sexta-feira, dezembro 20, 2013

ASTERIX ENTRE OS PICTOS MARCA PASSAGEM DE BASTÃO DE UDERZO A NOVOS ARTISTAS

Aguardado com ansiedade entre os fãs ao redor do mundo, Asterix Entre os Pictos, 35ª aventura do baixinho gaulês, marca a passagem de bastão do criador sobrevivente Albert Uderzo a dois novos artistas.

A boa notícia é que  Jean-Yves Ferri (roteiro) e Didier Conrad (arte) não decepcionaram na estreia.

Após uma série de álbuns fracos produzidos solitariamente por Uderzo (o roteirista original, René Goscinny, morreu em 1977), a dupla tratou de resgatar a tradição da dupla criadora, de promover o choque cultural entre os irredutíveis gauleses e outros povos europeus ancestrais.

No caso aqui, os pictos – ou seja, escoceses. A estratégia deu certo e a HQ tem aquele gostinho de clássicos como Asterix Entre os Bretões, Asterix na Hispânia e Asterix Entre os Helvéticos.

Tudo começa quando Asterix e Obelix encontram, na beira da praia, um guerreiro picto dentro de um bloco de gelo.

Estranha bebida âmbar

Com suas pinturas corporais e o indefectível kilt (saiote típico escocês), Mac Olosso acaba virando o xodó das mulheres da aldeia, causando ciúmes.

Asterix e Obelix, claro, aceitam acompanhar o picto até sua terra e lá, vivem mais uma aventura e conhecem as peculiaridades locais, como gaitas de foles, nomes iniciados com Mac, o monstro de Loch Ness e claro, uma estranha bebida de cor âmbar que dá o maior barato.

Certamente  não é o melhor álbum de Asterix, mas é um bom recomeço para o baixinho.

Asterix entre os pictos / de  Jean-Yves Ferri (roteiro) e Didier Conrad (arte) / Editora Record / 48 p. / R$ 28

8 comentários:

Franchico disse...

RIP Reiginaldo.

http://g1.globo.com/pernambuco/musica/noticia/2013/12/reginaldo-rossi-morre-aos-69-anos-de-cancer-no-pulmao.html

O Ricife chora.

Confesso que nunca fui fã, mas gostava da figura em si.

Franchico disse...

Com este post, fazemos breve pausa para o feriado de Natal. Volto antes do Ano Novo, dia 26 - e aí levo direto (lá ele), sem pausa para o Reveião. É,vida de jornalista (de redação) é foda mermo...

Franchico disse...

Enquanto TWD não volta, recomendo a todos a série francesa Les Revenants, uma das melhores que assisti este ano, super badalada na Europa:

http://g1.globo.com/pop-arte/legendado/platb/2013/11/05/les-revenants-a-franca-tambem-tem-serie-boa/

https://pt-br.facebook.com/LesRevenantsBrasil

São zumbis franceses - educados, limpinhos, deprimidos. E sim, assustadores! Mas de uma maneira totalmente diferente da que estamos acostumados.

Legal pra caralho.

Franchico disse...

O canal Max, que exibe a série no Brasil, concluiu a primeira temporada esta semana, mas deve rolar reprise desde o início. Se liguem, se programem, que vale muito a pena. Ouso dizer que é uma pequena obra-prima da TV mundial.

Detalhe importante> a trilha sonora, invocadíssima, é dos escoceses do Mogwai.

DWNLD: http://des-espoir.blogspot.com.br/2013/03/mogwai-2013-les-revenants.html

Franchico disse...

...E vamos todos rezar o evangelho sagrado de Val Jamaica.

PALAVRAS DE SALVAÇÃO:

http://www.youtube.com/watch?v=AOX0Mr21RVE

Márcio A Martinez disse...

Pô, Chicaço, estive uma vez na fila da Saraiva com uns trecos e entre eles essa edição d asterix... sem referência nem nada, acabei deixando de lado, mas antes fiz uma observação (Nei estava junto) justamente sobre a arte que me pareceu muito parecida com a da PRIMEIRA edição! foi o que me estimulou, mas larguei, e agora com seu post, voltarei lá pra comprar... sabe como é... confio em ti meu velho...

rodrigo sputter disse...

rapaz, esse ano perdi foi gente...ontem morreu uma sra que morava na frente da minha casa e eu conhecia desde 1985...o filho dela é meu amigo de infância...e o detalhe é que hoje foi o aniversário dela...no dia do sepultamento...morreu um amigo meu de infância, pré-adolescência, esse ano tb...no dia do aniversário dele...depois um amigo morreu de um jeito tão triste, q não merecia...lou reed tb, um amigo que estava comigo desde 1995 provavelmente..."1933" foi um ano ruim pra john fante...esse pra mim foi horrível...fora que no 3o dia do ano morreu a vó de minha namo...que eu fique pelo menos 4 anos sem ver enterro nenhum, pq esse ano eu fui em cemitério pelo menos 4 vezes...aliás meu tio tb faleceu esse ano...5...chega!!!
praticamente de 2 em 2 meses eu ia...fora que 3 desses enterros foram nesses ultimos meses, só num fui em novembro...

rodrigo sputter disse...

e vc num conhecia Val Jamaica??? zorra...tá uns pelo menos 6 anos atrasado-ehhehehee

e esse?

http://www.youtube.com/watch?v=r6Zv6QPFG2s

http://www.youtube.com/watch?v=6lovNp5K0pA

num é val, mas é o fim dos tempos...


essa que é FODA:

http://www.youtube.com/watch?v=M9UGRBcOSeY


hehehehehe

sacava?