



1989 : Lobão tietando Lula e Zé Dirceu durante congresso do PT.
Inevitável não perceber que o artista estava babando pelos líderes petistas!




Quem te vê, quem te viu!



LOBÃO conversando afetuosamente com LULA, abraçando ZÉ DIRCEU - "Blá...Blá...Blá...eu Te amo!"



https://www.youtube.com/watch?v=AaAORKid8SI

rodrigo sputter disse...

Puxa, pensei que ia ler um "Chico Castro, sempre enxergando a realidade de um ponto de vista só dele...", mas vi uma abaixada de calça legal...que nem as carcomidas que um grupo dá no outro...o vice de lula era de um partido chamado PL...ULTRA esquerda...comunistaço!!!
PMDB de Temer é tb um partido de guerrilheiro...só os vermelhões...pimentões da política...fora q pra Ernesto, Obama é comunista tb...tenho até medo do que eu e Chico somos...seríamos fuzilados e empalados ao mermo tempo caso os milicos tomassem o poder...

a única coisa legal do seu comentário foi esse vídeo do Lobão...mas como olavim foi comuna tb...qq coisa é qq coisa...agora q o tempo passa todo mundo diz q mudou...e pra mió.

vejam isso:
https://www.youtube.com/watch?v=asFfNWMNuuA

Ernesto Ribeiro disse...

Ainda foragido do hospício, Olavo de Carvalho declara o Brasil uma monarquia e coroa como nosso rei Dom Bertrand, o único monarca português nascido na França que se orgulha de ser um velho virgem.


Além de rasgar a Constituição da República Laica e defender a Inquisição como "modelo de democracia" ele nos manda obedecer somente às ordens de um completo desconhecido do povo brasileiro que nunca teve um voto sequer como "a única autoridade que reconhecemos".


Entendeu agora porque é que a esquerda domina tudo nesse país? Porque com a direita brasileira senil, esclerosada e medieval, o Brasil tem a pior direita do mundo.

Ernesto Ribeiro disse...

Senhoras e senhores, se querem um exemplo da FALÊNCIA de nosso sistema educacional, basta dar uma olhada no vernáculo usado por esse diplomado de licenciatura em Filosofia, rodrigo sputter.



Para ele, quando dois cidadãos inteligentes e civilizados debatem sobre Política e Economia e Ideologias, e ao final da discussão um cidadão demonstra respeito ou mesmo concorda com a opinião de outro, isso significa o que ele entende como "vi uma abaixada de calça legal...que nem as carcomidas que um grupo dá no outro..." seja lá o que ele esteja tentando expressar nesse baixíssimo nível de linguagem.



Outrossim, considerando que o processo da construção da linguagem se dá pela experiência pessoal, podemos concluir que ele se expressa nesses termos para ilustrar o dialeto dos meios intelectuais que ele frequenta, do meio cultural onde cresceu e mesmo a experiência própria do meio dele.



Tal é o caso de um argumento argumentum ad hominem.

Franchico disse...

The House of Cunha is falling down, bitch!

http://www.brasilpost.com.br/2015/12/15/buscas-casa-cunha_n_8809760.html?utm_hp_ref=brazil

Rodrigo Sputter disse...

eu acho que o papo aqui é de boteco...e não uma monografia...se quiser ler minha monografia eu te passo ernesto, mas num sei se um cara que acha o filme rambo e tainá filmes geniais vai conseguir entender...eu vi Chico falar a MESMA coisa do que eu e vc babar o ovo do cara, vou até comprar uma fralda pra Chico coitado...porque deve chegar em casa todo dia molhado...de suor e babação...se vc fala uma coisa e Chico "desdiz" vc vai muda toda sua opinião...Freud explica-ehheehhehe

Rapaz, prefiro meu pobre diploma de filosofia do que o seu de marqueteiro...foi lá q vc aprendeu a deixar o comunismo de família pra virar um liberal? fan de DK e de Bush...uma boa piada essa...ehehehehe

Queria ver essa galera q defendia Cunha como "o novo herói da direita", vi gente me falando isso por telefone...eu fiquei com pena...heróis na política...tá difícil...e como o cara pode ser um herói fazendo o trampo dele certo? se é pago pra fazer isso, tem que fazer o certo...é mais do que obrigação...e é SUPER BEM PAGO pra isso...se ele quer uma foto de funcionário do mês, blz...mas herói é uma piada...nunca vi empresa alguma colocar "herói do mês" em sua locação...aliás, acho que eu nunca seria...se fosse ficaria com vergonha...pq geralmente o cara é explorado pacas pra aparecer numa fotinha...

Franchico disse...

Meninos, não briguem. Rai, rai, viu? Humph!

Franchico disse...

Como diria Mick Jagger, "I just wanna see His face".

https://br.noticias.yahoo.com/especialista-forense-revela-a-verdadeira-apar%C3%AAncia-de-cristo-180206107.html

Um rosto bem árabe e bem moreno, quase negro, aliás. O que será que os fundamentalistas racistas pensam disso?

Por que eles até hoje juram que Jesus tinha os olhos azuis e o rosto ariano de Jeffrey Hunter, do filme Rei dos Reis....

Rodrigo Sputter disse...

Tem mais gente com "cara de jesus" nessas manifestações do que cara do "verdadeiro" jesus...só idiota pra acreditar q ele era realmente assim...embora, se me falarem de Jesus, eu vou lembrar 1o como "hollywood" passou...afinal...foi assim que aprendi...quando criança...mas logo depois eu penso em como ele seria...creio que todo mundo praticamente terá essa 1a imagem na kbeça.

os skatistas de minha época era contra o governo, mas num saia com a direita pra potestrá, num se fazem skatistas mais como antigamente:

https://br.noticias.yahoo.com/fotos/bras%C3%ADlia-rio-de-janeiro-e-s%C3%A3o-paulo-veja-como-foram-as-manifesta%C3%A7%C3%B5es-a-favor-do-impeachment-slideshow/manifesta%C3%A7%C3%B5es-photo-1450035236814.html

essa direita nem apoia mais o herói deles:

https://br.noticias.yahoo.com/fotos/bras%C3%ADlia-rio-de-janeiro-e-s%C3%A3o-paulo-veja-como-foram-as-manifesta%C3%A7%C3%B5es-a-favor-do-impeachment-slideshow/manifesta%C3%A7%C3%B5es-photo-1450035238817.html

agora coloca no mesmo balaio que dilma e lula...ehhehehehehe

fosse estudantes iam chamar de vagabundos vândalos:

https://br.noticias.yahoo.com/fotos/bras%C3%ADlia-rio-de-janeiro-e-s%C3%A3o-paulo-veja-como-foram-as-manifesta%C3%A7%C3%B5es-a-favor-do-impeachment-slideshow/manifesta%C3%A7%C3%B5es-photo-1450035254732.html


vou ver amanhã:

http://www.dimas.ba.gov.br/2013/sws/sws.htm

PRÉ ESTREIA - Dia 16/12 (Quarta-feira)

Ingresso: R$ 2,00
Apoio: MPLC

17h | EU SOU ALI - A HISTÓRIA DE MUHAMMAD ALI (I am Ali, EUA/Reino Unido 2014)

Direção: Clare Lewins | Duração: 111 minutos | Classificação: 12 anos
Sinopse - A biografia conta a história do ex-pugilista norte-americano Muhammad Ali, considerado um dos maiores ​​da história do esporte. A vida do lendário boxeador é contada através de áudios pessoais de Ali, com entrevistas e depoimentos do círculo de familiares e amigos dele.

Dia 18 a 23/12 (Sexta a quarta-feira)

Ingresso: R$ 2,00
Apoio: MPLC

15h | EU SOU ALI - A HISTÓRIA DE MUHAMMAD ALI (I am Ali, EUA/Reino Unido 2014)

Direção: Clare Lewins | Duração: 111 minutos | Classificação: 12 anos
Sinopse - A biografia conta a história do ex-pugilista norte-americano Muhammad Ali, considerado um dos maiores ​​da história do esporte. A vida do lendário boxeador é contada através de áudios pessoais de Ali, com entrevistas e depoimentos do círculo de familiares e amigos dele.







Rodrigo Sputter disse...

Ah...e já reparou que ernesto usa da artimanha das olavates pra "ganhar" uma discussão?
fala da gramática, pois não consegue bater a idéia...embora a prosa aqui seja coloquial...bate-papo...conversa entre bróders...ninguém aqui quer aparecer...se achar o fodão...

Rodrigo Sputter disse...

Ps.: pra ernesto num reclamar, era pra eu ter escrito "fossem estudantes..." ao invés de "fosse estudantes"...
hehehehe

Ernesto Ribeiro disse...

Bem, o meu último comentário anterior foi apenas uma PIADA.

Ernesto Ribeiro disse...

Digo: foi apenas uma piada a parte final : "este foi um argumentum ad hominem."


No mais, eu estava mesmo falando SÉRIO.


Fico imaginando como seria um debate filosófico entre Rodrigo Sputter e algum grande filósofo, ao vivo na TV. O filósofo se expressando explendidamente, falando a linguagem filosófica mais elevada; e Rodrigo Sputter, com a camiseta do time do Bahia, se expressando incompreensivelmente, falando a linguagem de boteco mais "Baêa minha porra" possível.



Nem quero imaginar como seria a reação dos telespectadores, da plateia ou do próprio filósofo. Mas uma coisa é certa: o linguajar de Rodrigo Sputter iria entrar para os anais da História.

Rodrigo Sputter disse...

Quer minha mono pra ler?
ou vc só sabe ler warlock?
vários intelectuais gostam de futebol...ernesto dizia q era vitória...mas agora aputou e diz que não é mais...eu não gosto de futebol...gosto de torcer...da tensão...do triunfo...da perda...da glória ao insucesso em poucos minutos e vice-versa...não iria debater com ninguém na TV...pois não quero aplausos...deixo pra vc q sofre com problemas de atenção...quem seria o outro grande filósofo? pondé? o "filósofo" olavo?
deixo a empáfia e a vaidade pra eles...tou mais preocupado com outras coisas...a linguagem num debate chamado intelectual é diferente...mas não vejo problema algum usar gírias...aqui é um bate papo...descontraído...com humor e inteligência...mas tem gente querendo chamar atenção de Chico, num sei pq...Freud explica.

Ernesto Ribeiro disse...

Traduza esse seu "aputou" para a linguagem do Português em norma culta, please. Se esse seu dialeto #@$%&* é a sua ÚNICA forma de expressão verbal, então sua filosofia permanecerá inacessível ao outros mortais.


Como eu já deixei claro em outros comentários, Pondé e Olavo não são filósofos, mas apenas dois ridículos charlatões fanáticos religiosos totalitários mal-disfarçados da direita caquética brasileira.


O senhor Chico Castro Jr. logicamente tem nada a ver com esse nosso debate, uma vez que ele é apenas o proprietário do blog e portanto responsável pela publicação de nossos comentários. Portanto, pode deixar ele de fora disso.


Não me referi á TV como meio de angariar aplausos, até porque ninguém bate palmas ouvindo a coisa mais chata do mundo que são debates filosóficos. Apenas citei a TV como meio de exposição ao público. Mas o que eu escrevi como cena hipotética pode ser também um debate sem TV e sem plateia. Apenas dois debatedores. Como agora. O que conta seria o registro na posteridade.