terça-feira, abril 15, 2014

RECORTES AUTOBIOGRÁFICOS DE UM MESTRE DAS HQs

Há vidas de artistas e vidas de artistas. E há Will Eisner (1917-2005), que muito mais do que artista, foi um visionário genial.

Em Life, in Pictures - Vida, em Quadrinhos, o criador do Spirit oferece  um painel semiautobiográfico reunindo suas HQs mais próximas da própria vida.

O fato é que Eisner aliou como ninguém talento nato, formação artística, inspiração fora do comum e visão empresarial ao longo de uma carreira que cruzou quase todo o século 20.

Sem contar o fato de que, como um dos inventores do formato graphic novel, contribuiu de forma decisiva para fazer dos quadrinhos a forma de arte adulta, respeitada e cultuada que é hoje em dia.

Por isso mesmo, a narrativa sequencial deve muito a Eisner e os quadrinistas buscam na sua biografia o exemplo a seguir.

Além desta propriamente dita (Will Eisner: Um sonhador nos Quadrinhos, de Michael Schumacher, lançada no Brasil em 2013) o leitor brasileiro agora dispõe dessa pesada coletânea cujas HQs, juntas, formam o que há de mais próximo de uma autobiografia do mestre.

HQ por HQ

Edição de luxo em formato grande, com capa dura e 500 páginas, o compêndio assusta um pouco a princípio – até pelo preço, que não é exatamente barato, mas compreensível para uma edição tão luxuosa.

Só que Eisner era tão bom naquilo que fazia que basta começar a ler – por qualquer uma das cinco HQs do álbum – que rapidamente o que era pesado (fisicamente) se torna leve, pois o autor “carrega” o leitor nos braços e vai embora com ele já nas primeiras páginas.

Só o que pode afastar leitores de Eisner mais experientes de Life, In Pictures é o fato de que, das cinco HQs incluídas, apenas uma é inédita no Brasil.

E é justamente ela que abre o álbum. Crepúsculo em Sunshine City (de 1986) reflete os últimos anos de vida de Eisner, com sua mudança da amada Nova York para a Flórida.

Na HQ, ele conta, com muita ironia, da mudança de um aposentado cercado de parentes interesseiros.

Já o Sonhador (outra de 1986) é o relato de seus primeiros anos de quadrinista na Nova York dos anos 1930 / 40, em meio à  Depressão e o surgimento dos super-heróis.

Já Ao Coração da Tempestade (de 1991) é uma narrativa mais longa e ambiciosa. Traz as memórias do jovem Eisner na 2ª Guerra Mundial, entremeadas com as trajetórias dos seus pais e avós entre a Europa e os Estados Unidos do fim do século 19 e o início do 20.

Uma saga familiar contada de maneira intima e sem rodeios, no melhor estilo Eisneriano.

O Nome do Jogo (2002) é a história da família de sua esposa, Ann. Outra saga familiar – só que aqui, mais impiedosa, enfocando o jogo de casamentos por contrato ou interesse entre famílias judaicas.

E O Dia em que me Tornei Profissional (2003) encerra o livro com uma breve e reveladora HQ.

Life, in pictures - Vida, em quadrinhos / Will Eisner / Criativo/ 500 p. / R$ 99 / www.editoracriativo.com.br

13 comentários:

Franchico disse...

Segurai vossos cus, senhoras e senhores:

http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/descontente-com-proposta-do-governo-pm-ameaca-greve-1584098

Franchico disse...

Depois do Malcolm in The Middle, Malcolm in the end. Triste notícia, caso se confirme:

http://www.vandohalen.com.br/doenca-terminal-de-malcolm-young-seria-o-motivo-do-fim-do-acdc/

Claudio Esc, pegue uma caixa de lenços, meu filho.

Diabos, acho que até eu vou pegar uma aqui.

Rodrigo Sputter disse...

DINSGRASSA!!!
99 PILAS??
PORREÉSSA??
Aí o cara baixa e lê e perguntam pq num compram...claro, colecionar é diferente...ou não?
pra gente que é do século passado sim...mas daqui a menos de 10 anos, passarei a viver meta meta no século XX e XXI...e a probabilidade que eu viva mais nesse século é grande...o lado bom é que relançaram obras que deviam tá esgotada aqui...na verdade "num é caro", nós que vivemos na capital do desemprego e onde + da metade da população é assalariada (e uma boa parte nem salário tem, como eu inclusive), nós é que ganhamos, quando ganhamos, pouco...a arte de Will vale muito mais que isso...ou o cara faz um mercado com 99 pilas, ou lê o quadrim, quando falo 99 é feijão, arroz e verdura...pq, mercado MESMO, com 99 vc num compra nada...

Não sou paga pau de pulissa, mas reclamam tanto da agressão policial, do abuso de poder, que existe mesmo, mas quando os caras fazem greve...todo mundo se caga de medo...esse prisco num me desce, num sei pq...

Dizem que o gÊnio do Ac/Dc é Malcolm, que faz as porras das bases e tal...eu adoro as bases geniais dele...MESTRE!!!
Melhoras, mas é isso, death don´t show no mercy in this land...todo mundo vai embora, todo mundo tem sua hora...já diziam 2 canções...mas bem que podiam levar outros no lugar...

Rodrigo Sputter disse...

http://scanmaniacs.blogspot.com.br/2014/04/eminem-justiceiro.html

é...acho que já vi de tudo nessa vida...

Franchico disse...

Depois da Feiticeira Escarlate e do Mercúrio, escalados tanto para X-Men - Dias de um Futuro Esquecido (Fox), quanto para Os Vingadores 2 (Marvel Studios), outro personagem famoso da Marvel pode ser compartilhado:

http://omelete.uol.com.br/demolidor/series-e-tv/demolidor-marvel-studios-diz-que-tem-direito-usar-o-rei-do-crime

Franchico disse...

Diz que a mulher de cacique político baiano teve a arma apontada pra cabeça durante um assalto a farmácia ontem, quarta 16.

Que bom que ficou só nisso (não desejo a morte de ninguém "inocente" neste momento crítico, já que estamos todos no mesmo barco afundado), mas de certa forma é bom para essa gentalha que nos governa (em todas as instâncias - municipal, estadual e federal) ter um gostinho da miséria nossa de cada dia.

Quem sabe assim, vendo seus parentes com um cano de revólver na cabeça, eles se mexem?

Rodrigo Sputter disse...

Chico, será que Geddel, assim soube que foi a mulé dele que foi assaltada, segundo o jornal do MK, não tá por trás dessa greve tb?
pq Wagner comentou sobre essa ser uma reve política (e qual não é?), pq esse ano é de copa e eleição, não defendendo JW, pq num voto mais em nenhum, mas o tal do Prisco é vereador do PSDB, provavelmente coligado com o PMDB de Geddel???
essa galera num dá ponto sem nó...lembro de Prisco fazendo campanha pra Grampinho...pelo menos um amigo meu, falecido, da PM tava com Prisco e eles estavam com adesivos de ACM Neto...essa galera num me engana não...dizem que nessas greves a própria polícia manda fazer os assaltos...num duvido de nada...mas as pessoas não reclamam tanto da PM, da força bruta e abuso de autoridade??
pq não viver feliz sem ela quando a mesma faz uma greve??
eu fosse fumador de erva, acendia um TARUGO bem gigante na escadaria da prefeitura, só de protesto-hehehehehehe

Franchico disse...

Sputter, essa greve é TOTALMENTE ELEITOREIRA, só não vê quem não quer.

Esse verme, o líder dessa baderna, que já é vereador, quer se eleger deputado estadual em outubro - e de quebra, desmoralizar o Cabelo de Q-Boa - mais do que já está.

O cara manipula a própria categoria em favor de sua candidatura (e só em favor disso, vc vai ver), faz uma cidade (um estado) inteiro de refém, vai posar de herói da categoria e se elege com os votos da tropa e seus familiares.

Se bombardear a sucessão petista, melhor ainda.

Ou seja: canalhice, canalhice, canalhice e mais canalhice.

O feijão com arroz do jogo político à brasileira.

Ernesto Ribeiro disse...

"fosse fumador de erva, acendia um TARUGO bem gigante na escadaria da prefeitura"


Sputter, não dá idéia...

Ernesto Ribeiro disse...

Porra. Tô ouvindo "Back in Black" desde ontem por causa disso.


Em tempo: Malcolm in The Middle é a imagem mais nauseante que já vi num cartaz de série de TV. Aquela cara demente de tão feliz e deslumbrada daquele pivete me dá vontade de vomitar.


O cartunista Laerte satirizou isso numa tira:


"As pessoas não querem olhar pra mim..."

"...de fato, até vomitam ao me encarar..."

"Porquê? Porquê? Porquê?"


E então se vê a expressão doentia de tão feliz do sorriso aberto num esgar insano.

Rodrigo Sputter disse...

e o povo besta fica nessa guerra de esquerda x direita...vc deve ser um dos poucos jornalistas que num é pago pra babar o ovo da esquerda (pelo menos é a reza que landa ou vice versa, não duvido nada)...pq sinceramente, se vc defende um partido, ou tá louco, demente, ou é crente ou tá sendo pago...ou é inocente...pq num defendo ninguém...e muito menos a direita...vou comprar minha espingarda que nem fez o dylan e mudar pra fazenda..se bem que prefiro a cidade baixa, tranco tudo e meto bala em quem invadir meu quintal...as pessoas estão desesperadas por um messias, como atá o próprio cabeça de neve disse , que o prisco era messiânico e radical (mas quem é o pt pra falar de radicalismo?), mas nisso ele tem razão, mas o povo só pode ser burro, ou esperto, afinal, prisco tá é defendendo o bolso dele(s)...enquanto isso, eu tou é sem nada no meu...deveria ter entrado em partido de esquerda, militar e pegar minha ponta no fim do mês...ams fui nascer roqueiro sujo na Bahia...aí já viu...

Rodrigo Sputter disse...

Ernesto, faça isso e manda aqueles mails clássicos seus com foto do acontecido!!!

Ernesto Ribeiro disse...

Rodrigo, eu JÁ TERIA FEITO ISSO se tivesse uma ponta pra fumar...